ESTUDO 2

O que podemos aprender com o irmão mais novo de Jesus?

O que podemos aprender com o irmão mais novo de Jesus?

“Tiago, escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo.” — TIA. 1:1.

CÂNTICO 11 Alegremos o coração de Jeová

O QUE VAMOS VER *

1. Como era a família de Tiago?

 TIAGO, irmão de Jesus, foi criado numa família muito forte em sentido espiritual. * José e Maria, seus pais, amavam muito a Jeová e faziam o melhor para servir a Ele. Tiago também teve outra bênção: seu irmão mais velho se tornou o Messias. Ter nascido nessa família foi um privilégio muito grande para Tiago!

Tiago cresceu junto com Jesus e, por isso, teve a chance de conhecê-lo muito bem (Veja o parágrafo 2.)

2. Que motivos Tiago tinha para admirar seu irmão mais velho?

2 Tiago tinha muitos motivos para admirar seu irmão mais velho. (Mat. 13:55) Por exemplo, quando Jesus tinha 12 anos, ele já conhecia tão bem as Escrituras que alguns instrutores de Jerusalém ficaram impressionados com ele. (Luc. 2:46, 47) Tiago talvez tenha trabalhado junto com Jesus como carpinteiro. Se esse for o caso, ele chegou a conhecer muito bem Jesus. O irmão Nathan Knorr costumava dizer: “Você conhece uma pessoa muito bem quando trabalha com ela.” * Tiago com certeza percebeu que “Jesus progredia em sabedoria e em desenvolvimento físico, e no favor de Deus e dos homens”. (Luc. 2:52) Depois de tudo isso, seria fácil achar que Tiago se tornaria um dos primeiros discípulos de Jesus. Mas não foi isso que aconteceu.

3. O que Tiago achou de Jesus quando ele começou a pregar?

3 Durante todo o tempo que Jesus pregou, Tiago nunca se tornou um discípulo dele. (João 7:3-5) Na verdade, Tiago talvez tenha sido um dos parentes de Jesus que achou que ele tinha ‘perdido o juízo’. (Mar. 3:21) E, pelo visto, Tiago não estava com a mãe deles, Maria, quando Jesus foi pregado na estaca de tortura. — João 19:25-27.

4. Que lições vamos ver neste estudo?

4 Depois de um tempo, Tiago começou a ter fé em Jesus. Ele se tornou um ancião com muitas responsabilidades na congregação. Neste estudo, vamos ver duas lições que podemos aprender com Tiago: (1) por que precisamos continuar humildes e (2) como podemos melhorar nossa maneira de ensinar outros.

CONTINUE HUMILDE ASSIM COMO TIAGO

Quando Jesus apareceu para Tiago, ele humildemente aceitou que Jesus era o Messias e se tornou um discípulo fiel dele (Veja os parágrafos 5 a 7.)

5. O que Tiago fez depois que Jesus apareceu para ele?

5 Quando foi que Tiago se tornou um seguidor leal de Jesus? Após sua ressurreição, Jesus “apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos”. (1 Cor. 15:7) Depois disso, Tiago se tornou um dos discípulos de Jesus. Ele estava junto com os apóstolos em Jerusalém quando eles receberam espírito santo. (Atos 1:13, 14) Mais tarde, Tiago teve a alegria de servir como um membro do corpo governante. (Atos 15:6, 13-22; Gál. 2:9) E, antes do ano 62, ele foi inspirado por Deus para escrever uma carta para os cristãos ungidos. Até hoje, todos nós podemos aprender muito com essa carta, não importa se a nossa esperança é viver para sempre na Terra ou no céu. (Tia. 1:1) De acordo com o historiador judeu Josefo, Tiago foi morto por ordem do sumo sacerdote judaico Ananias, filho de Anás. Tiago permaneceu fiel a Jeová até o fim de sua vida na Terra.

