Sim, o Diabo existe. Ele é o “governante do mundo”, uma criatura espiritual que se tornou má e se rebelou contra Deus. (João 14:30; Efésios 6:11, 12) A Bíblia revela a personalidade do Diabo por usar os títulos e descrições que se seguem:
Para alguns, Satanás, o Diabo, é apenas uma inclinação para o mal que existe dentro de nós. No entanto, a Bíblia regista uma conversa entre Deus e Satanás. Visto que Deus é perfeito, ele não poderia estar a falar com uma parte má de si próprio. (Deuteronómio 32:4; Jó 2:1-6) De modo similar, Satanás tentou Jesus, que não tinha pecado. (Mateus 4:8-10; 1 João 3:5) Por isso, a Bíblia mostra que o Diabo é uma pessoa real, e não apenas uma personificação do mal.
Devemos ficar surpreendidos pelo facto de muitas pessoas não acreditarem na existência do Diabo? De forma alguma, pois a Bíblia diz que Satanás usa métodos enganosos para alcançar os seus objetivos. (2 Tessalonicenses 2:9, 10) Uma das suas maiores artimanhas tem sido cegar muitas pessoas, fazendo com que não acreditem na sua existência. — 2 Coríntios 4:4.
Outros conceitos equivocados sobre o Diabo
Mito: Lúcifer é outro nome dado ao Diabo.
Facto: A palavra hebraica que em algumas Bíblias é traduzida por “Lúcifer” significa “brilhante”. (Isaías 14:12) O contexto mostra que este termo se refere à dinastia, ou linhagem dos reis, de Babilónia. Esta dinastia era tão arrogante que seria humilhada por Deus. (Isaías 14:4, 13-20) O título “brilhante” foi usado para fazer pouco da dinastia babilónica, após a sua queda.
Mito: Satanás trabalha para Deus, como se fosse um “advogado de acusação”.
Facto: O Diabo é inimigo de Deus, não seu servo. Satanás, o Diabo, opõe-se e acusa falsamente aqueles que servem a Deus. — 1 Pedro 5:8; Apocalipse 12:10.