Referências para a Apostila da Reunião Vida e Ministério
Referências para a Apostila da Reunião Vida e Ministério
© 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
1-7 DE JANEIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | JÓ 32-33
Console os que estão ansiosos
it-1 799
Eliú
Eliú era imparcial, não dando título lisonjeiro a ninguém. Reconhecia que ele, assim como Jó, fora feito de barro, e que o Todo-Poderoso era seu Criador. Eliú não tinha intenção de aterrorizar Jó, mas falou-lhe como verdadeiro amigo, dirigindo-se a Jó pelo nome, algo que não fora feito por Elifaz, Bildade ou Zofar. — Jó 32:21, 22; 33:1, 6.
w14 15/6 3:8-10
Você vê as fraquezas humanas como Jeová vê?
8 O que pode nos ajudar a ter mais empatia é lembrar que alguns de nossos queridos irmãos estão fracos por causa de circunstâncias adversas como saúde fraca, lar dividido ou depressão. Pode ser que um dia estejamos na mesma situação. Antes de entrar na Terra Prometida, os israelitas, que haviam sofrido no Egito, foram lembrados de que não deveriam ‘endurecer seu coração’ para com irmãos pobres e fracos. Jeová esperava que eles ajudassem os pobres. — Deut. 15:7, 11; Lev. 25:35-38.
9 Em vez de julgar os que estão em situação difícil, devemos lhes dar consolo com base nas Escrituras. (Jó 33:6, 7; Mat. 7:1) Para ilustrar: Quando um motociclista acidentado chega a um hospital, será que a equipe médica tenta primeiro descobrir se ele é culpado pelo acidente? Não, imediatamente ela providencia a necessária assistência médica. Da mesma forma, se um companheiro cristão está fraco por causa de problemas pessoais, nossa prioridade deve ser dar a ajuda espiritual que ele precisa. — Leia 1 Tessalonicenses 5:14.
10 Se pararmos para pensar nas circunstâncias de nossos irmãos, poderemos encarar de outra forma o que de início parece uma fraqueza. Pense nas irmãs que por anos têm suportado oposição da família. Algumas podem ter uma aparência humilde e frágil, mas ainda assim demonstram uma fé e força interior notáveis. Quando você vê uma mãe que tem de criar os filhos sozinha sempre presente nas reuniões com eles, não fica impressionado com sua fé e determinação? E quanto aos adolescentes que continuam firmes na verdade apesar das más influências de colegas de escola? Uma avaliação honesta pode mostrar que essas pessoas aparentemente mais fracas são tão ‘ricas na fé’ quanto os que estão em melhor situação. — Tia. 2:5.
Joias espirituais
w13 15/1 3:10
Continue a se achegar a Jeová
10 É também apropriado cuidar de nossa aparência. Mas não precisamos tentar a todo custo apagar os sinais do envelhecimento. Esses sinais podem ser evidência de maturidade, dignidade e beleza interior. Por exemplo, a Bíblia diz: “As cãs [cabelos brancos] são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça.” (Pro. 16:31) É assim que Jeová nos vê, e devemos tentar ver a nós mesmos assim como ele nos vê. (Leia 1 Pedro 3:3, 4.) Portanto, seria sábio submeter-se a cirurgias ou tratamentos médicos potencialmente perigosos apenas para parecer fisicamente mais atraente? “O regozijo de Jeová” é fonte da verdadeira beleza, que vem do íntimo, independentemente da idade ou saúde. (Nee. 8:10) Só no novo mundo seremos totalmente saudáveis e recuperaremos a beleza juvenil. (Jó 33:25; Isa. 33:24) Até lá, mostrar sabedoria prática e fé ajudará a nos manter achegados a Jeová enquanto fazemos o nosso melhor segundo as nossas circunstâncias atuais. — 1 Tim. 4:8.
