ESTUDO 7
‘Busque a mansidão’ para agradar a Jeová
‘Busquem a Jeová, todos vocês, mansos da terra. Busquem a mansidão.’ — SOF. 2:3.
CÂNTICO 75 Nossos motivos de alegria
O QUE VAMOS VER *
1-2. (a) Como a Bíblia descreve Moisés, e que coisas ele fez? (b) Que motivo a Bíblia dá para sermos mansos?
A BÍBLIA diz que Moisés “era de longe o mais manso de todos os homens na face da terra”. (Núm. 12:3) Será que isso quer dizer que ele era um homem fraco, indeciso e covarde? É isso o que alguns imaginam quando pensam em uma pessoa mansa. Mas Moisés não era nada disso. Ele era forte, decidido e corajoso. Com a ajuda de Jeová, ele enfrentou o poderoso Faraó do Egito, conduziu talvez uns 3 milhões de pessoas pelo deserto e ajudou a nação de Israel a vencer os inimigos.
2 Nós não temos os mesmos desafios que Moisés teve, mas todo dia temos que lidar com pessoas ou situações que realmente testam a nossa mansidão. Só que temos um motivo bem forte para desenvolver essa qualidade. Jeová promete que “os mansos possuirão a terra”. (Sal. 37:11) Você se acha uma pessoa mansa? E os outros? Acham que você é uma pessoa mansa? Antes de respondermos a essas perguntas importantes, precisamos saber o que significa ser manso.
O QUE É MANSIDÃO?
3-4. (a) Com o que podemos comparar a mansidão? (b) De que quatro qualidades precisamos para ser mansos, e por quê?
3 A mansidão * é como uma pintura bem bonita. Como assim? Para fazer uma pintura, o artista combina belas cores. Do mesmo modo, a pessoa que é mansa combina belas qualidades. Algumas dessas qualidades são a humildade, a obediência, a brandura e a coragem. Por que precisamos dessas qualidades para agradar a Jeová?
4 Porque só pessoas humildes aceitam ser obedientes ao que Deus manda. Uma das coisas que Deus manda é que tenhamos brandura. (Mat. 5:5; Gál. 5:23) Quando obedecemos a Deus, deixamos Satanás furioso. Por isso, mesmo quando somos humildes e brandos, muitas pessoas do mundo de Satanás nos odeiam. (João 15:18, 19) Como resultado, precisamos de coragem para não ceder à pressão de Satanás.
5-6. (a) Por que Satanás odeia as pessoas mansas? (b) Que perguntas vamos responder neste estudo?
5 Por outro lado, a pessoa que não é mansa é orgulhosa, não sabe controlar a raiva e não quer obedecer a Jeová. Satanás é exatamente assim. Não é à toa que ele odeia as pessoas mansas! Elas deixam claro como Satanás é mau. E ainda por cima provam que ele é mentiroso. Por quê? Porque, não importa o que Satanás diga ou faça, ele não consegue desviar de Jeová as pessoas que são mansas. — Jó 2:3-5.
6 Em que situações pode ser difícil continuar manso? E por que temos que sempre ‘buscar a mansidão’? Para responder a essas perguntas, vamos relembrar os exemplos deixados por Moisés, pelos três hebreus presos em Babilônia e por Jesus.
SITUAÇÕES EM QUE PODE SER DIFÍCIL CONTINUAR MANSO
7-8. Como Moisés reagiu quando seus irmãos não o respeitaram?
7 Quando temos alguma autoridade. Pessoas que têm algum tipo de autoridade talvez achem difícil continuar mansas, principalmente quando alguém que deveria obedecê-las mostra desrespeito ou questiona alguma decisão delas. Já aconteceu isso com você? E se um membro da sua família agisse assim? Como você reagiria? Pense em como Moisés lidou com uma situação desse tipo.
