HISTÓRIA 30

Raabe e os espiões

Raabe e os espiões

Quando os espiões chegaram em Jericó, eles ficaram na casa de uma mulher chamada Raabe. Mas o rei de Jericó ficou sabendo disso e mandou soldados ir até a casa de Raabe para prender os espiões. Quando os soldados chegaram, Raabe falou para os espiões se esconderem. Daí, ela disse para os soldados:

— Os espiões estavam aqui, mas já foram embora. Corram! Talvez vocês consigam pegá-los.

Depois que os soldados foram embora, Raabe disse para os espiões:

— Eu sei que Jeová quer dar a cidade de Jericó para os israelitas. Por isso, eu vou ajudar vocês. Mas, por favor, prometam que vão salvar a minha família.

— A gente promete que todos os que estiverem dentro da sua casa serão salvos. Você só tem que amarrar esta corda vermelha na sua janela.

Então, os espiões fugiram pela janela e se esconderam nas montanhas durante três dias. Depois foram se encontrar com Josué. Foi depois disso que os israelitas atravessaram o rio Jordão. A primeira cidade que os israelitas atacaram foi Jericó. Jeová mandou os israelitas marchar uma vez por dia em volta da cidade. Eles tinham que fazer isso durante seis dias. No sétimo dia, eles marcharam sete vezes ao redor da cidade. Os sacerdotes tocaram as cornetas e os israelitas gritaram com toda a força. Aí, os muros de Jericó desabaram! Mas a casa de Raabe, que ficava em cima do muro da cidade, não caiu. Raabe confiou em Jeová e fez o que os espiões falaram. Por isso, ela e a família se salvaram.

‘Da mesma maneira, não foi também Raabe declarada justa por obras, depois de receber os mensageiros hospitaleiramente e de mandá-los embora por outro caminho?’ — Tiago 2:25