O que é o espírito santo?
A resposta da Bíblia
O espírito santo é o poder de Deus em ação, é a sua força ativa. (Miqueias 3:8; Lucas 1:35) A Bíblia diz que Deus ‘envia o seu espírito’. Como é que ele faz isso? Ele projeta a sua energia para onde for necessário para que seja feita a sua vontade. — Salmo 104:30; 139:7.
Na Bíblia, a palavra “espírito” é uma tradução do hebraico rú·ahh e do grego pneú·ma. Na maioria das vezes, esses termos referem-se à força ativa de Deus, ou espírito santo. (Génesis 1:2) No entanto, na Bíblia essas palavras podem ter outros significados, como:
Fôlego. — Habacuque 2:19; Apocalipse 13:15.
Vento. — Génesis 8:1; João 3:8.
A força de vida presente nos seres vivos. — Génesis 6:17.
A atitude, ou disposição, de uma pessoa. — Números 14:24.
Pessoas com corpo espiritual, como Deus e os anjos. — 1 Reis 22:21; João 4:24.
Todos esses significados possuem a mesma ideia: algo invisível aos olhos humanos que produz um efeito visível. Do mesmo modo, o espírito de Deus, “igual ao vento, é invisível, imaterial e poderoso”. — An Expository Dictionary of New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento), de William Vine.
A Bíblia refere-se também ao espírito santo como as “mãos” ou os “dedos” de Deus. (Salmo 8:3; 19:1; Lucas 11:20; veja também Mateus 12:28.) Assim como um artesão usa as mãos e os dedos para fazer o seu trabalho, Deus usa o seu espírito para produzir resultados como:
O Universo. — Salmo 33:6; Isaías 66:1, 2.
A Bíblia. — 2 Pedro 1:20, 21.
Os milagres e a pregação zelosa que os servos dos tempos antigos fizeram. — Lucas 4:18; Atos 1:8; 1 Coríntios 12:4-11.
As boas qualidades que as pessoas que obedecem a Deus mostram. — Gálatas 5:22, 23.
O espírito santo não é uma pessoa
Por se referir a esse espírito como “mãos”, “dedos” ou “fôlego” de Deus, a Bíblia mostra que o espírito santo não é uma pessoa. (Êxodo 15:8, 10) As mãos de um artesão não podem funcionar sozinhas, de maneira independente do seu corpo e mente. Do mesmo modo, o espírito santo não pode atuar sozinho; Deus é que o direciona. (Lucas 11:13) A Bíblia também compara o espírito de Deus à água, e, às vezes, associa-o à fé e ao conhecimento. Essas comparações mostram a natureza impessoal do espírito santo. — Isaías 44:3; Atos 6:5; 2 Coríntios 6:6.
A Bíblia diz o nome de Jeová Deus e do seu filho, Jesus Cristo. No entanto, na Bíblia, não há qualquer referência ao nome do espírito santo. (Isaías 42:8; Lucas 1:31) Quando o mártir cristão Estêvão teve milagrosamente uma visão do céu, ele viu apenas duas pessoas, não três. A Bíblia diz: “Ele, porém, cheio de espírito santo, olhou fixamente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé à direita de Deus.” (Atos 7:55) O espírito santo era o poder de Deus em ação, e foi por meio dessa força que Estêvão recebeu a visão.
Conceitos errados sobre o espírito santo
Conceito errado: O espírito santo é uma pessoa e é parte da Trindade, como mostra o texto de 1 João 5:7, 8 na versão Almeida da Bíblia.
Facto: Embora algumas versões da Bíblia, como a Almeida, incluam em 1 João 5:7, 8 as palavras “no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra”, pesquisadores descobriram que essas palavras não foram escritas pelo apóstolo João e, por isso, não fazem parte da Bíblia. O professor universitário Bruce Metzger escreveu: “Não há dúvida de que essas palavras são espúrias e não têm o direito de permanecer no Novo Testamento.” — A Textual Commentary on the Greek New Testament (Comentário Textual sobre o Novo Testamento Grego).
Conceito errado: A Bíblia personifica o espírito santo, e isso prova que ele é uma pessoa.
Facto: As Escrituras, às vezes, personificam o espírito santo. Por exemplo, quando o apóstolo João citou as palavras de Jesus, ele personificou o espírito santo como “ajudador” (paráclito) que ‘daria evidência’, ‘guiaria’, ‘falaria’, ‘ouviria’, ‘declararia’, ‘glorificaria’ e ‘receberia’. (João 16:7-15) Contudo, isso não prova que seja uma pessoa. A Bíblia também personifica a sabedoria, a morte e o pecado. (Provérbios 1:20; Romanos 5:17, 21) Por exemplo, a Bíblia diz que a sabedoria tem “obras” e “filhos”, e que o pecado consegue ‘seduzir’, ‘assassinar’ e ‘produzir cobiça’. — Mateus 11:19; Lucas 7:35; Romanos 7:8, 11.
Conceito errado: Os apóstolos de Jesus e os primeiros cristãos acreditavam que o espírito santo era uma pessoa.
Facto: A Bíblia não diz isso, nem é o que diz a História. A Encyclopædia Britannica declara: “A definição de que o Espírito Santo era uma Pessoa distinta e divina [...] surgiu no Concílio de Constantinopla em 381 a.D.” Isso aconteceu mais de 250 anos depois da morte do último apóstolo.
Também Pode Gostar
ENSINOS BÁSICOS DA BÍBLIA
Será Que Jesus Cristo É Deus?
Será que Jesus Cristo é o Deus Todo-Poderoso? Ou são duas pessoas distintas?
ENSINOS BÍBLICOS
Experimente o nosso curso bíblico
Tenha um estudo individual, gratuito e interativo da Bíblia.
PERGUNTAS BÍBLICAS RESPONDIDAS