8 Moisés era o líder que Jeová tinha designado para Israel. Foi ele que Jeová usou para registrar as leis que a nação deveria obedecer. Não havia nenhuma dúvida de que Moisés tinha recebido aquela autoridade de Jeová. Mesmo assim, Miriã e Arão, os próprios irmãos de Moisés, falaram contra ele e o criticaram pela esposa que tinha escolhido. No lugar de Moisés, alguns homens talvez ficassem furiosos e decidissem se vingar. Mas não foi isso o que Moisés fez. Ele não ficou ofendido facilmente. Ele até implorou para Jeová acabar com o castigo que tinha dado a Miriã. (Núm. 12:1-13) Por que Moisés agiu desse jeito?
9-10. (a) O que Jeová ajudou Moisés a entender? (b) O que os chefes de família e os anciãos podem aprender de Moisés?
9 Moisés deixou que Jeová o treinasse. Uns quarenta anos antes, enquanto ainda era um príncipe no Egito, Moisés não era manso. Certa vez, ele viu um homem fazendo algo que na visão dele era errado. Moisés ficou com muita raiva e acabou matando o homem! Ele talvez tenha achado que Jeová ia concordar com o que ele tinha feito. Mas Jeová levou quarenta anos para ajudar Moisés a entender que não bastava apenas ter coragem. Para ser um bom líder, Moisés teria também que ser manso. E para ser manso, ele teria que ser humilde, obediente e brando. Moisés aprendeu bem a lição e se tornou um ótimo líder. — Êxo. 2:11, 12; Atos 7:21-30, 36.
10 Hoje os chefes de família e os anciãos precisam imitar Moisés. Se alguém tratar você com falta de respeito, não fique ofendido facilmente. Seja humilde e reconheça qualquer erro que cometer. (Ecl. 7:9, 20) Seja obediente por resolver problemas do modo que Jeová ensina. E sempre responda com brandura. (Pro. 15:1) Quando chefes de família e anciãos agem assim, eles agradam a Jeová, mantêm a paz e dão o exemplo de como mostrar mansidão.
11-13. Que exemplo os três hebreus deixaram para nós?
11 Quando sofremos perseguição. O povo de Jeová muitas vezes sofreu perseguição de governantes humanos. Eles podem nos acusar de vários “crimes”, mas sabemos que o real motivo de nos acusarem é que escolhemos “obedecer a Deus como governante em vez de a homens”. (Atos 5:29) Mesmo que zombem de nós, nos prendam ou até nos agridam fisicamente, nunca vamos revidar. Com a ajuda de Jeová, vamos mostrar brandura durante toda a nossa provação.
12 Pense no exemplo dos três hebreus, Hananias, Misael e Azarias. * O rei de Babilônia mandou que eles se ajoelhassem em frente a uma enorme imagem de ouro. Com brandura, eles explicaram por que não iam adorar a imagem. O rei ameaçou jogá-los numa fornalha ardente, mas os três continuaram obedientes a Deus. Jeová salvou os três hebreus da fornalha, mas eles não sabiam se Deus ia fazer isso ou não. Eles estavam dispostos a aceitar qualquer coisa que Jeová permitisse. (Dan. 3:1, 8-28) Os três hebreus provaram que pessoas mansas são realmente corajosas. Nenhum rei, nenhuma ameaça e nenhum castigo vai nos fazer desistir de dar a Jeová nossa “devoção exclusiva”. — Êxo. 20:4, 5.
13 Quando passamos por algum teste de lealdade a Jeová, como podemos imitar os três hebreus? Temos que ser humildes e confiar que Jeová vai cuidar de nós. (Sal. 118:6, 7) Além disso, quando alguém nos acusar, dizendo que estamos fazendo algo errado, vamos responder de modo brando e respeitoso. (1 Ped. 3:15) E não vamos fazer de jeito nenhum nada que comprometa nossa amizade com Jeová.
14-15. (a) O que pode acontecer quando estamos estressados? (b) De acordo com Isaías 53:7, 10, por que podemos dizer que Jesus é o maior exemplo de alguém que continuou manso apesar do estresse?
14 Quando estamos estressados. Todos nós ficamos estressados por vários motivos. Talvez por causa de uma prova na escola ou de uma tarefa que precisa ser feita no trabalho. Ou pode ser que fiquemos estressados só de pensar em algum procedimento médico que vamos ter que fazer. Quando sentimos estresse, é mais difícil mostrar mansidão. Coisas que antes não nos incomodavam podem começar a nos deixar irritados. Isso pode nos fazer falar de modo duro e insensível. Se você já se sentiu estressado, o exemplo de Jesus pode ajudá-lo.
