ESTUDO 17

Aceite a ajuda de Jeová para ficar firme contra espíritos malignos

Aceite a ajuda de Jeová para ficar firme contra espíritos malignos

‘Temos uma luta contra as forças espirituais malignas nos lugares celestiais.’ — EFÉ. 6:12.

CÂNTICO 33 Não os temam!

O QUE VAMOS VER *

1. De acordo com Efésios 6:10-13, qual é um modo de Jeová mostrar que se preocupa com seus servos? Explique.

JEOVÁ ama e se preocupa muito com seus servos. Um dos modos de ele mostrar essa preocupação é nos ajudando a ficar firmes contra nossos inimigos. Os nossos inimigos principais são Satanás e os demônios. Jeová nos dá alertas sobre eles e nos dá o que precisamos para não ceder à influência deles. (Efésios 6:10-13.) O único modo de continuarmos firmes contra o Diabo é aceitando a ajuda de Jeová e confiando totalmente nele. Precisamos pensar assim como o apóstolo Paulo. Ele escreveu: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” — Rom. 8:31.

2. O que vamos ver neste estudo?

2 Nós, que somos cristãos verdadeiros, não nos concentramos demais em Satanás e nos demônios. Preferimos concentrar a maior parte de nossa atenção em aprender sobre Jeová e em como servir a ele. (Sal. 25:5) Apesar disso, temos que conhecer as táticas de Satanás. Por quê? Porque isso vai nos ajudar a não ser enganados por ele. (2 Cor. 2:11; nota) Neste estudo, vamos analisar um dos métodos que Satanás e os demônios mais usam para enganar as pessoas. Vamos aprender também como podemos ficar firmes contra eles.

COMO OS ESPÍRITOS MALIGNOS ENGANAM AS PESSOAS

3-4. (a) O que é ocultismo? (b) Como algumas pesquisas mostram que a crença no ocultismo se espalhou por muitos lugares?

3 Satanás e os demônios fazem de tudo para enganar as pessoas. Um dos métodos que eles mais usam é o ocultismo. Aqueles que praticam o ocultismo afirmam saber ou controlar coisas que os humanos não têm como saber ou controlar. Por exemplo, alguns dizem que têm a capacidade de saber o futuro por meio da adivinhação ou da astrologia. Outros supostamente falam com aqueles que morreram. Há também os que praticam bruxaria ou rituais mágicos e talvez tentem jogar feitiços em outra pessoa. *

4 Hoje, muitas pessoas no mundo inteiro acreditam no poder do ocultismo. Uma pesquisa feita em 18 países da América Latina e do Caribe revelou que 1 em cada 3 pessoas entrevistadas acredita em magia, bruxaria ou feitiçaria, e uma quantidade parecida de pessoas acredita que é possível se comunicar com os espíritos. Outra pesquisa foi feita em 18 países da África. Lá, mais da metade das pessoas entrevistadas disse que acredita em feitiçaria. É claro que, não importa onde moremos, temos que estar alertas contra o ocultismo. Afinal, Satanás está tentando enganar “toda a terra habitada”. — Apo. 12:9.

5. O que Jeová acha do ocultismo?

5 Jeová é o “Deus da verdade”. (Sal. 31:5) Então, o que ele acha do ocultismo? Ele detesta essa prática! Jeová disse aos israelitas: “Não se deve encontrar em seu meio alguém que queime seu filho ou sua filha no fogo, ou que use de adivinhação, ou que pratique magia, ou que procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou que consulte quem invoca espíritos, ou um adivinho, ou alguém que consulte os mortos. Pois quem faz essas coisas é detestável para Jeová.” (Deut. 18:10-12) É verdade que os cristãos não precisam obedecer à Lei que Jeová deu aos israelitas. Mas nós sabemos que o sentimento dele pelo ocultismo continua o mesmo. — Mal. 3:6.

6. (a) Como Satanás usa o ocultismo para prejudicar as pessoas? (b) De acordo com Eclesiastes 9:5, o que realmente acontece com os mortos?

6 Jeová nos alerta contra o ocultismo porque ele sabe que Satanás usa isso para prejudicar as pessoas. Com o ocultismo, Satanás espalha suas mentiras — incluindo a mentira de que os mortos continuam vivendo em algum outro lugar. (Eclesiastes 9:5.) Satanás também usa o ocultismo para deixar as pessoas com medo e para desviá-las de Jeová. O que ele realmente quer é que as pessoas que praticam o ocultismo confiem nos espíritos malignos e não em Jeová.

COMO PODEMOS FICAR FIRMES CONTRA OS ESPÍRITOS MALIGNOS

7. O que Jeová nos diz?

7 Como foi dito antes, Jeová nos diz o que precisamos saber para não sermos enganados por Satanás e pelos demônios. Vamos ver algumas coisas práticas que podemos fazer para continuarmos firmes em nossa luta contra os espíritos malignos.

8. (a) Qual é o modo principal de nos protegermos dos espíritos malignos? (b) Como o Salmo 146:4 derrota a mentira de Satanás sobre a morte?

