Quando Saul morreu, Davi se tornou rei. Ele tinha 30 anos. Uma noite, Davi conseguiu ver do seu palácio uma mulher muito bonita. Davi descobriu que ela se chamava Bate-Seba e que ela era casada com um soldado chamado Urias. Mesmo assim, Davi fez Bate-Seba vir até o palácio e eles fizeram sexo. Aí, Bate-Seba ficou grávida. Davi quis esconder o que tinha feito se casando com Bate-Seba. Por isso, deu um jeito de Urias morrer na próxima batalha. Depois que Urias morreu, Davi se casou com Bate-Seba.
Mas Jeová viu todas as coisas ruins que Davi tinha feito. Então, ele mandou o profeta Natã falar com Davi. Natã disse:
— Um homem rico tinha muitas ovelhas e um homem pobre tinha apenas uma ovelha que ele amava muito. Sabe o que o homem rico fez? Roubou a única ovelha do homem pobre.
Quando Davi ouviu isso, ele ficou com muita raiva e disse que aquele homem rico merecia morrer. Então, Natã respondeu:
— Mas foi isso que o senhor fez com Urias.
Davi ficou muito triste e falou que tinha errado. Por causa desse erro, Jeová deixou muitas coisas ruins acontecer com Davi e com a família dele. Mas, como Davi foi humilde e contou o que fez, Jeová o perdoou.
Anos depois, Davi quis construir um templo para Jeová. Mas Jeová escolheu Salomão, o filho de Davi, para fazer isso. Davi começou a preparar as coisas para Salomão e disse:
— Como Salomão ainda é jovem e o templo de Jeová tem que ficar fantástico, eu vou dar uma ajuda pra ele.
Davi deu bastante dinheiro para a construção. Ele chamou muitos trabalhadores e juntou ouro, prata e madeira para a obra. Pouco antes de morrer, Davi disse para Salomão:
— Jeová pediu pra te entregar esses desenhos de como construir o templo. Não tenha medo, meu filho, porque Jeová vai te ajudar. Seja forte e mãos à obra!
“Quem encobre as suas transgressões não será bem-sucedido, mas aquele que as confessa e abandona será tratado com misericórdia.” — Provérbios 28:13