A palavra “pioneiro” geralmente se refere a alguém que explora novos territórios e abre caminho para outras pessoas. Pode-se dizer que Jesus era um pioneiro, pois foi enviado à Terra para pregar uma mensagem que salva vidas, abrindo caminho para a salvação. (Mateus 20:28) Hoje, seus seguidores imitam seu exemplo por passar a maior quantidade de tempo possível ‘fazendo discípulos’. (Mateus 28:19, 20) Alguns participam no que chamamos de serviço de pioneiro.
Um pioneiro é um evangelizador de tempo integral. Todas as Testemunhas de Jeová são publicadores das boas novas. No entanto, algumas organizaram a vida a fim de servir como pioneiros regulares, dedicando 70 horas por mês à obra de pregação. Para isso, muitas optam por um emprego de meio período. Outras são escolhidas para servir como pioneiros especiais em áreas onde há mais necessidade de proclamadores do Reino, gastando 130 horas ou mais por mês na pregação. Os pioneiros se contentam em levar uma vida simples, confiando que Jeová suprirá suas necessidades. (Mateus 6:31-33; 1 Timóteo 6:6-8) Aqueles que não têm condições de ser pioneiros por tempo integral podem servir, sempre que suas circunstâncias permitirem, como pioneiros auxiliares, dedicando 30 ou 50 horas por mês à pregação.
O pioneiro é motivado por amor a Deus e às pessoas. Assim como Jesus, percebemos a situação espiritual desesperadora de muitas pessoas hoje. (Marcos 6:34) Mas nós temos informações que podem ajudá-las mesmo agora, dando-lhes uma esperança segura para o futuro. O amor ao próximo motiva o pioneiro a dar bastante de seu tempo e energia para ajudar outros a conhecer as boas novas. (Mateus 22:39; 1 Tessalonicenses 2:8) Isso fortalece sua própria fé, aproximando-o mais de Deus e aumentando sua felicidade. — Atos 20:35.
Como você descreveria um pioneiro?
O que leva alguns a ser pioneiros por tempo integral?