ESTUDO 4

Mostre intenso amor pelos seus irmãos

Mostre intenso amor pelos seus irmãos

“Com amor fraternal, tenham sentimentos ternos uns pelos outros.” — ROM. 12:10.

CÂNTICO 25 A prova de que somos discípulos

O QUE VAMOS VER *

1. O que mostra que falta amor em muitas famílias hoje?

A BÍBLIA predisse que, nos últimos dias, muitos seriam “desnaturados”, ou seja, não teriam o amor que é natural existir entre os membros de uma família. (2 Tim. 3:1, 3) Hoje, estamos a ver essa profecia a cumprir-se. Por exemplo, milhões de famílias foram divididas pelo divórcio. Os pais zangam-se um com o outro e os filhos não se sentem amados. Até membros da família que moram na mesma casa podem não se sentir achegados. Certo conselheiro familiar disse: “A mãe, o pai e os filhos estão todos desconectados uns dos outros e conectados a computadores, tablets, smartphones ou videojogos. Embora vivam debaixo do mesmo teto, praticamente não se conhecem.”

2-3. (a) De acordo com Romanos 12:10, temos de mostrar amor por quem? (b) O que vamos ver neste estudo?

2 Nós não queremos ser influenciados pelo espírito frio e insensível deste mundo. (Rom. 12:2) O que nós queremos é ter sentimentos ternos, ou seja, queremos mostrar amor uns pelos outros. (Rom. 12:10) E não queremos mostrar esse amor apenas pelos membros da nossa família. Também queremos mostrar amor pelos membros da nossa família na fé, os nossos irmãos e irmãs cristãos. Quando amamos intensamente os nossos irmãos, mantemo-nos unidos. A união é uma parte muito importante da adoração verdadeira. — Miq. 2:12.

3 O que é que pode ajudar-nos a desenvolver e a mostrar intenso amor pelos nossos irmãos? Vamos ver o que podemos aprender de alguns exemplos da Bíblia.

JEOVÁ – UM DEUS “CHEIO DE AMOR LEAL”

4. O que é que Salmo 103:8 nos mostra sobre o amor de Jeová?

4 A Bíblia mostra-nos as belas qualidades de Jeová. Por exemplo, ela diz que “Deus é amor”. (1 João 4:8) Saber disso já nos faz querer ser amigos de Jeová. Mas a Bíblia também diz que Jeová é “cheio de amor leal”. (Sal. 103:8) É muito bom saber que Jeová não apenas nos ama, mas sente muito carinho por cada um de nós!

5. Como é que Jeová mostra misericórdia, e como podemos imitá-lo?

5 Note que Salmo 103:8 relaciona o amor leal de Deus com outra bela qualidade dele – a misericórdia. (Êxo. 34:6) Uma forma de Jeová mostrar misericórdia é por perdoar os erros que cometemos. (Sal. 51:1) Mas na Bíblia, a misericórdia envolve mais do que perdoar. A misericórdia é um sentimento forte que motiva uma pessoa a ajudar alguém que está a passar por dificuldades. Jeová diz que o seu desejo de nos ajudar é mais forte do que os sentimentos que uma mãe tem pelo seu filho. (Isa. 49:15) Quando passamos por dificuldades, é a misericórdia de Jeová que o motiva a ajudar-nos. (Sal. 37:39; 1 Cor. 10:13) É verdade que mostramos misericórdia pelos nossos irmãos quando os perdoamos e não guardamos ressentimento. (Efé. 4:32) Mas a forma principal de mostrarmos misericórdia é por ajudar os nossos irmãos quando eles enfrentam problemas. Quando fazemos isso, imitamos a Jeová, que é o maior exemplo de todos em mostrar amor. — Efé. 5:1.

“UMA GRANDE AMIZADE ENTRE JONATàE DAVID”

6. Como era a amizade entre Jonatã e David?

6 A Bíblia contém vários exemplos de humanos imperfeitos que foram grandes amigos. Um deles é o de Jonatã e David. A Bíblia diz: “Surgiu uma grande amizade entre Jonatã e David; e Jonatã começou a amá-lo como a si mesmo.” (1 Sam. 18:1) Jeová tinha escolhido David para ser rei no lugar de Saul. Por causa disso, Saul ficou com muitos ciúmes de David e tentou matá-lo. Mas o filho de Saul, Jonatã, não apoiou o seu pai nisso. Jonatã e David prometeram continuar amigos e apoiar-se sempre um ao outro. — 1 Sam. 20:42.

A diferença de idade não impediu Jonatã e David de serem grandes amigos (Veja os parágrafos 6 a 9.)

