Os gatos de estimação gostam de ficar se limpando. Eles podem ficar fazendo isso por até um quarto do tempo que estão acordados. Eles conseguem se limpar muito bem porque a língua deles tem características impressionantes.
Analise o seguinte: A língua do gato é coberta por 290 papilas. Essas papilas são pequenos espinhos inclinados para trás que são quase tão duros como uma unha. Cada papila tem uma ponta oca que recolhe e armazena saliva assim que o gato coloca a língua dentro da boca. Quando o gato se lambe, as papilas penetram profundamente nos pelos e liberam a saliva na pele do gato.
A língua do gato pode transferir para pele e o pelo dele cerca de 48 mililitros de água por dia. A saliva do gato contém enzimas que quebram contaminantes. Além disso, à medida que a saliva evapora, ela proporciona quase 25% do resfriamento que o corpo de um gato precisa. Isso é muito importante porque os gatos têm poucas glândulas de suor.
Se uma das papilas encontra um nó, ela se move para penetrar mais fundo no pelo, e isso dá a ela força suficiente para desatar o nó. E enquanto o gato se limpa, as pontas das papilas também podem estimular a pele dele. Cientistas criaram uma escova de cabelo experimental que imita as características da língua do gato. Essa escova precisa de menos força para pentear o cabelo do que uma escova comum e é mais fácil de ser limpa. Além disso, ela consegue desfazer os nós que encontra. Os pesquisadores acreditam que a língua do gato pode ajudá-los a desenvolver maneiras melhores de limpar superfícies peludas e felpudas. Também pode ajudar a melhorar os métodos usados para aplicar medicamentos e loções em peles cobertas de pelo.
O que você acha? A língua do gato é resultado da evolução ou teve um projeto?