6. Qual era a diferença entre Tiago e os líderes religiosos da época?

6 Tiago era humilde. Por que podemos dizer isso? Veja a diferença entre Tiago e os líderes religiosos da época. Quando Tiago viu as provas claras de que Jesus era o Filho de Deus, ele humildemente aceitou isso. Mas os principais sacerdotes em Jerusalém não fizeram o mesmo. Por exemplo, eles sabiam que Jesus realmente tinha ressuscitado Lázaro. Mas em vez de aceitarem que Jesus foi enviado por Jeová, eles tentaram matar Jesus e até Lázaro. (João 11:53; 12:9-11) E um tempo depois, quando o próprio Jesus foi ressuscitado, eles tentaram esconder isso das pessoas. (Mat. 28:11-15) O orgulho desses líderes religiosos era tão grande que eles acabaram rejeitando o Messias.

7. Por que não devemos ser orgulhosos?

7 Lição: seja humilde e deixe Jeová ensinar você. Se não tomarmos cuidado, o orgulho pode aos poucos endurecer nosso coração. Veja o que aconteceu com os fariseus. O coração deles era tão duro por causa do orgulho que não conseguiram aceitar as provas claras de que Jesus era o Filho de Deus. O orgulho é perigoso e pode acabar nos afastando de Jeová. (João 12:37-40) Foi justamente por causa disso que os fariseus acabaram perdendo a chance de ter vida eterna. (Mat. 23:13, 33) Então é muito importante deixarmos que a Bíblia e o espírito santo de Jeová moldem a nossa personalidade e o nosso modo de pensar. Isso vai nos ajudar a tomar boas decisões. (Tia. 3:17) A humildade de Tiago fez com que ele aceitasse ser moldado por Jeová. E como vamos ver, foi justamente por ser humilde que ele conseguiu se tornar um instrutor tão bom.

SEJA UM BOM INSTRUTOR COMO TIAGO

8. O que pode nos ajudar a ser bons instrutores?

8 Tiago não teve uma educação de destaque. Com certeza os líderes religiosos daquela época viam Tiago do mesmo modo como viam os apóstolos Pedro e João, como “homens comuns e sem instrução”. (Atos 4:13) Mesmo assim, Tiago se tornou um ótimo instrutor, e isso fica muito claro quando lemos o livro bíblico que ele escreveu. Pode ser que, assim como Tiago, não tenhamos muito estudo. Mas com a ajuda do espírito santo de Jeová e com todo o treinamento que recebemos da organização dele, também podemos aprender a ser bons instrutores. Então vamos ver o que fazia Tiago ser um instrutor tão bom assim, e como podemos imitar o exemplo dele.

9. De que maneira Tiago ensinava?

9 Tiago não usava palavras difíceis nem dava explicações complicadas. Por causa disso, quando Tiago ensinava, as pessoas sabiam o que precisavam fazer e como podiam fazer isso. Por exemplo, Tiago ensinou que os cristãos podem sofrer injustiças e, mesmo assim, não se tornar pessoas amargas. Veja só como ele escreveu isso de modo simples: “Consideramos felizes os que perseveraram. Vocês ouviram falar da perseverança de Jó e viram o resultado que Jeová proporcionou; viram que Jeová tem grande compaixão e é misericordioso.” (Tia. 5:11) Tiago ensinava usando as Escrituras, e não suas próprias ideias. Nesse caso, ele usou a Palavra de Deus para ajudar as pessoas a entender que Jeová sempre recompensa aqueles que são leais, assim como Jó. Tiago usava palavras simples e explicava as coisas de uma maneira fácil de entender. Assim, ele não chamava atenção para ele mesmo, mas dava honra para Jeová.

