PRECISAMOS do ar, mas não só para respirar. O ar protege nosso planeta da maior parte da radiação perigosa do Sol. E se não fosse o ar, as temperaturas em todo o planeta iriam cair drasticamente.
Quais são os riscos?
A poluição do ar é uma grande ameaça para a vida no nosso planeta. Para se ter uma ideia, apenas 1% da população da Terra respira um ar adequado, de acordo com os padrões de qualidade da Organização Mundial da Saúde.
A poluição do ar pode causar doenças respiratórias, câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. Além disso, ela causa a morte de cerca de 7 milhões de pessoas todos os anos.
Nosso planeta foi projetado para sobreviver
Nosso planeta foi projetado com a capacidade de fornecer ar limpo para todos os seres vivos. Mas esse processo natural só funciona quando a poluição humana é controlada. Veja alguns exemplos:
A maioria das pessoas sabe que as florestas são muito eficientes em absorver dióxido de carbono do ar. Mas o que muitas pessoas não sabem é que os mangues são mais eficientes ainda. Os mangues conseguem remover do ar até cinco vezes mais dióxido de carbono do que as florestas tropicais.
Estudos recentes mostraram que um tipo de alga marinha, conhecido como kelp, consegue retirar dióxido de carbono do ar. Essas algas possuem estruturas cheias de ar que funcionam como uma boia e permitem que elas flutuem por longas distâncias. Longe do litoral, essas “boias” estouram, e a alga, que está cheia de dióxido de carbono, é levada ao fundo do mar. Pesquisas mostram que o dióxido de carbono fica preso ali por muitos séculos.
Em 2020, ficou claro como nossa atmosfera tem a capacidade de se recuperar de níveis perigosos de poluição. Durante a pandemia da covid-19, quando as fábricas e os veículos do mundo todo praticamente pararam de emitir poluentes, a qualidade do ar melhorou rapidamente. De acordo com o Relatório de Qualidade do Ar Mundial de 2020, mais de 80% dos países que foram pesquisados relataram que, logo depois que os lockdowns começaram, o ar ficou mais limpo.
Como os humanos estão tentando resolver esse problema?
Os governos estão pressionando as indústrias a reduzir o quanto poluem o ar. E os especialistas incentivam as pessoas a economizar energia em casa e a caminhar ou andar de bicicleta em vez de dirigir. Além disso, os cientistas continuam descobrindo novas maneiras de reverter os efeitos da poluição. Por exemplo, foi desenvolvido um processo que usa micróbios para transformar poluentes em substâncias que não são tóxicas.
Mas ainda é preciso fazer mais. Isso ficou claro num relatório feito em 2022 por agências internacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde e o Banco Mundial.
De acordo com esse relatório, em 2020, cerca de um terço da população mundial cozinhava usando principalmente combustíveis poluentes. Em muitos lugares, poucas pessoas têm condições de comprar um fogão mais moderno ou têm acesso a combustíveis alternativos.
Que esperança a Bíblia nos dá?
“Assim diz o verdadeiro Deus, Jeová, o Criador dos céus e . . . Aquele que estirou a terra e o que ela produz, Aquele que dá fôlego aos seus habitantes.” —Isaías 42:5.
Deus criou o ar que respiramos e os ciclos naturais que mantêm o ar limpo. Além disso, ele tem poder infinito e ama a humanidade. Então, será que faz sentido pensar que Deus não vai fazer nada para acabar com a poluição do ar? Veja o artigo: “Deus promete que nosso planeta vai sobreviver”.