Tolerância — O que a Bíblia diz?

Tolerância — O que a Bíblia diz?

 “A tolerância é uma virtude que torna a paz possível.” — Declaração de Princípios sobre a Tolerância, Unesco, 1995.

 Por outro lado, ser intolerante pode resultar em desrespeito e ódio. Pessoas assim normalmente mostram isso por meio do que falam, e algumas até agem com discriminação e violência.

 Mas existem muitas ideias diferentes sobre o que significa ser tolerante. Alguns acham que significa concordar e apoiar qualquer coisa que as pessoas façam. Outros têm o mesmo ponto de vista da Bíblia, que ser tolerante significa respeitar o direito de escolha dos outros, mesmo sem concordar com eles.

 Será que a Bíblia pode ajudar as pessoas a ser mais tolerantes hoje em dia?

O que a Bíblia diz sobre tolerância

 A Bíblia diz que precisamos ser tolerantes. Ela fala: ‘Sejam razoáveis com todos.’ (Filipenses 4:5) A Bíblia também nos incentiva a tratar os outros de forma justa, com bondade e educação. Pessoas que seguem esse conselho reconhecem que todos podem viver de acordo com suas próprias decisões, mesmo que não concordem com eles nem façam as mesmas coisas.

 No entanto, a Bíblia mostra que Deus tem padrões sobre o que é certo e o que é errado. Ela diz: “[Deus] o informou, ó homem, sobre o que é bom.” (Miqueias 6:8) As orientações que Deus dá para os humanos são para que eles tenham a melhor vida possível. — Isaías 48:17, 18.

 Deus não nos deu o direito de julgar os outros. A Bíblia diz: “Há somente um que é Legislador e Juiz . . . Quem é você para julgar o seu próximo?” (Tiago 4:12) Deus diz que cada um é responsável por suas próprias decisões. — Deuteronômio 30:19.

O que a Bíblia diz sobre respeito

 A Bíblia diz: “Respeitem todas as pessoas.” (1 Pedro 2:17, Bíblia Fácil de Ler) Ou seja, quem segue o que a Bíblia diz trata a todos com respeito, não importa quais sejam suas crenças ou estilo de vida. (Lucas 6:31) Isso não significa que as pessoas que vivem de acordo com a Bíblia vão apoiar e concordar com todas as crenças, opiniões e decisões dos outros. Mas elas não vão agir com falta de educação ou desrespeito. Em vez disso, vão fazer o seu melhor para imitar o modo como Jesus tratava os outros.

 Por exemplo, certa vez, Jesus conheceu uma mulher que era de uma religião que ele não aprovava. Jesus também não concordava com o estilo de vida dela, já que ela vivia com um homem que não era o seu marido. Mesmo assim, Jesus mostrou respeito ao conversar com ela. — João 4:9, 17-24.

 Assim como Jesus, os cristãos estão dispostos a explicar suas crenças para quem quiser ouvir, mas eles fazem isso com “profundo respeito”. (1 Pedro 3:15) A Bíblia diz que os cristãos não devem forçar os outros a ter a mesma opinião que eles. Ela diz que um seguidor de Cristo “não precisa brigar, mas precisa ser meigo com todos”, incluindo aqueles que têm crenças diferentes. — 2 Timóteo 2:24.

O que a Bíblia diz sobre ódio

 A Bíblia diz que devemos nos esforçar para viver em “paz com todos”. (Hebreus 12:14) Quem busca a paz não tem ódio pelos outros e se esforça bastante para ser pacífico com todas as pessoas, sem abrir mão de seus valores. (Mateus 5:9) A Bíblia até mesmo diz que precisamos amar nossos inimigos e tratar com bondade aqueles que nos tratam mal. — Mateus 5:44.

 É verdade que a Bíblia fala que Deus “odeia”, ou “detesta”, certos tipos de comportamento. (Provérbios 6:16-19) Mas nesses casos, a Bíblia usa a palavra “odiar” para falar de um forte sentimento de reprovação por atitudes ruins. A Bíblia mostra que Deus está disposto a perdoar e a ajudar as pessoas que querem mudar seu modo de vida e fazer o que ele diz ser certo. — Isaías 55:7.

Textos bíblicos que falam sobre tolerância e respeito

 Tito 3:2: “Sejam razoáveis, demonstrando toda brandura para com todos os homens.”

 Uma pessoa razoável lida com as diferenças de opinião de maneira bondosa e com respeito.

 Mateus 7:12: “Portanto, todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles.”

 Todos nós gostamos quando os outros nos tratam com respeito e levam em conta nossas opiniões e sentimentos. Para saber mais sobre como aplicar esse ensinamento de Jesus, veja o artigo “O que é a Regra de Ouro?”.

 Josué 24:15: “Escolham hoje a quem servirão.”

 Quando respeitamos o direito de escolha dos outros, nós contribuímos para a paz.

 Atos 10:34: “Deus não é parcial.”

 Deus não discrimina ninguém por causa de gênero, cultura, nacionalidade, raça ou criação. Aqueles que imitam a Deus tratam todas as pessoas com respeito.

 Habacuque 1:12, 13: ‘Deus não pode tolerar a maldade.’

 A tolerância de Deus tem limites. Ele não vai permitir que os humanos façam o que é errado para sempre. Para saber mais, assista ao vídeo Por Que Existe Tanto Sofrimento?.

 Romanos 12:19: “Deem lugar à ira [de Deus]; pois está escrito: ‘“A vingança é minha; eu retribuirei”, diz Jeová.” a

 Jeová Deus não nos deu o direito de nos vingar. Ele garante que ele vai fazer justiça no momento certo. Para saber mais, leia o artigo “Será que um dia teremos justiça no mundo?”.

a Jeová é o nome de Deus. (Salmo 83:18) Veja o artigo “Quem é Jeová e por que seu nome é importante?”.