HISTÓRIA 15

Jeová nunca esqueceu de José

Jeová nunca esqueceu de José

Enquanto José estava na prisão, Faraó, o rei do Egito, teve alguns sonhos que ninguém conseguia entender. Mas um homem disse para Faraó que José poderia explicar os sonhos. Então, Faraó mandou buscar José na prisão. José explicou:

— Durante sete anos, o Egito vai ter muito alimento e depois vai passar por sete anos de muita fome. Então, escolha um homem inteligente pra guardar alimento durante os sete anos bons. Assim, o povo não vai morrer de fome.

Por que José conseguiu explicar os sonhos de Faraó? Porque Jeová ajudou José. E Faraó gostou tanto de entender o sonho que escolheu José para guardar alimento. Faraó fez de José o segundo homem mais importante do Egito.

Durante sete anos, José guardou bastante alimento. Daí, chegaram os anos de fome. A fome foi tão grande que pessoas de todos os lugares iam para o Egito comprar alimento. Até Jacó, lá em Canaã, ficou sabendo que o Egito tinha alimento. Então, mandou seus filhos ir para lá.

Quando chegaram no Egito, os irmãos de José foram falar com o homem que vendia alimentos. Quando o viram, se ajoelharam na frente dele, mas não reconheceram que aquele homem era José. Mas José reconheceu seus irmãos e se lembrou do sonho que teve quando era mais novo. Para saber se seus irmãos ainda eram malvados, José disse para eles:

— Vocês são espiões! Vocês só querem lutar contra o Egito!

— Não, não somos espiões! Nós viemos de Canaã. Éramos 12 irmãos, mas um irmão nosso morreu, e o mais novo ficou com nosso pai.

— Se vocês trouxerem seu irmão mais novo aqui, eu vou acreditar em vocês.

Então, os irmãos de José voltaram para Canaã. Depois de um tempo, eles foram de novo para o Egito comprar mais alimento. Dessa vez, levaram Benjamim, o irmão mais novo, com eles. Quando encontraram José, mais uma vez não o reconheceram. Aí, José decidiu fazer um teste com seus irmãos. Ele escondeu um copo de prata nas coisas de Benjamim e disse:

— Eles roubaram meu copo de prata! Revistem esses homens!

Os empregados de José fizeram isso e encontraram o copo na sacola de Benjamim. Os irmãos de José ficaram muito assustados. Mas eles não foram malvados com Benjamim como tinham sido com José. Eles imploraram:

— Por favor, senhor, não castigue Benjamim por isso. Castigue a gente.

Isso fez José ter certeza que seus irmãos tinham mudado. Então, ele não conseguiu mais se segurar. Chorando muito, José disse:

— Eu sou José! Irmão de vocês. Meu pai ainda está vivo?

Seus irmãos não conseguiam acreditar! José estava vivo! Mas será que José estava com raiva deles? Não. Para provar que tinha perdoado os irmãos, José disse:

— Não precisam ficar com vergonha do que fizeram comigo. Deus me mandou pra cá pra salvar a vida de vocês. Mas, por favor, tragam logo meu pai aqui!

Os irmãos de José voltaram para Canaã e contaram a boa notícia para Jacó. Daí, a família toda foi morar no Egito. Depois de muitos anos, finalmente José e seu pai estavam juntos outra vez.

“Se não perdoarem aos homens as falhas deles, o seu Pai também não perdoará as falhas de vocês.” — Mateus 6:15