Será que a Terra vai ser destruída?
A resposta da Bíblia
Não, o planeta Terra nunca será destruído, queimado ou substituído. A Bíblia ensina que Deus criou a Terra para que as pessoas morassem nela sempre.
“Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.” — Salmo 37:29.
“[Deus] estabeleceu a terra nos seus alicerces; ela nunca, jamais, será tirada do seu lugar.” — Salmo 104:5.
“A terra permanece para sempre.” — Eclesiastes 1:4.
“Aquele que formou a terra e que a fez, aquele que a estabeleceu firmemente, [...] não a criou simplesmente para nada, mas formou-a para ser habitada.” — Isaías 45:18.
Será que os humanos vão destruir a Terra?
Deus não vai permitir que os humanos arruínem completamente a Terra através da poluição, guerras ou de qualquer outra forma. Na verdade, ele vai “arruinar os que arruínam a terra”. (Apocalipse 11:18) Como é que ele vai fazer isso?
Deus vai substituir os governos humanos, que têm sido incapazes de proteger a Terra, por um governo celestial perfeito, o Reino de Deus. (Daniel 2:44; Mateus 6:9, 10) O Rei desse Reino vai ser o Filho de Deus, Jesus Cristo. (Isaías 9:6, 7) Quando esteve na Terra, Jesus fez milagres que mostraram que ele tem poder para controlar as forças da natureza. (Marcos 4:35-41) Como Rei do Reino de Deus, Jesus vai exercer total controlo sobre a Terra e os seus elementos. Ele vai recriar, ou renovar, as condições da Terra, transformando-a num paraíso similar ao que existia no jardim do Éden. — Mateus 19:28; Lucas 23:43.
Mas a Bíblia não ensina que a Terra vai ser destruída por fogo?
Não, não ensina. Essa ideia surgiu por causa de um entendimento errado de 2 Pedro 3:7, que diz: “Os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo.” Considere dois aspetos importantes que nos ajudam a entender o significado destas palavras.
Na Bíblia, as palavras “céus”, “terra” e “fogo” podem ter mais do que um significado. Por exemplo, Génesis 11:1 diz: “A terra continuava a ter um só idioma”. Neste versículo, a palavra “terra” refere-se às pessoas daquela época, à sociedade daquele tempo.
O contexto de 2 Pedro 3:7 indica o significado das palavras “céus”, “terra” e “fogo” ali mencionadas. Os versículos 5 e 6 fazem uma comparação com o Dilúvio dos dias de Noé. Naquela ocasião, aquele mundo antigo foi destruído, mas o nosso planeta não desapareceu. Em vez disso, “a terra” que o Dilúvio destruiu foi aquela sociedade de pessoas violentas. (Génesis 6:11) O Dilúvio também destruiu os “céus”, ou seja, as pessoas que governavam a sociedade que então existia na Terra. Assim, as pessoas violentas foram destruídas, mas o nosso planeta não. Noé e a sua família sobreviveram à destruição daquele mundo e povoaram a Terra depois do Dilúvio. — Génesis 8:15-18.
Assim como as águas do Dilúvio, o “fogo” de 2 Pedro 3:7 significa a destruição das pessoas más, não do planeta Terra. Deus promete “novos céus e uma nova terra” e neles “há de morar a justiça”. (2 Pedro 3:13) Uma “nova terra”, ou uma nova sociedade humana, vai ser governada por “novos céus”, ou um novo governo – o Reino de Deus. Esse governo vai fazer com que a Terra seja transformada num paraíso pacífico. — Apocalipse 21:1-4.
Também Pode Gostar
ENSINOS BÍBLICOS FUNDAMENTAIS
Porque É Que Deus Criou a Terra?
O nosso planeta está repleto de beleza. Está à distância certa do sol, tem a inclinação correta e roda a uma velocidade adequada. Porque é que Deus se esforçou tanto para fazer a Terra?
ENSINOS BÍBLICOS FUNDAMENTAIS
O Que É o Reino de Deus?
Durante o seu ministério, o assunto sobre o qual Jesus mais falou foi o Reino de Deus. Ao longo dos séculos, os seus seguidores têm orado para esse Reino venha.
PERGUNTAS BÍBLICAS RESPONDIDAS