ESTUDO 28

CÂNTICO 123 Obedecemos a Jeová e à sua organização

Você sabe diferenciar o que é verdade e o que é mentira?

Você sabe diferenciar o que é verdade e o que é mentira?

“Mantenham-se firmes, usando o cinturão da verdade.”EFÉ. 6:14.

OBJETIVO

Conseguir enxergar a diferença entre a verdade que aprendemos de Jeová e as mentiras de Satanás e dos nossos opositores.

1. Como você se sente por ter aprendido a verdade?

 O POVO de Jeová ama a verdade que está na Palavra de Deus, e baseamos nossa fé nessa verdade. (Rom. 10:17) Nós temos certeza que Jeová formou a congregação cristã para ser “coluna e amparo da verdade”. (1 Tim. 3:15) E ficamos felizes de apoiar ‘os que exercem a liderança’ entre nós. Afinal de contas, são esses irmãos que explicam as verdades da Bíblia e nos ajudam a fazer a vontade de Deus. — Heb. 13:17.

2. De acordo com Tiago 5:19, o que pode acontecer depois de aprendermos a verdade?

2 Mas, depois de aprender a verdade e aceitar que precisamos seguir a orientação da organização de Jeová, ainda há um perigo: corremos o risco de nos desviar. (Leia Tiago 5:19.) O que Satanás mais quer é nos ver perder a confiança na Bíblia e na organização de Jeová. — Efé. 4:14.

3. Por que precisamos continuar obedientes à verdade? (Efésios 6:13, 14)

3 Leia Efésios 6:13, 14. Muito em breve, Satanás vai espalhar mentiras e convencer nações inteiras a ficarem contra o povo de Jeová. (Apo. 16:13, 14) Nós também sabemos que Satanás vai fazer de tudo para tentar enganar o povo de Deus. (Apo. 12:9) Por isso, é muito importante desde já aprendermos a reconhecer o que é verdade e o que é mentira. Assim, vamos ser obedientes à verdade. (Rom. 6:17; 1 Ped. 1:22) Nossa salvação na grande tribulação vai depender disso!

4. O que vamos ver neste estudo?

4 Neste estudo, vamos ver duas qualidades que nos ajudam a reconhecer a verdade da Bíblia e aceitar as orientações da organização de Jeová. Depois, vamos considerar três coisas que precisamos fazer para continuar firmes na verdade.

QUALIDADES PARA RECONHECER A VERDADE

5. Como o temor a Jeová vai nos ajudar a reconhecer a verdade?

5 Temor a Jeová. Temer a Jeová significa que nosso amor por ele é tão grande que não queremos fazer nada para deixá-lo triste. Por isso, para deixá-lo feliz, queremos saber bem a diferença entre o certo e o errado e entre a verdade e a mentira. (Pro. 2:3-6; Heb. 5:14) Nós nunca podemos permitir que o medo do homem seja maior do que o nosso amor por Jeová. Por quê? Porque se tivermos medo do homem, vamos querer agradar a eles, e o que agrada a eles geralmente desagrada a Jeová.

6. Como o medo do homem fez com que dez israelitas distorcessem a verdade?

6 Se tivermos mais temor do homem do que de Jeová, podemos acabar nos afastando da verdade. Veja o exemplo dos 12 israelitas que foram espionar a terra que Jeová tinha prometido dar para o povo de Israel. Dez deles deixaram que o medo dos cananeus fosse muito mais forte do que o amor que sentiam por Jeová. Eles disseram para os israelitas: “Não podemos subir contra esse povo, porque são mais fortes do que nós.” (Núm. 13:27-31) É verdade que, de um ponto de vista humano, os cananeus eram mais fortes do que os israelitas. Mas chegar a ponto de dizer que os israelitas não conseguiriam vencer os inimigos era deixar Jeová completamente de lado. Esses dez homens deveriam ter se concentrado no que Jeová queria que os israelitas fizessem. Eles também poderiam ter meditado no que Jeová já tinha feito por eles. Assim, teriam se lembrado de que os cananeus não eram nada em comparação a Jeová, o Todo-Poderoso. Mas Josué e Calebe, ao contrário dos outros dez, queriam ter a aprovação de Jeová. Por isso, eles disseram ao povo: “Se Jeová se agradar de nós, ele certamente nos fará entrar nessa terra e a dará a nós.” — Núm. 14:6-9.