15 Nos últimos meses em que esteve na Terra, Jesus passou por muito estresse. Ele sabia que logo seria morto e que passaria por sofrimentos horríveis. (João 3:14, 15; Gál. 3:13) Alguns meses antes de morrer, ele disse que estava aflito. (Luc. 12:50) E dias antes de ser morto, Jesus repetiu: “Eu estou aflito.” Dá para ver como Jesus era humilde e obediente a Deus quando abriu seu coração e orou: “Pai, salva-me desta hora. Contudo, foi para isto que eu vim, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome.” (João 12:27, 28) Quando chegou o momento, Jesus foi corajoso e se entregou aos inimigos de Deus, e ele foi morto do modo mais doloroso e humilhante que existe. Apesar de todo o estresse, apesar de todo o sofrimento, Jesus foi manso e aceitou fazer o que Deus pediu. Sem dúvida, podemos dizer que Jesus é o maior exemplo de alguém que continuou manso mesmo passando por estresse. — Leia Isaías 53:7, 10.
16-17. (a) Como os amigos de Jesus testaram a mansidão dele? (b) Como podemos imitar Jesus?
16 Na última noite de Jesus como humano na Terra, a mansidão dele foi testada pelos seus amigos mais próximos. Imagine o estresse que Jesus estava passando naquela noite. Será que ele continuaria fiel até a morte? A vida de bilhões de humanos estava em jogo. (Rom. 5:18, 19) E o mais importante: a reputação de Jeová também estava envolvida. (Jó 2:4) Então, durante a última refeição com seus amigos mais próximos, houve “uma discussão acalorada” entre eles “sobre qual deles era o maior”. Jesus já tinha corrigido os apóstolos sobre esse assunto várias vezes, inclusive naquela mesma noite. Mesmo assim, Jesus não ficou irritado. Ele reagiu com brandura. De modo bondoso, mas firme, ele explicou — de novo — como seus discípulos deviam agir. Em seguida, Jesus elogiou seus amigos por serem leais e terem ficado ao lado dele nas provações. — Luc. 22:24-28; João 13:1-5, 12-15.
17 No lugar de Jesus, como você teria reagido? Se passar por uma situação assim, tente imitar o exemplo de Jesus. Continue brando, mesmo que se sinta estressado. Esteja disposto a obedecer à ordem que Jeová deu de ‘continuar a suportar uns aos outros’. (Col. 3:13) Lembre-se que todos nós falamos e fazemos coisas que irritam os outros. Assim, fica mais fácil obedecer a essa ordem. (Pro. 12:18; Tia. 3:2, 5) Além disso, elogie o que você vê de bom nos outros. — Efé. 4:29.
POR QUE CONTINUAR ‘BUSCANDO A MANSIDÃO’?
18. Como Jeová ajuda as pessoas mansas a tomar boas decisões, mas o que elas devem fazer?
18 Nossas decisões vão ser melhores. Se tivermos que fazer alguma escolha difícil na vida, Jeová vai nos ajudar a tomar boas decisões — mas só se formos mansos. Ele promete ouvir “o pedido dos mansos”. (Sal. 10:17) E ele não vai apenas ouvir nosso pedido. A Bíblia promete que Deus “guiará os mansos no que é certo, e ensinará aos mansos o Seu caminho”. (Sal. 25:9) Para nos guiar, Jeová usa a Bíblia, as publicações, * as reuniões e os vídeos produzidos pelo “escravo fiel e prudente”. (Mat. 24:45-47) Mas temos que fazer a nossa parte. Temos que ser humildes e admitir que precisamos de ajuda, e então estudar todas as orientações que Jeová nos dá. E para mostrar que somos obedientes, precisamos pôr em prática o que aprendemos.
19-21. (a) Que erro Moisés cometeu em Cades? (b) Que lições podemos aprender do que aconteceu com Moisés?