8 Leia a Bíblia e medite nela. Esse é o modo principal de nos protegermos das mentiras dos espíritos malignos. A Palavra de Deus é como uma espada afiada. Ela pode derrotar as mentiras que Satanás espalha e mostrar qual é a verdade. (Efé. 6:17) Por exemplo, a Bíblia mostra que os mortos não podem se comunicar com os vivos. (Salmo 146:4.) Ela também nos lembra de que a única pessoa que pode predizer o futuro com exatidão é Jeová. (Isa. 45:21; 46:10) Por isso, sempre se esforce para ler a Bíblia e meditar nela. Assim, você vai estar preparado para rejeitar e odiar as mentiras que os espíritos malignos espalham.

9. Quais são algumas práticas relacionadas ao ocultismo?

9 Não se envolva com nada relacionado ao ocultismo. Os cristãos verdadeiros não praticam nenhuma forma de ocultismo. Por exemplo, não visitamos médiuns espíritas nem tentamos achar um jeito de nos comunicar com os mortos. Assim como o artigo anterior mostrou, não participamos de nenhum costume fúnebre ligado à crença de que os mortos continuam vivos em algum lugar. Também não nos envolvemos com astrologia nem com nenhuma forma de tentar adivinhar o futuro. (Isa. 8:19) Práticas como essas são muito perigosas porque nos fazem ter contato direto com Satanás e os demônios.

Imite os cristãos do primeiro século: livre-se de tudo que tenha ligação com o ocultismo e não se envolva com entretenimento que promova o ocultismo (Veja os parágrafos 10 a 12.)

10-11. (a) O que alguns efésios do primeiro século fizeram quando aprenderam a verdade? (b) De acordo com 1 Coríntios 10:21, por que devemos imitar o exemplo dos cristãos do primeiro século? Como podemos fazer isso?

10 Livre-se de objetos relacionados com o ocultismo. No primeiro século, algumas pessoas na cidade de Éfeso estavam envolvidas com o ocultismo. Mas quando aprenderam a verdade, elas tomaram uma atitude drástica. A Bíblia diz: “Um bom número dos que haviam praticado artes mágicas juntaram seus livros e os queimaram diante de todos.” (Atos 19:19) Essas pessoas queriam mesmo tomar uma posição contra os espíritos malignos. Os livros de magia que tinham eram muito caros. Mas em vez de darem os livros para alguém ou de tentarem vendê-los, elas decidiram queimá-los. Para elas, agradar a Jeová era muito mais importante do que o preço dos livros.

11 Como podemos imitar o exemplo desses cristãos do primeiro século? Se você tiver qualquer objeto que tenha ligação com o ocultismo — como um amuleto ou um item que serve para proteger alguém de espíritos maus — seria melhor se livrar dele. — Leia 1 Coríntios 10:21.

12. Que perguntas devemos fazer sobre nossas formas de entretenimento?

12 Analise com cuidado suas formas de entretenimento. Pergunte-se: ‘Eu costumo ler livros, revistas ou artigos na internet que falam sobre o ocultismo? Será que alguns dos filmes, músicas, programas de TV e jogos que eu gosto têm algo a ver com o ocultismo? Eles falam de coisas como vampiros, zumbis ou atividades sobrenaturais? Eles fazem parecer que rituais mágicos, feitiços e maldições são uma diversão inofensiva?’ É claro que nem todo entretenimento com histórias fantasiosas ou com contos de fadas estão ligados ao ocultismo. Por isso, quando for analisar suas formas de entretenimento, esteja determinado a escolher coisas que não tenham nada a ver com o que Jeová odeia. Devemos fazer o máximo para “manter uma consciência limpa diante de Deus”. — Atos 24:16. *

13. O que não devemos fazer?

13 Não fique contando histórias sobre os demônios. Temos que fazer assim como Jesus. (1 Ped. 2:21) Antes de vir à Terra, Jesus vivia no céu e sabia muitas coisas sobre Satanás e os demônios. Mas ele não contava histórias sobre o que esses espíritos maus tinham feito. Jesus queria falar com as pessoas sobre Jeová, e não ficar fazendo propaganda de Satanás. Nós podemos imitar o exemplo de Jesus por não ficar espalhando histórias sobre os demônios. Em vez disso, temos que mostrar que nosso “coração se agita com algo bom”, ou seja, com a verdade. — Sal. 45:1.

Não precisamos ter medo dos espíritos malignos; Jeová, Jesus e os anjos são mais poderosos (Veja os parágrafos 14 e 15.) *

14-15. (a) Por que não devemos ter um medo exagerado dos espíritos malignos? (b) Qual é uma prova de que Jeová protege seu povo?

14 Não tenha medo exagerado dos espíritos malignos. No mundo imperfeito em que vivemos, coisas ruins podem acontecer de uma hora para outra: acidentes, doenças e até a morte. Mas não devemos achar que os espíritos malignos são os culpados de tudo. A Bíblia explica que “o tempo e o imprevisto” podem sobrevir a qualquer um. (Ecl. 9:11) Além disso, Jeová já mostrou que é muito mais poderoso que os espíritos malignos. Por exemplo, Jeová não deixou Satanás matar Jó. (Jó 2:6) Na época de Moisés, Jeová mostrou que tinha mais poder que os sacerdotes-magos do Egito. (Êxo. 8:18; 9:11) Jeová também deu a Jesus o poder de expulsar Satanás e os demônios do céu e de lançá-los para a Terra. E em breve, eles vão ficar presos no abismo e não vão poder fazer mal a ninguém. — Apo. 12:9; 20:2, 3.