10. De que maneira podemos imitar Tiago quando formos ensinar outros sobre Jeová?

10 Lição: ensine de modo simples e use a Bíblia. Quando ensinamos a Bíblia para alguém, nosso objetivo não deve ser mostrar o quanto sabemos, mas sim o quanto Jeová sabe e o quanto ele nos ama. (Rom. 11:33) Podemos conseguir isso se sempre usarmos a Bíblia quando formos ensinar. Por exemplo, em vez de falarmos para o nosso estudante o que nós faríamos no lugar dele, seria melhor considerar alguns exemplos da Bíblia. Assim, ele vai entender o que Jeová pensa e sente sobre o assunto. Dessa forma, nossos estudantes vão aprender que o importante é agradar a Jeová, não a nós.

11. Que fraquezas alguns cristãos tinham, e que conselho Tiago deu para eles? (Tiago 5:13-15)

11 Tiago era realista. Ao lermos a carta de Tiago, fica claro que ele conhecia bem os irmãos e as fraquezas que tinham que enfrentar. Por exemplo, alguns cristãos demoravam um pouco mais para colocar em prática algumas orientações. (Tia. 1:22) Outros davam mais atenção para quem era rico. (Tia. 2:1-3) E alguns tinham dificuldade em controlar a língua. (Tia. 3:8-10) Por isso, Tiago deu conselhos diretos sobre o que eles precisavam fazer. Ele era realista e enxergava os problemas sérios que os irmãos tinham. Mas ele sabia que os irmãos poderiam mudar. Tiago aconselhou esses irmãos de uma maneira bondosa, mas sem deixar de ir direto ao ponto. Além disso, ele incentivou os irmãos a procurarem a ajuda dos anciãos para conseguirem fazer essas mudanças. — Leia Tiago 5:13-15.

12. Que confiança podemos ter?

12 Lição: Seja realista e não perca as esperanças. Temos que ser realistas e reconhecer que muitos dos nossos estudantes têm dificuldade em aplicar os conselhos da Bíblia. (Tia. 4:1-4) Pode levar algum tempo até que alguns consigam se livrar de hábitos ruins e comecem a desenvolver as qualidades de um cristão. Assim como Tiago, também precisamos ser diretos com os nossos estudantes e dizer no que eles precisam melhorar. Precisamos também ser positivos, confiando que Jeová vai atrair as pessoas humildes a ele e dar a força que precisam para fazer mudanças na vida. — Tia. 4:10.

13. O que Tiago achava sobre si mesmo? (Tiago 3:2 e nota)

13 Tiago não se achava melhor do que os outros. Para ele, todos os cristãos eram como seus “amados irmãos”. (Tia. 1:16, 19; 2:5) Tiago também não achava que era mais importante do que os outros só porque foi irmão de Jesus ou porque tinha muitas responsabilidades. Ele nunca dava a impressão de que era perfeito. Pelo contrário, ele se incluiu ao dizer as seguintes palavras: “Todos nós cometemos erros muitas vezes.” — Leia Tiago 3:2 e nota.

14. Por que é importante dizer para os estudantes que nós também erramos?

14 Lição: lembre-se de que todos nós pecamos. Não podemos achar que somos melhores do que os nossos estudantes. Por quê? Se dermos a impressão de que nunca erramos, eles podem ficar desanimados achando que nunca vão conseguir fazer o que Deus pede. Mas se admitirmos que nem sempre é fácil colocar em prática os princípios da Bíblia e explicarmos como Jeová nos ajudou a fazer mudanças na vida, vamos ajudar os nossos estudantes a ver que eles também podem servir a Jeová.

As ilustrações de Tiago eram simples, claras e tocavam o coração (Veja os parágrafos 15 e 16.) *

15. Como eram as ilustrações de Tiago? (Tiago 3:2-6, 10-12)

15 Tiago usava ilustrações para tocar o coração das pessoas. Sem dúvida, Tiago tinha a ajuda do espírito santo. Mas é bem provável que ele tenha aprendido muito com as ilustrações do seu irmão mais velho, Jesus. Em sua carta, Tiago usou ilustrações simples e práticas. — Leia Tiago 3:2-6, 10-12.

