Você é espontânea, já o seu marido gosta de planejar tudo nos mínimos detalhes.
Você é quieto e reservado, mas sua esposa é extrovertida; é a alma da festa.
Seu marido ou sua esposa tem alguma mania irritante? Ficar se concentrando nisso pode ser ruim para o seu casamento. De fato, a Bíblia diz que “aquele que insiste em falar sobre um assunto separa bons amigos”. — Provérbios 17:9.
Mas você não precisa deixar que uma mania irritante cause problemas no seu casamento. Em vez disso, você pode aprender a ver essa mania por um ângulo positivo.
Aquela mania irritante do seu marido ou da sua esposa pode estar ligada a uma qualidade que você admira. Veja três exemplos:
“Meu marido costuma ser muito devagar. Ele demora pra fazer as coisas ou pra se arrumar quando precisamos sair. Mas o lado bom disso é que ele também é paciente, até mesmo comigo! Às vezes, fico irritada com a lerdeza dele, mas isso também é parte do que eu amo nele.” — Chelsea.
“Minha esposa planeja tudo nos mínimos detalhes. Ela gosta de sentir que está sempre no controle da situação, só que isso pode ser irritante. Por outro lado, por ela ser bem detalhista, ela não esquece de nada.” — Christopher.
“Meu marido parece não ligar pra nada, e isso me deixa muito frustrada! Ao mesmo tempo, foi esse jeito tranquilo que me fez gostar dele. Eu admiro a habilidade que ele tem de continuar calmo mesmo em situações estressantes.” — Danielle.
Como Chelsea, Christopher e Danielle aprenderam, os pontos fortes e fracos de seu marido ou de sua esposa muitas vezes são apenas lados diferentes da mesma qualidade. Assim como é impossível descartar apenas um dos lados de uma moeda, você não pode eliminar o lado ruim de uma mania sem perder o lado bom dela.
É claro que algumas manias não têm um lado positivo. Por exemplo, a Bíblia diz que algumas pessoas ‘facilmente se iram’. (Provérbios 29:22) Nesse caso, a pessoa deve se esforçar para abandonar “todo tipo de ressentimento, ira, raiva, gritaria e palavras ofensivas”.* — Efésios 4:31.
Mas se uma mania é apenas irritante, siga o conselho da Bíblia: “Continuem a suportar uns aos outros . . . , mesmo que alguém tenha razão para queixa.” — Colossenses 3:13.
Além disso, tente se concentrar no lado positivo dessa mania. Talvez tenha sido esse lado que fez você gostar de seu marido ou esposa. Um marido chamado Joseph diz: “Ficar se concentrando numa mania irritante é como só prestar atenção na ponta afiada de um diamante, mas não dar valor ao seu brilho.”
Guia de conversa
Primeiro, cada um pode responder sozinho às seguintes perguntas. Depois, vocês podem conversar sobre as respostas que deram.
Você acha que alguma mania de seu marido ou esposa está causando problemas no casamento? Qual mania?
Essa mania é algo grave ou é apenas irritante?
Essa mania tem algum lado positivo? Qual? Por que você gosta desse lado positivo?
^ parágrafo. 10 Veja os artigos “Como controlar a raiva”, “Como evitar ferir com palavras” e “Como parar de discutir”.