15-21 DE JANEIRO
Joias espirituais
it-1 522
Comunicação
Informações e ideias eram transmitidas de pessoa a pessoa numa variedade de maneiras, nas terras bíblicas da antiguidade. Em grande parte, notícias comuns locais e estrangeiras eram transmitidas oralmente. (2Sa 3:17, 19; Jó 37:20) Viajantes, que muitas vezes acompanhavam caravanas, contavam notícias de lugares distantes quando paravam para obter comida, água e outras provisões em cidades ou paradas ao longo das rotas das caravanas. A terra da Palestina, em vista da sua posição peculiar com relação à Ásia, África e Europa, era atravessada por caravanas que iam e vinham de pontos distantes. De modo que seus habitantes podiam prontamente obter informações a respeito de eventos significativos em terras estrangeiras. Notícias, tanto nacionais como estrangeiras, frequentemente podiam ser obtidas no mercado da cidade.
29 DE JANEIRO–4 DE FEVEREIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | JÓ 40-42
O que aprendemos do que Jó passou?
w10 15/10 1:4-6
“Quem veio a conhecer a mente de Jeová?”
4 Ao meditarmos nas atividades de Jeová, é preciso evitar a tendência de julgar a Deus à base de padrões humanos. Há uma breve alusão a essa tendência nas palavras de Jeová no Salmo 50:21: “Imaginaste que eu me tornaria positivamente igual a ti.” É como disse um erudito bíblico há mais de 175 anos: “Os homens tendem a julgar a Deus, e a supor que ele esteja restrito às leis que eles consideram apropriadas para sua própria observância.”
5 Temos de cuidar para não moldar o nosso conceito sobre Jeová de um modo que se ajuste aos nossos próprios padrões e desejos. Por que isso é importante? Bem, ao estudarmos as Escrituras, alguns dos atos de Jeová podem parecer não muito acertados segundo o nosso ponto de vista limitado e imperfeito. Os israelitas do passado adotaram esse modo de pensar e tiraram uma conclusão errada dos tratos de Jeová com eles. Note o que Jeová lhes disse: “Certamente direis: ‘O caminho de Jeová não é acertado.’ Ouvi, por favor, ó casa de Israel. Não é acertado o meu próprio caminho? Não são os vossos caminhos que não são acertados?” — Eze. 18:25.
6 Um segredo para evitar a armadilha de julgar a Jeová com base nos nossos próprios padrões é reconhecer que o nosso ponto de vista é limitado e, às vezes, muito falho. Jó teve de aprender essa lição. Durante seu período de sofrimento, ele lutou contra o desespero e tornou-se um tanto egocêntrico. Jó despercebeu as questões maiores. Jeová, porém, amorosamente o ajudou a ampliar seu ponto de vista. Por fazer-lhe mais de 70 perguntas, a nenhuma das quais Jó soube responder, Jeová destacou as limitações do entendimento de Jó. Mas Jó reagiu com humildade, ajustando seu ponto de vista. — Leia Jó 42:1-6.
Joias espirituais
it-1 831
Escárnio, Zombaria
Jó era homem que mantinha de modo justo a sua integridade apesar de grandes escárnios. Mas, desenvolveu um ponto de vista errado e cometeu um erro, pelo qual foi corrigido. Eliú disse a respeito dele: “Que varão vigoroso é como Jó, que ingere a caçoada como água?” (Jó 34:7) Jó ficou preocupado demais com a sua própria justificação, em vez de com a de Deus, e tendeu a magnificar a sua própria justiça mais do que a de Deus. (Jó 35:2; 36:24) Ao ser alvo do severo escárnio de seus três “companheiros”, Jó tendeu a considerar isso como dirigido contra ele em vez de contra Deus. Nisto era similar àquele que se expõe a zombarias e escárnios, e se agrada disso, aceitando-o como se bebesse água com prazer. Mais tarde, Deus explicou a Jó que esses escarnecedores na realidade (no fim de contas) estavam falando inveracidades contra Deus. (Jó 42:7) De modo similar, Jeová disse ao profeta Samuel, quando Israel exigiu um rei: “Não é a ti que rejeitaram, mas é a mim que rejeitaram como rei sobre eles.” (1Sa 8:7) E Jesus disse aos seus discípulos: “Sereis pessoas odiadas por todas as nações [não por vossa causa, mas] por causa do meu nome.” (Mt 24:9) Ter isso em mente habilitará o cristão a suportar escárnios com o espírito correto e o qualificará a receber a recompensa pela sua perseverança. — Lu 6:22, 23.