7. Como podemos fortalecer nosso temor a Jeová? (Veja também a imagem.)

7 Para fortalecer o nosso temor a Jeová, toda vez que formos tomar uma decisão, precisamos pensar no que vai agradar a ele. (Sal. 16:8) Quando ler um relato da Bíblia, pergunte-se: ‘Se eu estivesse lá, o que eu faria?’ Por exemplo, pense em quando os dez israelitas chegaram falando aquelas coisas negativas. Você teria acreditado neles e ficado com medo do homem ou seu amor por Jeová teria falado mais alto? Os israelitas não acreditaram que Josué e Calebe estavam falando a verdade, e por isso perderam a oportunidade de entrar na Terra Prometida. — Núm. 14:10, 22, 23.

Você teria acreditado em quem? (Veja o parágrafo 7.)


8. Que qualidade precisamos cultivar, e por quê?

8 Humildade. Jeová revela a verdade apenas aos humildes. (Mat. 11:25) Por isso, nós humildemente aceitamos ajuda para aprender a verdade. (Atos 8:30, 31) Então precisamos ter cuidado para não nos tornar orgulhosos e começar a achar que nossas opiniões são tão boas quanto os princípios da Bíblia e as orientações da organização.

9. Como podemos manter a humildade?

9 Para continuarmos humildes precisamos lembrar que não somos nada em comparação com Jeová. (Sal. 8:3, 4) Também podemos orar pedindo para que Jeová nos ajude a ser humildes e a aceitar sermos ensinados por meio da Bíblia e da organização. Jeová vai nos ajudar a dar mais valor aos pensamentos dele do que aos nossos próprios pensamentos. Quando ler a Bíblia, tente ver como Jeová ama a humildade e odeia o orgulho e a arrogância. E faça um esforço sincero para continuar humilde caso receba um privilégio que dê a você certo grau de autoridade e destaque.

COMO PODEMOS NOS APEGAR À VERDADE?

10. Quem Jeová usou para dar instrução e orientação para o seu povo?

10 Confie na organização de Jeová. No passado, Jeová usou Moisés e depois Josué para dar instrução ao Seu povo. (Jos. 1:16, 17) Os israelitas eram abençoados quando reconheciam esses homens como representantes de Jeová. Centenas de anos depois, quando a congregação cristã foi formada, eram os 12 apóstolos que orientavam o povo de Deus. (Atos 8:14, 15) Depois, esse grupo aumentou e incluiu outros anciãos em Jerusalém. Por seguirem a orientação que recebiam desses homens fiéis, “as congregações eram fortalecidas na fé e cresciam a cada dia”. (Atos 16:4, 5) Hoje, nós também somos muito abençoados quando seguimos as orientações da organização de Jeová. Mas como você acha que Jeová se sentiria se a gente não aceitasse quem ele escolheu para tomar a liderança? Podemos responder a essa pergunta vendo o que aconteceu quando os israelitas estavam indo para a Terra Prometida.

11. O que aconteceu com aqueles que não respeitaram quem Jeová escolheu para liderar a nação? (Veja também a imagem.)

11 Certa vez, quando os israelitas estavam indo em direção à Terra Prometida, alguns homens de destaque desafiaram Moisés e a designação que Jeová tinha dado a ele. Eles disseram: “Toda a assembleia [não apenas Moisés] é santa, todos eles, e Jeová está no meio deles.” (Núm. 16:1-3) Embora fosse verdade que para Jeová ‘toda a nação’ era santa, Jeová tinha escolhido Moisés para tomar a liderança. (Núm. 16:28) Ao criticarem Moisés, esses rebeldes, na verdade, estavam criticando Jeová. Eles não se concentraram no que Jeová queria, eles se concentraram no que eles queriam: mais poder e destaque. Jeová destruiu esses homens e também milhares de outros que concordaram com eles. (Núm. 16:30-35, 41, 49) Hoje, da mesma forma, sabemos que Jeová desaprova aqueles que desrespeitam as orientações de sua organização.

Quem você teria apoiado? (Veja o parágrafo 11.)


12. Por que podemos sempre confiar na organização de Jeová?

12 Nós sempre podemos confiar na organização de Jeová. Quando fica claro que é preciso fazer um ajuste no entendimento de alguma verdade bíblica ou em como nossa obra é organizada, aqueles que tomam a liderança não pensam duas vezes em fazer as mudanças. (Pro. 4:18) Eles fazem isso porque, acima de tudo, querem agradar a Jeová. Eles também fazem o máximo para tomar todas as decisões com base na Palavra de Deus, e isso é algo que todo servo de Jeová deve fazer.

