A Bíblia nos incentiva a dar coisas para os outros de maneira voluntária e com a motivação correta. Além disso, ela diz que o ato de dar algo a alguém não beneficia apenas quem recebe, mas também aquele que dá. (Provérbios 11:25; Lucas 6:38) Jesus disse: “Há mais felicidade em dar do que em receber.” — Atos 20:35.
Deus se agrada quando damos alguma coisa a alguém de nossa própria vontade. A Bíblia diz: “Faça cada um conforme resolveu no coração, não a contragosto nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” — 2 Coríntios 9:7.
Dar de coração faz parte da “religião” que Deus aprova. (Tiago 1:27, nota) Quem ajuda generosamente alguém necessitado está colaborando com Deus, que vê essa generosidade como um empréstimo sendo feito a Ele. (Provérbios 19:17) A Bíblia ensina que Deus vai recompensar a pessoa generosa. — Lucas 14:12-14.
Quando é para apoiar atividades ou atitudes que desagradam a Deus. Por exemplo, seria errado dar dinheiro para alguém que vai usar em apostas ou vai abusar de drogas ou álcool. (1 Coríntios 6:9, 10; 2 Coríntios 7:1) Também não seria bom darmos coisas para alguém que é capaz de se sustentar, mas se recusa a fazer isso. — 2 Tessalonicenses 3:10.
Quando atrapalha uma responsabilidade dada por Deus. A Bíblia ensina que os chefes de família devem prover o necessário para os membros da sua casa. (1 Timóteo 5:8) Seria errado se um chefe de família desse tantas coisas para outros ao ponto de prejudicar a sua própria família. Jesus condenou aqueles que não ajudavam seus pais idosos e afirmavam que tudo o que tinham era “uma dádiva dedicada a Deus”. — Marcos 7:9-13.