15 Hoje temos muitas provas de que Jeová protege mesmo seu povo. Pense nisto: nós temos que pregar e ensinar a verdade na Terra inteira. (Mat. 28:19, 20) Esse trabalho expõe as coisas ruins que o Diabo faz. Sem dúvida, se Satanás pudesse, ele acabaria com todas as nossas atividades. Mas ele não consegue. Por isso, não precisamos ter um medo exagerado dos espíritos malignos. Nós sabemos que “os olhos de Jeová percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles que têm o coração pleno para com ele”. (2 Crô. 16:9) Se formos fiéis a Jeová, os demônios não poderão nos causar nenhum dano permanente.

JEOVÁ ABENÇOA OS QUE ACEITAM A AJUDA DELE

16-17. Dê um exemplo que mostra que ficar contra espíritos malignos exige coragem.

16 Ficar contra os espíritos malignos é algo que exige coragem, principalmente quando amigos ou parentes não entendem nossa posição. Mas Jeová abençoa aqueles que mostram coragem. Veja o exemplo de uma irmã chamada Érica, que mora em Gana. Quando tinha 21 anos, Érica aceitou estudar a Bíblia. Mas ela era filha de um sacerdote que praticava artes mágicas. Por isso, sua família esperava que ela participasse de um costume que envolvia comer a carne que tinha sido oferecida aos deuses de seu pai. Quando Érica se recusou a participar, sua família considerou isso um insulto aos deuses. Eles acreditavam que os deuses iam castigá-la com doenças.

17 A família tentou obrigar Érica a participar do costume, mas ela não cedeu. Por causa disso, ela teve que sair de casa. Mas algumas Testemunhas de Jeová a receberam em suas casas. Jeová abençoou Érica com uma nova família — pessoas da mesma fé que se tornaram irmãos e irmãs para ela. (Mar. 10:29, 30) Apesar de ter sido expulsa por seus parentes e de eles terem queimado as coisas dela, Érica continuou leal a Jeová. Ela se batizou e hoje é pioneira regular. Ela não tem medo dos demônios. Sobre sua família, Érica diz: “Eu oro todo dia para que minha família também conheça a Jeová e sinta a liberdade que só podemos ter quando servimos a nosso Deus amoroso.”

18. Que bênçãos vamos ter se confiarmos em Jeová?

18 Nem todos nós vamos passar por um teste de fé tão difícil assim. Mas todos temos que ficar firmes contra os espíritos malignos e confiar em Jeová. Se fizermos isso, Jeová vai nos dar muitas bênçãos e não vamos cair nas mentiras de Satanás. Também não vamos deixar que o medo exagerado dos demônios nos impeça de servir a Jeová. Acima de tudo, nossa amizade com Deus vai ficar ainda mais forte. Por isso, esteja decidido a seguir o conselho que o discípulo Tiago deu: “Sujeitem-se a Deus; mas oponham-se ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Acheguem-se a Deus, e ele se achegará a vocês.” — Tia. 4:7, 8.

CÂNTICO 49 Jeová é nosso refúgio

^ parágrafo. 5 Jeová nos ama muito, e por isso ele nos avisa para tomarmos cuidado com os espíritos malignos. Como eles tentam enganar as pessoas? O que podemos fazer para não ceder à influência deles? Neste estudo, vamos ver como Jeová nos ajuda a ficar firmes contra esses espíritos maus.

^ parágrafo. 3 ENTENDA MELHOR: A palavra ocultismo se refere a crenças ou práticas que têm ligação com os demônios. Uma dessas crenças é que, quando uma pessoa morre, o espírito dela continua vivendo e pode se comunicar com os vivos, principalmente por meio de um médium. Entre as práticas relacionadas ao ocultismo estão a bruxaria e a adivinhação. Neste artigo, as palavras magia e mágica se referem a práticas que têm alguma ligação com o oculto, com o sobrenatural. Por exemplo, jogar maldições em alguém e lançar ou quebrar feitiços. Elas não se referem a truques realizados com movimentos rápidos das mãos, que algumas pessoas fazem para divertir outros.

^ parágrafo. 12 Os anciãos não têm autorização para criar regras sobre entretenimento. Cada cristão deve usar sua consciência treinada pela Bíblia para escolher o que vai ler, ver ou jogar. Os chefes de família devem se certificar de que o entretenimento de sua família esteja de acordo com os princípios bíblicos. — Veja o artigo “As Testemunhas de Jeová proíbem certos filmes, músicas ou livros?” no site jw.org®. Acesse QUEM SOMOS > PERGUNTAS FREQUENTES.

^ parágrafo. 54 IMAGEM: Uma representação de Jesus como Rei poderoso no céu liderando um exército de anjos. Acima deles está o trono de Jeová.