13. O que é o “padrão de palavras sadias”, e o que devemos fazer?

13 “Apegue-se ao padrão de palavras sadias.” (2 Tim. 1:13) O “padrão de palavras sadias” se refere aos ensinos cristãos que encontramos na Bíblia. (João 17:17) São eles que nos dão a base para tudo o que acreditamos. A organização de Jeová ensina que devemos nos apegar a esses ensinos. Enquanto fizermos isso, seremos abençoados.

14. Como alguns cristãos do passado deixaram de seguir o “padrão de palavras sadias”?

14 O que poderia acontecer se nos afastássemos do “padrão de palavras sadias”? Veja um exemplo. No primeiro século, alguns cristãos espalharam histórias falsas de que o dia de Jeová já tinha chegado. Pode ser que eles tenham recebido uma carta supostamente escrita pelo apóstolo Paulo dizendo isso. Sem verificar os fatos, alguns cristãos em Tessalônica acreditaram nessas histórias e começaram a contar para outros. Se eles tivessem se lembrado do que Paulo tinha ensinado, eles não seriam enganados. (2 Tes. 2:1-5) Paulo tinha dito para esses irmãos não acreditarem em tudo o que ouvissem. Para ajudá-los em situações futuras, Paulo concluiu sua segunda carta aos tessalonicenses dizendo: “Aqui está a minha saudação, a de Paulo, pela minha própria mão, o que é um sinal em todas as cartas; é assim que eu escrevo.” — 2 Tes. 3:17.

15. Como podemos nos proteger de mentiras que parecem ser verdade? Dê um exemplo. (Veja também as imagens.)

15 O que podemos aprender com o que Paulo disse aos tessalonicenses? Quando ouvimos alguma história chocante ou alguma coisa que não está em harmonia com o que aprendemos na Bíblia, precisamos ficar atentos. Certa vez, na antiga União Soviética, nossos inimigos entregaram aos irmãos uma carta que parecia ser da sede mundial. A carta incentivava alguns irmãos a formar uma organização independente. E a carta realmente parecia ser autêntica. Mas os irmãos que eram fiéis não foram enganados. Eles perceberam que a mensagem da carta não estava de acordo com aquilo que tinham aprendido. Hoje, da mesma forma, aqueles que odeiam a verdade algumas vezes usam a internet e as redes sociais para tentar nos confundir e nos dividir. Em vez de ‘perdermos facilmente o bom senso’, precisamos pensar com cuidado se o que ouvimos ou lemos está em harmonia com as verdades que já aprendemos. — 2 Tes. 2:2; 1 João 4:1.

Não seja enganado por mentiras que pareçam ser verdade (Veja o parágrafo 15.) a


16. De acordo com Romanos 16:17, 18, o que precisamos fazer se alguém se desviar da verdade?

16 Continue unido com aqueles que são leais. Jeová quer que adoremos a ele em união com nossos irmãos, e só vamos conseguir fazer isso se nos apegarmos à verdade. Pessoas que espalham informações que vão contra a verdade criam divisão na congregação. Por isso, Jeová diz para nos ‘afastarmos delas’. Se não fizermos isso, podemos começar a acreditar em coisas que não são verdade e nos tornar desleais a Jeová. — Leia Romanos 16:17, 18.

17. Que benefícios temos por reconhecer a verdade e nos apegar firmemente a ela?

17 Quando sabemos diferenciar o que é verdade e o que é mentira, nos apegamos firmemente à verdade e conseguimos ficar próximos de Jeová e manter nossa fé forte. (Efé. 4:15, 16) Além disso, não seremos enganados pelos ensinos falsos de Satanás e ficaremos seguros durante a grande tribulação, sendo cuidados por Jeová. Então apegue-se firmemente à verdade, ‘e o Deus de paz estará com você’. — Fil. 4:8, 9.

CÂNTICO 122 Vamos continuar firmes!

a DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Uma encenação de irmãos na antiga União Soviética quando receberam uma carta que parecia vir da sede mundial, mas que na verdade era de nossos inimigos. Hoje em dia, nossos inimigos podem usar a internet para espalhar mentiras sobre a organização de Jeová.