“A crise de saúde mental entre os jovens é uma emergência. E as redes sociais contribuem muito para isso.” — Dr. Vivek Murthy, conselheiro nacional de saúde dos Estados Unidos, New York Times, 17 de junho de 2024.
Como os pais podem proteger seus filhos dos perigos das redes sociais? A Bíblia pode ajudar com isso.
O que os pais podem fazer
Analise os seguintes conselhos da Bíblia.
“Quem é prudente pensa bem antes de cada passo.” —Provérbios 14:15.
Por causa dos riscos envolvidos, não se sinta pressionado a deixar seu filho usar redes sociais. E antes de fazer isso, tenha certeza de que ele é maduro o suficiente para evitar conteúdos inapropriados, ter amizades saudáveis e seguir os limites de tempo que você estabelecer.
“[Use] o seu tempo do melhor modo possível.” —Efésios 5:16.
Se você for permitir seu filho usar redes sociais, crie regras e explique para ele como essas regras vão protegê-lo. E fique atento a qualquer mudança no comportamento dele que talvez indique a necessidade de limitar o uso que ele faz das redes sociais.
A Bíblia diz que estamos vivendo em “tempos críticos, difíceis de suportar”. (2 Timóteo 3:1-5) Mas ela também traz conselhos práticos para nos ajudar a lidar com esses desafios. Veja uma lista com mais de 20 ajudas baseadas na Bíblia para pais e filhos no artigo “Saúde mental dos adolescentes piora muito”.