Não. A Bíblia mostra que devemos orar apenas a Deus, em nome de Jesus. Jesus disse aos seus discípulos: “Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome.” (Mateus 6:9, Centro Bíblico Católico) Ele nunca disse que os seus discípulos deviam orar aos santos, aos anjos ou a qualquer outro além de Deus.
Jesus também disse aos seus seguidores: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6, CBC) Jesus é o único autorizado por Deus para interceder a nosso favor. — Hebreus 7:25.
E se eu orar a Deus e também aos santos?
Como parte dos Dez Mandamentos, Deus disse: “Eu sou o SENHOR teu Deus, um Deus ciumento.” (Êxodo 20:5, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Em que sentido é que Deus é “ciumento”? A Nova Tradução na Linguagem de Hoje verte assim: “Eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses.” Deus exige que a nossa adoração, o que inclui as orações, seja direcionada exclusivamente a ele. — Isaías 48:11.
Se orarmos a outros seres, sejam santos ou anjos, estaremos a ofender a Deus. Quando o apóstolo João tentou adorar um anjo, esse anjo impediu-o, dizendo: “Não faças isso! Eu sou um servo, como tu e teus irmãos, possuidores do testemunho de Jesus. Adora a Deus.” — Apocalipse 19:10, CBC.