2 Ajuda a resolver problemas
Alguns problemas começam a controlar a nossa vida sem percebermos. Eles podem durar anos e talvez pareçam não ter saída. Será que a Bíblia pode ajudar-nos a resolver esses problemas? Veja alguns exemplos.
PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA
Roberta diz: “Havia coisas que me preocupavam tanto que não conseguia tirá-las da cabeça e imaginava sempre o pior.” Um dos textos da Bíblia que a ajudou foi Mateus 6:34: “Nunca fiquem ansiosos por causa do amanhã, pois o amanhã terá as suas próprias ansiedades. Basta a cada dia as suas próprias dificuldades.” Este texto ajudou Roberta a parar de se preocupar com coisas que talvez pudessem acontecer. Ela diz: “Eu já tinha tantas coisas com que me preocupar... Não precisava de encher a cabeça com coisas que ainda não tinham acontecido e que talvez nem fossem acontecer.”
Yasmin também percebeu que a ansiedade estava a controlar a sua vida. Ela diz: “Eu chorava quase todos os dias da semana e havia noites em que não conseguia dormir. Os sentimentos negativos estavam a consumir-me.” O que a ajudou? O texto de 1 Pedro 5:7, que diz: ‘Lancem sobre [Deus] toda a vossa ansiedade, porque ele cuida de vocês.’ Yasmin conta: “Comecei a orar a Jeová, e ele respondeu às minhas orações. Senti que um peso enorme me tinha saído dos ombros. Às vezes, ainda tenho pensamentos negativos, mas, agora, consigo lidar melhor com eles.”
ESTAR SEMPRE A ADIAR AS COISAS
Uma jovem chamada Isabella diz: “Acho que estar sempre a adiar as coisas é genético porque o meu pai também é assim. Ponho de lado coisas importantes, só para relaxar e ver televisão. Esse costume é péssimo porque só aumenta o stress e as coisas acabam por sair mal feitas.” As palavras de 2 Timóteo 2:15 ajudaram-na muito: “Faz o máximo para te apresentares a Deus aprovado, como um trabalhador que não tem nada de que se envergonhar.” Isabella conta: “Eu não queria que Jeová tivesse vergonha de mim.” Por seguir este conselho da Bíblia, ela melhorou muito.
Kate tinha o mesmo problema. Ela diz: “Se me davam um prazo para entregar um trabalho, eu ficava a adiá-lo até ao último minuto. Isso não era bom para mim. Acabava por chorar, perder o sono e ficar ansiosa.” O que a ajudou? As palavras de Provérbios 13:16: “O homem prudente age com conhecimento, mas o tolo expõe a sua própria tolice.” Depois de pensar neste texto, qual foi o resultado? Ela conta: “É muito melhor agir rápido e planear com antecedência. Agora, eu anoto todos os meus compromissos numa agenda. Assim, consigo organizar-me e não deixo as coisas para a última hora.”
SENTIR-SE SOZINHO
Karen conta: “O meu marido abandonou-me com quatro crianças para criar.” Qual foi o texto da Bíblia que a ajudou? Provérbios 17:17, que diz: “O verdadeiro amigo ama em todos os momentos e torna-se um irmão em tempos de aflição.” Karen procurou a ajuda de outros que, assim como ela, adoram a Jeová. Qual foi o resultado? Ela conta: “Os meus amigos ajudaram-me tanto! Alguns deixavam sacos de compras à porta da nossa casa e até nos ofereciam flores. Nas três vezes em que mudámos de casa, não faltaram amigos para ajudar na mudança. Um deles ajudou-me a encontrar um emprego. Sempre pude contar com eles.”
Cláudia, já mencionada, também se sentiu muito sozinha depois de tantas perdas. Ela recorda: “Era como se eu estivesse a assistir a um filme em que todas as pessoas estavam felizes, a viver a sua vida, mas eu não fazia parte desse filme.” O Salmo 68:6 foi de muita ajuda: “Deus dá aos que estão sós um lar onde morar.” Ela explica: “Eu sabia que a ideia não era apenas ter um lugar onde morar. Entendi que Deus oferece-nos um lar em sentido espiritual, um lugar onde nos sentimos amados e protegidos, onde encontramos verdadeiros amigos que amam a Jeová. Mas eu sabia que, antes de ser amiga deles, eu precisava de ser amiga de Jeová. O Salmo 37:4 ajudou-me. Esse texto diz: ‘Encontra a mais plena alegria em Jeová, e ele vai conceder-te os desejos do teu coração.’”
Cláudia diz: “Vi que tinha de me apegar ainda mais a Jeová. Ele é o melhor Amigo que podemos ter na vida. Depois, fiz uma lista de coisas que poderia fazer com outros que adoram a Jeová. Isso ajudou-me a ser mais amiga deles. Aprendi a concentrar-me nas qualidades deles e a deixar de lado as suas falhas.”
É claro que os nossos amigos que se esforçam para obedecer a Deus continuam a ser imperfeitos. Todas as pessoas têm os seus problemas e as Testemunhas de Jeová não são exceção. Mas ter amigos que obedecem ao que a Bíblia ensina faz toda a diferença, porque ela incentiva-nos a ajudar outros, sempre que possível. Porém, surge a pergunta: será que a Bíblia também pode ajudar-nos a lidar com problemas que não podem ser resolvidos agora, tais como uma doença crónica e perder alguém na morte?
A Bíblia ajuda-nos a encontrar amigos que estarão ao nosso lado
A SENTINELA