A BÍBLIA DIZ: ‘Toda a Escritura é proveitosa.’ — 2 TIMÓTEO 3:16.
O que esse versículo quer dizer
A Bíblia não é um livro de medicina, mas ela tem conselhos práticos que podem ajudar uma pessoa que está lutando com problemas de saúde mental. Veja alguns exemplos.
Como esse versículo pode ajudar
“As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes.” —MATEUS 9:12.
A Bíblia reconhece que talvez precisemos buscar ajuda médica. Muitos se sentiram aliviados quando pesquisaram sobre sua doença em fontes confiáveis e foram ao médico.
Dedicar tempo e energia para ter hábitos saudáveis pode ajudar você a melhorar sua saúde mental. Por exemplo, você pode criar o hábito de se exercitar regularmente, de ter uma alimentação saudável e de dormir o suficiente.
“O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido consome as energias da pessoa.” —PROVÉRBIOS 17:22.
Algo que pode ajudar você a se sentir feliz é ler textos encorajadores da Bíblia e estabelecer objetivos razoáveis que você possa alcançar. Se você mantiver uma atitude positiva e acreditar que as coisas vão melhorar, vai conseguir ter equilíbrio emocional e lidar com os seus desafios.
Você talvez descubra que não consegue fazer sozinho tudo o que deseja, então aceite a ajuda de outros. É possível que seus amigos e sua família queiram ajudar você, mas não saibam como. Sendo assim, diga para eles o que seria bom para você. Seja realista no que espera deles e sempre agradeça pela ajuda que eles dão.
Como muitos estão sendo ajudados pelos conselhos da Bíblia
“Eu vi que tinha alguma coisa errada comigo, então fui consultar uma médica. Ela conseguiu me dar um diagnóstico. Isso me ajudou a entender melhor o meu problema e a saber quais opções médicas eu teria para cuidar da minha saúde.” — Nicole,aque tem transtorno bipolar.
“Eu percebi que ler a Bíblia regularmente com minha esposa me ajuda a começar cada dia com pensamentos positivos e animadores. E geralmente o que acontece é que nos dias mais difíceis eu encontro um texto bíblico específico que toca o meu coração.” — Peter, que tem depressão.
“Era difícil falar com outros sobre o meu problema, porque eu tinha muita vergonha. Mas uma grande amiga minha foi muito compreensiva e tentou entender o que eu estava passando. Ela realmente me ajudou a me sentir melhor e a ver que eu não estava sozinha.” — Ji-yoo, que tem um distúrbio alimentar.
“A Bíblia me ajuda a ser equilibrado e razoável com relação a trabalho e descanso. Graças à sabedoria dela, consigo lidar com os problemas emocionais que me fazem sofrer tanto.” — Timothy, que tem transtorno obsessivo-compulsivo.