O sumo sacerdote Eli tinha dois filhos que se chamavam Hofni e Fineias. Eles não obedeciam a Jeová e eram muito maus com as pessoas. Quando os israelitas iam para o tabernáculo levar ofertas de presente para Jeová, Hofni e Fineias pegavam a melhor parte delas. Eli ficou sabendo disso e não fez nada. Mas e Jeová? Será que ele também não ia fazer nada?
Samuel era bem novinho, e as crianças gostam de imitar os mais velhos. Mas Samuel não imitou Hofni e Fineias. Jeová viu isso e ficou muito contente com ele. Uma vez, Samuel estava dormindo e ouviu uma voz chamando o nome dele. Ele levantou e foi correndo até Eli. Mas Eli disse que não tinha chamado ninguém e que ele devia voltar para cama. Isso aconteceu três vezes. Na terceira vez, Eli desconfiou que era Jeová que estava tentando falar com Samuel. Eli disse que, se Samuel ouvisse essa voz de novo, ele devia responder assim:
— Jeová, pode falar que eu estou ouvindo.
Quando Samuel voltou para cama, aquela voz chamou o seu nome de novo. Ele respondeu do jeito que Eli tinha falado. Então, Jeová disse a ele:
— Avise a Eli que ele e a família dele não vão escapar do castigo. Isso porque Eli sabe que Hofni e Fineias são maus, mas não faz nada.
No dia seguinte, Samuel acordou cedo e foi abrir as portas do tabernáculo, como ele fazia todo dia. Ele estava com medo de falar para Eli tudo o que Jeová tinha dito. Mas Eli pediu para ele contar. Aí, Samuel contou tudo.
Samuel foi crescendo, e Jeová continuou a ser amigo dele. Todo mundo em Israel sabia que Jeová tinha escolhido Samuel para ser profeta e juiz.
“Lembre-se, então, do seu Grandioso Criador nos dias da sua juventude.” — Eclesiastes 12:1