Será que Deus usou a evolução para criar os diferentes tipos de seres vivos?
A resposta da Bíblia
Não. A Bíblia diz claramente que Deus criou os humanos e as diferentes “espécies” de animais e de plantas. a (Génesis 1:12, 21, 25, 27; Apocalipse 4:11) Afirma também que a inteira família humana descende de Adão e Eva, os nossos primeiros pais. (Génesis 3:20; 4:1) A Bíblia não apoia a teoria da evolução teísta, que defende que Deus usou a evolução para criar os diferentes tipos de seres vivos. No entanto, não há nenhum conflito entre o relato bíblico e as observações científicas que revelam a existência de variações dentro de cada espécie. b
Será que Deus usou a evolução?
A expressão “evolução teísta” pode referir-se a diferentes ideias. De acordo com a Enciclopédia Britânica, esta expressão traduz a ideia de que “a seleção natural é um dos mecanismos através do qual Deus dirige o mundo natural”.
A evolução teísta também abrange as seguintes ideias:
Todos os organismos vivos descendem de antepassados comuns num passado distante.
Uma forma de vida pode evoluir para outra forma de vida completamente diferente, conceito este identificado, por vezes, como “macroevolução”.
Deus é, de algum modo, o responsável por estes processos.
A evolução e a Bíblia são compatíveis?
A aceitação da teoria da evolução teísta implica que o relato bíblico da criação em Génesis não seja totalmente exato. No entanto, Jesus referiu-se a este relato como um facto histórico. (Génesis 1:26, 27; 2:18-24; Mateus 19:4-6) A Bíblia diz que, antes de vir à Terra, Jesus viveu no céu e ajudou Deus a trazer “todas as coisas” à existência. (João 1:3) Assim, a ideia de que Deus usou a evolução para criar diferentes formas de vida não é compatível com o que a Bíblia ensina.
O que dizer da capacidade de adaptação das plantas e dos animais?
A Bíblia não explica quão ampla pode ser a variação dentro de uma “espécie”. Também não contradiz o facto de que diferentes animais e plantas criados por Deus podem variar à medida que se reproduzem ou se adaptam a novos ambientes. Embora alguns vejam essas adaptações como uma forma de evolução, na realidade, essas adaptações não podem criar uma nova espécie ou forma de vida.
a A Bíblia usa a palavra “espécie” num sentido muito mais amplo do que os cientistas. Muitas vezes, aquilo que os cientistas decidem identificar como evolução de uma nova espécie é, tal como a palavra é usada no relato de Génesis, apenas uma variação dentro de uma espécie.
b Este conceito é, por vezes, identificado como “microevolução”.
Também Pode Gostar
ENSINOS BÁSICOS DA BÍBLIA
Será Que o Universo Foi Criado?
Muitas pessoas não entendem bem o relato de Génesis, ou até o consideram um mito. Será que o que a Bíblia diz faz sentido?
PERGUNTAS BÍBLICAS RESPONDIDAS