19 Vamos cometer menos erros. Pense de novo no caso de Moisés. Por muitos anos, ele continuou manso e agradou a Jeová. Mas bem no fim dos quarenta anos no deserto, Moisés deixou de ser manso. Sua irmã, aquela que provavelmente tinha salvado a vida dele no Egito, tinha acabado de morrer e ser enterrada em Cades. E os israelitas outra vez começaram a reclamar que estavam passando necessidade. Desta vez, “o povo discutia com Moisés” por não terem água. Apesar de todos os milagres que Jeová tinha feito por meio de Moisés, e apesar de Moisés tantas vezes ter mostrado que era um líder bondoso, os israelitas reclamaram. E não apenas da falta de água — eles reclamaram também de Moisés, como se a sede que estavam sentindo fosse culpa dele. — Núm. 20:1-5, 9-11.
20 Moisés ficou cheio de raiva e deixou toda a mansidão de lado. Em vez de falar ao rochedo, assim como Jeová tinha mandado, Moisés brigou com o povo e pegou para ele todo o crédito pelo milagre que ia acontecer. Então, golpeou o rochedo duas vezes, e muita água começou a jorrar. O orgulho e a raiva fizeram Moisés cometer um erro muito grave. (Sal. 106:32, 33) Por ter perdido a mansidão por um momento, Moisés perdeu a chance de entrar na Terra Prometida. — Núm. 20:12.
21 O caso de Moisés nos ensina lições valiosas. Primeiro, sempre se esforce para continuar manso. Se deixarmos a mansidão de lado por um momento, podemos abrir espaço para o orgulho e acabar falando ou fazendo algo que não devíamos. Segundo, o estresse enfraquece a mansidão. Por isso, mesmo quando se sentir pressionado, faça o máximo para continuar manso.
22-23. (a) Por que devemos continuar ‘buscando a mansidão’? (b) Por que Sofonias 2:3 usa a palavra “provavelmente”?
22 Seremos protegidos. Em breve, Jeová vai remover da Terra todas as pessoas más. Apenas os mansos continuarão nela. Finalmente a Terra será um lugar cheio de paz. (Sal. 37:10, 11) Será que você pode estar entre esses mansos? Sim, mas você precisa aceitar o convite amoroso que Jeová fez por meio de Sofonias. — Sofonias 2:3.
23 Por que Sofonias 2:3 usa a palavra “provavelmente”? Isso não quer dizer que Jeová não tem a capacidade de proteger as pessoas que querem agradá-lo e que ele ama. Na verdade, esse versículo mostra que a salvação depende de nós. Por isso, se você quer sobreviver ao “dia da ira de Jeová” e viver para sempre, faça seu melhor para ‘buscar a mansidão’ e sempre agrade a Jeová.
CÂNTICO 21 Felizes os misericordiosos!
^ parágrafo. 5 Ninguém nasce com a qualidade da mansidão. Temos que aprender a ser mansos. Quando lidamos com pessoas calmas, é mais fácil continuarmos mansos. Mas e se tivermos que lidar com alguém de personalidade difícil? Vamos conseguir continuar mansos? Este estudo vai analisar algumas coisas que tornam mais difícil mostrar mansidão e como podemos desenvolver essa bela qualidade.
^ parágrafo. 3 ENTENDA MELHOR: Mansidão. A pessoa mansa é sempre bondosa ao lidar com outros. Mesmo quando alguém a provoca, ela continua mostrando brandura. Humildade. A pessoa humilde nunca é orgulhosa nem arrogante. Ela vê os outros como superiores. No caso de Jeová, ele é humilde porque, mesmo sendo o Soberano do Universo, trata a todos com amor e misericórdia.
^ parágrafo. 12 Os babilônios chamavam os três hebreus pelos nomes Sadraque, Mesaque e Abednego. — Dan. 1:7.
^ parágrafo. 18 Por exemplo, veja o artigo “Tome decisões que honram a Deus”, na Sentinela de 15 de abril de 2011.
^ parágrafo. 59 IMAGEM: Depois de os discípulos discutirem sobre quem era o maior, Jesus continuou brando e calmamente corrigiu o pensamento deles.
A SENTINELA (EDIÇÃO DE ESTUDO)