Lá no Egito, os israelitas eram obrigados a trabalhar como escravos. Para ajudar seu povo, Jeová mandou Moisés e Arão dizer para Faraó:
— Deixe meu povo ir embora do Egito. Eu quero que eles me adorem no deserto.
Mas Faraó era muito orgulhoso e não queria obedecer a Jeová. Ele disse:
— Eu não tô nem aí para o que Jeová disse. Não vou deixar os israelitas ir embora!
Só de raiva, Faraó fez os israelitas trabalhar ainda mais. Por isso, sabe o que Jeová fez? Ele fez acontecer dez coisas horríveis no Egito, chamadas de pragas. Jeová disse para Moisés:
— Diga pra Faraó que, já que ele não quer me obedecer, toda a água do rio Nilo vai virar sangue.
Moisés foi falar com Faraó. E, quando Arão bateu o seu bastão na água do rio Nilo, o rio se transformou em sangue! A água ficou cheirando mal, e todos os peixes morreram. Não dava mais para beber a água do Nilo. Mesmo vendo tudo isso, Faraó não quis deixar os israelitas ir embora. Uma semana depois, Jeová disse para Moisés:
— Vá falar com Faraó de novo. Diga que, se ele não mandar meu povo embora, o Egito vai ficar cheio de sapos.
Faraó não quis obedecer a Jeová. Então, Arão levantou o seu bastão e o Egito ficou cheio de sapos. Os sapos estavam em todo lugar: dentro das casas, em cima das camas e até dentro das tigelas. Quando isso aconteceu, Faraó disse para Moisés:
— Por favor, peça pra Jeová acabar com esses sapos. Eu prometo que deixo os israelitas ir embora.
Então, Jeová parou aquela praga e todos os sapos morreram. O Egito inteiro ficou cheirando mal. Os egípcios juntaram montes e mais montes de sapos mortos. Mesmo assim, Faraó outra vez não quis deixar os israelitas ir embora. Por isso, Jeová disse para Moisés:
— Diga pra Arão bater o bastão dele no chão, e a poeira vai se transformar em mosquitos.
Arão fez isso, e milhares de mosquitos apareceram. Quando os egípcios viram aquele monte de mosquitos, disseram para Faraó:
— Isso só pode ser coisa de Deus!
Mas Faraó não quis deixar os israelitas ir embora.
“Farei com que conheçam o meu poder e a minha força, e terão de saber que o meu nome é Jeová.” — Jeremias 16:21