7. O que poderia ter impedido Jonatã e David de serem amigos?

7 Algo que torna a amizade de Jonatã e David ainda mais impressionante é que eles tinham tudo para não serem amigos. Por exemplo, Jonatã era cerca de 30 anos mais velho do que David. Jonatã podia ter pensado: “O David é muito mais novo; não tem tanta experiência como eu. Não tenho nada em comum com ele.” No entanto, Jonatã não pensava assim. Ele não via nem tratava David como alguém inferior.

8. Na sua opinião, porque é que Jonatã foi um bom amigo para David?

8 Jonatã podia ter ficado com ciúmes de David. Afinal, como filho de Saul, Jonatã poderia ter insistido que tinha o direito ao trono. (1 Sam. 20:31) Mas Jonatã era humilde e era leal a Jeová. Por isso, apoiou a decisão de Jeová de escolher David como o próximo rei. Ele também continuou leal a David, apesar de sentir a fúria do seu próprio pai. — 1 Sam. 20:32-34.

9. Será que Jonatã encarava David como um rival? Explique.

9 Jonatã sentia um profundo amor por David. Por isso, não o encarava como um rival. Jonatã sabia usar muito bem o arco e a flecha, e era um guerreiro corajoso. Tanto ele como o seu pai, Saul, eram conhecidos por serem “mais velozes do que as águias e mais fortes do que os leões”. (2 Sam. 1:22, 23) Jonatã podia ter-se gabado de todas as coisas que tinha feito. Mas ele não era competitivo nem invejoso. Pelo contrário, Jonatã admirava a coragem de David e a confiança que ele tinha em Jeová. Na verdade, foi depois de David matar Golias que Jonatã começou a amar David como a si mesmo. E nós? Como é que podemos mostrar este tipo de amor pelos nossos irmãos?

COMO MOSTRAR INTENSO AMOR HOJE?

10. O que significa ‘amar uns aos outros intensamente, de coração’?

10 A Bíblia diz-nos: “Amem-se uns aos outros intensamente, de coração.” (1 Ped. 1:22) Jeová dá-nos o exemplo. Ele ama-nos tanto que, enquanto lhe formos leais, nada nos poderá separar desse amor. (Rom. 8:38, 39) A palavra grega traduzida como “intensamente” transmite a ideia de esticar algo ao máximo. Às vezes, vamos precisar de esticar ao máximo o nosso coração, ou fazer bastante esforço, para mostrar amor por um irmão. Quando outros nos irritam, precisamos de continuar ‘a suportar-nos uns aos outros em amor, esforçando-nos diligentemente para manter a unidade do espírito, no vínculo unificador da paz’. (Efé. 4:1-3) Se queremos manter a paz na congregação, não nos podemos concentrar nos erros dos nossos irmãos. Temos de nos esforçar para os ver assim como Jeová os vê. — 1 Sam. 16:7; Sal. 130:3.

Evódia e Síntique foram incentivadas a ter a mesma mentalidade – algo que pode ser difícil de existir entre nós e os nossos irmãos (Veja o parágrafo 11.)

11. Porque é que pode ser difícil mostrar intenso amor pelos irmãos?

11 Nem sempre é fácil mostrar intenso amor pelos nossos irmãos, especialmente quando nos apercebemos dos defeitos deles. Pelos vistos, era isso o que estava a acontecer a alguns dos primeiros cristãos. Por exemplo, Evódia e Síntique não tinham problemas em trabalhar “lado a lado [com Paulo] pelas boas novas”. Mas por algum motivo, não se davam bem. Por isso, Paulo incentivou-as “a terem a mesma mentalidade no Senhor”. — Fil. 4:2, 3.

Anciãos jovens e mais velhos podem ser bons amigos (Veja o parágrafo 12.)

12. Como podemos desenvolver intenso amor pelos nossos irmãos?

12 Como é que nós podemos desenvolver intenso amor pelos nossos irmãos hoje? Temos de os conhecer melhor. Quanto mais conhecermos os nossos irmãos, mais fácil vai ser entendê-los e sentir amor por eles. Idade e cultura não precisam de ser uma barreira. Lembre-se de Jonatã. Ele era 30 anos mais velho que David. Mesmo assim, tornou-se um grande amigo dele. O que dizer de si? Será que poderia tornar-se amigo de alguém da sua congregação que é mais velho ou mais novo do que você? Dessa forma, vai mostrar que tem amor “pela inteira associação de irmãos”. — 1 Ped. 2:17, nota.

