A Bíblia menciona tatuagens apenas uma vez, em Levítico 19:28, que diz: “Não [...] façam tatuagens.” Deus deu essa proibição à nação de Israel, e isso separava-os dos povos vizinhos que marcavam a pele com os nomes ou símbolos dos seus deuses. (Deuteronómio 14:2) Embora a Lei dada a Israel não se aplique aos cristãos, vale a pena levar em consideração o princípio no qual essa lei foi baseada.
Será que os cristãos podem fazer tatuagens?
Os versículos bíblicos que se seguem podem ajudá-lo a refletir sobre este assunto:
“Às mulheres quero pedir que se apresentem [...] com modéstia.” (1 Timóteo 2:9, A Bíblia Para Todos) Este princípio aplica-se tanto às mulheres como aos homens. Devemos respeitar o ponto de vista dos outros e não chamar indevida atenção para nós mesmos.
Alguns fazem uma tatuagem para afirmar a sua identidade ou independência, e outros para mostrar que fazem o que bem entendem com o seu corpo. No entanto, a Bíblia incentiva os cristãos: “Apresentem os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, prestando assim um serviço sagrado com a vossa faculdade de raciocínio.” (Romanos 12:1) Use a sua “faculdade de raciocínio” para descobrir por que razão quer fazer uma tatuagem. Se for para seguir uma moda ou mostrar que faz parte de certo grupo, lembre-se de que as tatuagens são permanentes, e poderá arrepender-se depois. Examinar a sua motivação poderá ajudá-lo a tomar uma boa decisão. — Provérbios 4:7.
“Todos os precipitados acabarão na pobreza.” (Provérbios 21:5) A decisão de fazer uma tatuagem costuma ser tomada de modo precipitado, mas ela pode afetar a vida da pessoa durante muito tempo em assuntos como relacionamentos e emprego. Além disso, remover tatuagens pode ser caro e doloroso. As pesquisas – e o crescente número de clínicas de remoção de tatuagens – mostram que muitas pessoas que as fizeram acabam por se arrepender mais tarde.