16. O que acontece quando usamos uma boa ilustração?

16 Lição: use ilustrações que toquem o coração. A ilustração certa pode abrir os olhos de uma pessoa. O que você quer ensinar vai ficar bem claro e gravado na mente dela. As ilustrações de Jesus faziam isso. Ninguém contava ilustrações tão bem quanto ele, e Tiago aprendeu muito com seu irmão. Vamos ver uma ilustração de Tiago e ver por que ela é tão boa.

17. Por que podemos dizer que a ilustração de Tiago 1:22-25 funciona tão bem?

17 Leia Tiago 1:22-25. Essa ilustração funciona muito bem por vários motivos. Primeiro, Tiago já tinha bem em mente o que queria ensinar. Nessa ilustração, ele queria ensinar que para a Palavra de Deus realmente fazer diferença na nossa vida não basta apenas lermos a Bíblia, temos que colocar em prática o que estamos aprendendo. Tiago fez uma ilustração com uma coisa que todo mundo conhecia: um espelho. E qual era a lição da ilustração? Não faria nenhum sentido um homem se olhar no espelho, ver que seu rosto está sujo e não fazer nada. Do mesmo modo, não faria nenhum sentido ler a Palavra de Deus, ver que você precisa fazer alguma mudança na sua personalidade, mas não fazer nada.

18. Que três pontos devemos lembrar para conseguirmos fazer boas ilustrações?

18 Como podemos imitar Tiago e usar boas ilustrações? Você pode fazer três coisas: (1) Escolher uma ilustração que vai deixar mais fácil para o seu estudante entender o que você está ensinando. (2) Fazer ilustrações com coisas que as pessoas conhecem bem. (3) Deixar claro o que a ilustração quer ensinar. Mas e se você acha difícil fazer boas ilustrações? Você pode usar o Índice das Publicações da Torre de Vigia. Em “Ilustrações” você vai encontrar vários exemplos que pode usar. Mas lembre-se que as ilustrações são como um microfone: quando uma pessoa fala no microfone, a voz dela se destaca das outras pessoas. As ilustrações também destacam as lições que queremos ensinar. Por isso precisamos tomar cuidado e usar ilustrações só nos pontos principais. Com certeza queremos ser bons instrutores, não para chamar atenção para nós mesmos, mas para ajudar o maior número possível de pessoas a fazer parte da família feliz de Jeová.

19. Como podemos mostrar que damos valor para nossa família espiritual?

19 É verdade que nenhum de nós teve o privilégio de crescer com um irmão mais velho que fosse perfeito. Mas temos o privilégio de servir a Jeová junto com nossa família espiritual, nossos irmãos cristãos. Quando passamos tempo, aprendemos e pregamos com nossos irmãos, mostramos que amamos e damos valor a eles. Se nos esforçarmos em seguir de perto o exemplo que Tiago nos deixou, vamos dar honra ao nosso Deus e ajudar as pessoas que têm um coração sincero a se achegar ao nosso amoroso Pai, Jeová.

CÂNTICO 35 Gratidão pela paciência de Deus

^ Tiago e Jesus cresceram juntos. Por isso, Tiago conhecia o Filho de Deus melhor do que a maioria das pessoas daquela época. Neste estudo vamos ver o que Tiago, o irmão mais novo de Jesus, ensinou e por que ele foi tão importante para o início da congregação cristã.

^ Neste estudo, vamos nos referir a Tiago como irmão de Jesus. Mas na verdade ele era meio-irmão de Jesus. Foi Tiago quem escreveu o livro bíblico que leva o seu nome.

^ Nathan Knorr foi um membro do Corpo Governante. Ele terminou sua carreira na Terra em 1977.

^ IMAGEM: Para ensinar como é perigoso usar mal a língua, Tiago fez uma ilustração de uma chama pequena, algo que todo mundo conhecia.