5-11 DE FEVEREIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 1-4
Joias espirituais
it-2 689
Pragana (Palhiço)
A fina camada protetora ou folhelho que reveste o grão de cereais, como a cevada e o trigo. Embora as referências bíblicas à pragana sejam figuradas, elas refletem as práticas de debulha que eram comuns nos tempos antigos. Após a colheita, esta membrana não comestível que revestia o valioso grão era inútil, e, por isso, era símbolo apropriado de algo leve, imprestável e indesejável, algo a ser separado do que é bom, e a ser eliminado.
Primeiro, a debulha fazia com que o grão se soltasse da palha. Daí, pelo joeiramento, o palhiço era carregado pelo vento, como se fosse pó. (Veja JOEIRAR.) Isto bem ilustra como Jeová Deus tanto remove os apóstatas de entre Seu povo como se livra de pessoas iníquas e de nações opositoras. (Jó 21:18; Sal 1:4; 35:5; Is 17:13; 29:5; 41:15; Os 13:3) O Reino de Deus esmagará seus inimigos em partículas tão diminutas que serão facilmente levadas embora como a pragana. — Da 2:35.
A imprestável pragana era amiúde ajuntada e queimada, para impedir que fosse trazida de volta pelo vento e contaminasse as pilhas de cereal. Similarmente, João, o Batizador, predisse a vindoura destruição ardente dos falsos religiosos — o Debulhador, Jesus Cristo, juntará o trigo, “mas a palha ele queimará em fogo inextinguível”. — Mt 3:7-12; Lu 3:17; veja DEBULHA; PALHA.
12-18 DE FEVEREIRO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 5-7
Joias espirituais
it-2 1004
Sepultura, Sepulcro
Em Romanos 3:13, o apóstolo Paulo cita o Salmo 5:9, comparando a garganta de homens iníquos e enganosos a “um sepulcro aberto”. Assim como o sepulcro aberto é para ser enchido com mortos e com corrupção, a garganta deles abre-se com conversa mortífera e corrupta. — Veja Mt 15:18-20.
26 DE FEVEREIRO–3 DE MARÇO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | SALMOS 11-15
Imagine-se no novo mundo de paz
w06 15/5 18 § 2
Destaques do livro primeiro dos Salmos
11:3 — Que alicerces são derrubados? Esses são os próprios alicerces da sociedade humana — a lei, a ordem e a justiça. Quando estão em colapso, a desordem social prevalece e não há justiça. Sob tais condições, “o justo” deve confiar plenamente em Deus. — Salmo 11:4-7.
kr 236 § 16
O Reino realiza a vontade de Deus na Terra
16 Segurança. Finalmente, a bela descrição feita em Isaías 11:6-9 terá um cumprimento completo até mesmo em sentido literal. Homens, mulheres e crianças estarão seguros, não importa aonde forem na Terra. Nenhuma criatura, quer humana, quer animal, representará ameaça. Imagine no futuro ter todo este planeta como seu lar, onde poderá nadar nos rios, lagos e mares; atravessar cadeias de montanhas e passear nos campos em total segurança. E, quando a noite cair, você não terá medo. As palavras de Ezequiel 34:25 se cumprirão, e o povo de Deus poderá até mesmo ‘morar no ermo em segurança e dormir nas florestas’.
Joias espirituais
w13 15/9 19 § 12
Você foi transformado?
12 Infelizmente, neste mundo estamos cercados de pessoas que se encaixam na descrição de Paulo. É provável que elas achem que seguir normas e princípios é ser antiquado ou intolerante. Muitos professores e pais têm um conceito permissivo e promovem um modo de pensar “liberal”. Para eles tudo é relativo; nada é absoluto. Até muitos que afirmam ser religiosos acham que têm liberdade para fazer o que é certo na opinião deles, sem qualquer obrigação de obedecer a Deus e seus mandamentos. (Sal. 14:1) Essa atitude pode ser um perigo para os cristãos verdadeiros. Se não tomarem cuidado, alguns podem ter esse mesmo conceito em relação aos arranjos teocráticos. Talvez não queiram seguir procedimentos congregacionais e até reclamem de qualquer coisa que não seja do seu agrado. Ou pode ser que questionem conselhos baseados na Bíblia sobre entretenimento, uso da internet e ensino superior.