A Assíria já tinha conquistado o reino de dez tribos de Israel e também queria conquistar o reino de duas tribos de Judá. Senaqueribe, o rei da Assíria, foi invadindo as cidades de Judá uma por uma. Mas a cidade que ele mais queria era Jerusalém. Só que ele não contava com uma coisa. Jeová estava protegendo Jerusalém.
Ezequias, o rei de Judá, deu um monte de dinheiro para Senaqueribe não atacar Jerusalém. Senaqueribe pegou o dinheiro, mas mesmo assim mandou seu poderoso exército atacar a cidade. O povo ficou com muito medo. Os assírios estavam cada vez mais perto. Então, Ezequias disse para o povo:
— Não tenham medo. Os assírios são fortes, mas Jeová vai nos ajudar a ser mais fortes do que eles.
Senaqueribe mandou seu mensageiro até Jerusalém. Quando chegou lá, o mensageiro ficou parado do lado de fora da cidade e começou a rir da cara das pessoas de Jerusalém. Ele gritou:
— Jeová não vai ajudar vocês. Ezequias está tentando enganar vocês. Nenhum deus pode proteger sua cidade de nós!
Ezequias perguntou para Jeová o que ele deveria fazer. Jeová respondeu:
— Não tenha medo do que aquele mensageiro disse. Senaqueribe nunca vai conquistar Jerusalém.
Pouco depois, Ezequias recebeu algumas cartas de Senaqueribe. As cartas diziam: “Desistam. Jeová não pode salvar vocês.” Aí, Ezequias orou:
— Por favor, Jeová, nos salve. Assim todo mundo vai saber que só o Senhor é o Deus verdadeiro.
Jeová respondeu para Ezequias:
— O rei da Assíria não vai entrar em Jerusalém. Eu vou proteger a minha cidade.
Então, o exército assírio veio e ficou ao redor de Jerusalém. Senaqueribe tinha certeza de que ia conseguir entrar na cidade. Mas sabe o que aconteceu? De noite, Jeová mandou um anjo para o acampamento, e o anjo matou 185 mil soldados! Senaqueribe perdeu todos os seus soldados mais fortes. Tudo o que ele podia fazer era baixar a cabeça e voltar para casa. Jeová fez o que tinha prometido e protegeu Ezequias e Jerusalém. E se você estivesse lá em Jerusalém? Você teria confiado em Jeová?
“O anjo de Jeová acampa ao redor dos que O temem, e ele os socorre.” — Salmo 34:7