Levítico 6:1-30
6 Jeová disse a Moisés:
2 “Se alguém* pecar e se comportar de modo infiel para com Jeová,+ enganando seu próximo com respeito a algo que lhe foi confiado+ ou que lhe foi deixado como garantia, ou se ele roubar ou defraudar seu próximo,
3 ou achar algo perdido e mentir a respeito disso, e se ele jurar falsamente a respeito de qualquer um desses pecados que ele cometer,+ isto é o que ele deve fazer:
4 se ele pecou e é culpado, deve devolver o que roubou, o que extorquiu, o que tomou por meio de fraude, o que foi confiado aos seus cuidados, a coisa perdida que achou,
5 ou qualquer coisa a respeito da qual ele tenha jurado falsamente; deve fazer uma restituição integral,+ acrescida de um quinto do seu valor. Ele a dará ao dono, no dia em que se provar a sua culpa.
6 E ele levará ao sacerdote, como sua oferta pela culpa a Jeová, um carneiro sadio do rebanho, segundo o valor que for estipulado, como oferta pela culpa.+
7 O sacerdote fará expiação por ele perante Jeová, e ele receberá o perdão por qualquer coisa que tenha feito e pela qual se tornou culpado.”+
8 Jeová também disse a Moisés:
9 “Dê a Arão e a seus filhos as seguintes ordens: ‘Esta é a lei da oferta queimada:+ a oferta queimada ficará no braseiro do altar durante toda a noite, até a manhã seguinte, e o fogo será mantido aceso no altar.
10 O sacerdote porá sua veste oficial de linho+ e porá os calções* de linho+ sobre sua nudez.* Então retirará as cinzas*+ da oferta queimada que o fogo consumiu no altar e as porá ao lado do altar.
11 Depois ele tirará as suas vestes+ e porá outras vestes, e levará as cinzas a um lugar puro, fora do acampamento.+
12 O fogo será mantido aceso no altar. Ele não deve se apagar. O sacerdote queimará lenha+ nele, todas as manhãs, arrumará a oferta queimada sobre ele e fará fumegar nele a gordura dos sacrifícios de participação em comum.+
13 O fogo será mantido continuamente aceso no altar. Ele não deve se apagar.
14 “‘Esta é a lei da oferta de cereais:+ vocês, filhos de Arão, devem apresentá-la perante Jeová diante do altar.
15 Um deles pegará da oferta de cereais um punhado de farinha fina com azeite e todo o olíbano que há sobre a oferta de cereais. Ele os fará fumegar no altar como representação da oferta inteira,*+ como aroma agradável* para Jeová.
16 Arão e seus filhos comerão o que sobrar da oferta.+ Farão com ela pães sem fermento e os comerão num lugar santo. Eles a comerão no pátio da tenda de reunião.+
17 Não deve ser preparada com fermento.+ É a parte que dei a eles das ofertas feitas a mim por fogo.+ É algo santíssimo,+ assim como a oferta pelo pecado e como a oferta pela culpa.
18 Todo descendente do sexo masculino dentre os filhos de Arão comerá dela.+ É a porção concedida a eles permanentemente, para todas as suas gerações, dentre as ofertas feitas por fogo a Jeová.+ Tudo o que tocar nelas* se tornará sagrado.’”
19 Jeová disse ainda a Moisés:
20 “Esta é a oferta que Arão e seus filhos apresentarão a Jeová no dia em que ele for ungido:+ a décima parte de uma efa*+ de farinha fina como oferta de cereais,+ como se faz regularmente, metade de manhã e metade ao anoitecer.
21 Será assada com azeite, numa frigideira.+ Você a trará bem misturada com azeite e a apresentará como oferta de cereais assada, partida em pedaços, como aroma agradável* para Jeová.
22 O sacerdote ungido dentre os filhos de Arão que o suceder+ também fará essa oferta. É um decreto permanente: a oferta inteira será queimada perante Jeová.
23 Toda oferta de cereais em favor de um sacerdote deve ser uma oferta apresentada integralmente; não deve ser comida.”
24 Jeová falou mais a Moisés:
25 “Diga a Arão e a seus filhos: ‘Esta é a lei da oferta pelo pecado:+ no lugar onde se abate a oferta queimada,+ também se abaterá perante Jeová a oferta pelo pecado. É algo santíssimo.
26 O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá.+ Será comida num lugar santo, no pátio da tenda de reunião.+
27 “‘Tudo o que tocar na carne da oferta se tornará sagrado, e, se a roupa de alguém for respingada com um pouco do sangue da oferta, você deve lavar num lugar santo a roupa que foi respingada com sangue.
28 O recipiente de barro em que a carne foi cozida deve ser destroçado. Mas, se ela foi cozida num recipiente de cobre, o recipiente terá de ser esfregado e lavado com água.
29 “‘Todo homem que for sacerdote a comerá.+ É algo santíssimo.+
30 No entanto, não se deve comer nenhuma oferta pelo pecado se um pouco do seu sangue for trazido para dentro da tenda de reunião, para fazer expiação no lugar santo.+ Deve ser queimada no fogo.
Notas de rodapé
^ Ou: “uma alma”.
^ Ou: “as roupas de baixo”.
^ Ou: “cinzas gordurosas”, isto é, cinzas impregnadas da gordura dos sacrifícios.
^ Lit.: “carne”.
^ Ou: “apaziguador; calmante”. Lit.: “repousante”.
^ Ou: “como porção memorial dela”.
^ Ou: “nas ofertas”.
^ Ou: “apaziguador; calmante”. Lit.: “repousante”.