Veja o parágrafo 12 *

13. Porque é que nem sempre vamos ter uma amizade achegada com todos na congregação?

13 Será que ter intenso amor pelos nossos irmãos significa que vamos ter uma amizade achegada com todos na congregação? Não, isso não seria realista. É normal sermos mais amigos daqueles que têm os mesmos interesses que nós. Jesus chamou a todos os seus apóstolos amigos, mas ele tinha um carinho especial por João. (João 13:23; 15:15; 20:2) Apesar disso, Jesus não tratava João como se ele fosse melhor do que os outros apóstolos. Por exemplo, quando João e o seu irmão Tiago pediram uma posição de destaque no Reino de Deus, Jesus disse: “Não me cabe a mim conceder que se sentem à minha direita ou à minha esquerda.” (Mar. 10:35-40) Assim como Jesus, não devemos tratar os nossos amigos achegados de uma maneira e os outros irmãos, de outra. (Tia. 2:3, 4) Se fizéssemos isso, estaríamos a causar um espírito de divisão, e isso é algo que não pode existir na congregação cristã. — Judas 17-19.

14. De acordo com Filipenses 2:3, o que é que nos vai ajudar a não ter um espírito de competição?

14 Quando mostramos intenso amor uns pelos outros, protegemos a congregação de um espírito de competição. Lembre-se de que Jonatã não competia com David, nem tentava ser rei no lugar dele. Todos nós podemos imitar o exemplo de Jonatã. Ao ver as habilidades dos seus irmãos, não os considere como rivais, ‘mas, com humildade, considere os outros superiores a si’. (Fil. 2:3) Lembre-se de que todos contribuem para a congregação de alguma forma. Se tivermos um ponto de vista humilde sobre nós mesmos, conseguiremos ver o que há de bom nos nossos irmãos e vamos aprender muito com o exemplo fiel deles. — 1 Cor. 12:21-25.

15. O que aprendeu da experiência de Tanya e da sua família?

15 Às vezes, passamos por dificuldades que não esperamos. Nessas ocasiões, Jeová pode usar os nossos irmãos para nos dar o consolo, o amor e a ajuda prática de que precisamos. Veja o que aconteceu a Tanya e aos seus três filhos. Em 2019, eles assistiram ao Congresso Internacional “O Amor Nunca Acaba” nos Estados Unidos. Tanya conta o que aconteceu depois do programa de sábado: “Estávamos a voltar de carro para o nosso hotel quando outro carro perdeu o controlo, veio para a nossa faixa e embateu no nosso. Ninguém se magoou, mas saímos do carro e ficámos de pé no meio da estrada, em estado de choque. Então, outro condutor parou o seu carro e começou a acenar, chamando-nos para ir até ao carro dele. Era um dos nossos irmãos, que também tinha acabado de sair do congresso. E não foi só ele que parou. Cinco congressistas da Suécia também pararam. As irmãs vieram, deram-me um abraço apertado e abraçaram a minha filha – nós precisávamos muito disso! Eu disse aos irmãos que ficaríamos bem, mas eles não nos deixaram. Continuaram connosco mesmo depois de os paramédicos chegarem. E certificaram-se de que tínhamos tudo aquilo de que precisávamos. Em cada momento daquela situação difícil, sentimos o amor de Jeová. Esta experiência aumentou ainda mais o amor que sentimos pelos nossos irmãos e, acima de tudo, aumentou o nosso amor e a nossa gratidão por Jeová.” Consegue lembrar-se de uma ocasião em que um irmão mostrou amor quando você mais precisava?

16. Que motivos temos para mostrar intenso amor uns pelos outros?

16 Veja os bons resultados de mostrarmos intenso amor uns pelos outros. Nós consolamos os nossos irmãos quando eles precisam de ajuda. Contribuímos para a união do povo de Deus. Provamos que somos discípulos de Jesus, e isso atrai pessoas sinceras à adoração verdadeira. Acima de tudo, nós damos glória a Jeová, “o Pai de ternas misericórdias e o Deus de todo o consolo”. (2 Cor. 1:3) Por isso, continue a esforçar-se para desenvolver e mostrar intenso amor por todos os irmãos!

CÂNTICO 35 Gratidão pela paciência de Deus

^ parágrafo. 5 Jesus disse que os seus discípulos seriam reconhecidos pelo amor que teriam uns pelos outros. Todos queremos mostrar esse amor. Por isso, precisamos de aprender a amar os irmãos assim como amamos os membros da nossa família. Este estudo vai mostrar-nos como desenvolver e manter esse forte amor pelos nossos irmãos na fé.

^ parágrafo. 55 IMAGENS: Um ancião mais novo aprende muito com um ancião mais velho. Depois, o ancião mais velho recebe o ancião mais novo em sua casa. Os anciãos e as suas esposas mostram amor e generosidade uns pelos outros.