Conteúdo waama yuu

Sumário waama yuu

NORÜ NGUꞌ 22

Nhuãcü i mẽa nauneta i ãarüãꞌtchiga?

Nhuãcü i mẽa nauneta i ãarüãꞌtchiga?

“Natürü name nixĩ i perü maxü̃wa pegü pimexẽxẽgü. . . i aixcüma mexü̃ i Tupanape̱xewa.”1 PE 3:4.

NGẼMA NÜÜ̃ NANGUTCHAÜ̃Ü̃

Nüü̃ nacuaꞌtchiga nhuãcü i natetchaü̃ rü namaꞌtchaũ na nügümaã ãarüãꞌgü meã nauneta naü rüꞌta nhuãcu i yaõgütücumü nüü̃ narüngü̃ẽẽ.

1-2. Taꞌacü i duü̃ü̃gü nüü̃ niugüü̃ naãarüãꞌtchiga?

 O NAMORO pode ser uma fase muito feliz na vida de um casal. Se você está namorando, com certeza quer que tudo dê certo. E é isso o que acontece com muitos casais. Uma irmã da Etiópia, chamada Ayana, a diz: “Uma das épocas mais felizes da minha vida foi o namoro. A gente conversava sobre assuntos sérios, mas também ria muito. Eu fiquei muito feliz quando percebi que tinha encontrado alguém que eu amava e que me amava também.”

2 Por outro lado, Aléssio, um irmão da Holanda, diz: “Foi muito bom conhecer melhor a minha esposa durante o namoro, mas também tivemos nossos desafios.” Neste estudo, vamos ver algumas situações que podem surgir e alguns princípios da Bíblia que podem ajudar os casais a ter um namoro que honre a Jeová. Também vamos ver como outros na congregação podem ajudar esses casais.

TAꞌACÜCAꞋ NGEGUMA NAÃARÜÃꞋGU?

3. Taꞌacücaꞌ ngeguma naãarüãꞌgu? (Provérbios 20:25)

3 É verdade que o namoro pode trazer bastante felicidade, mas também é um passo muito importante que pode levar ao casamento. No dia de seu casamento, os noivos prometem diante de Jeová que vão amar e respeitar um ao outro pelo resto de suas vidas. Então, como em qualquer outro voto, precisamos pensar muito bem antes de fazer o voto do casamento. (Leia Provérbios 20:25.) O objetivo do namoro é o casal se conhecer bem e tomar uma boa decisão. Às vezes, a decisão é se casar, mas outras vezes, a decisão pode ser terminar o namoro. Se o casal decidir terminar, isso não significa que o namoro deu errado. Pelo contrário, o namoro cumpriu seu objetivo: eles conseguiram tomar uma boa decisão.

4. Tüꞌcüü̃ guü̃ i yiema name niĩ nagu tarüĩnue taꞌacü i weꞌguü̃ i naãarüãꞌtchiga?

4 Por que é tão importante entender o objetivo do namoro? Quando a pessoa solteira tem o ponto de vista correto, ela não vai começar um namoro sem ter intenção de se casar. Mas os solteiros não são os únicos que precisam ter esse ponto de vista. Todos nós devemos nos lembrar do objetivo do namoro. Por exemplo, alguns talvez achem que se um casal está namorando eles têm que se casar. Mas como isso afeta quem é solteiro? Melissa, uma irmã solteira nos Estados Unidos, diz: “Os casais de namorados que são Testemunhas de Jeová sofrem muita pressão de outros irmãos. Por causa disso, alguns continuam namorando mesmo que as coisas não estejam indo bem. Já outros que estão solteiros nem tentam namorar para não passar por essa pressão. Isso pode causar muita ansiedade.”

NÜGÜMAÃ YEERA NÜÜ̃ NACUAꞌ

5-6. Taꞌacütchiga nügümaã nideagü ngeguma namaã naãarüãꞌgu? (1 Pedru 3:4)

5 O que vai te ajudar a decidir se casar ou não? Conhecer bem a outra pessoa. Provavelmente você já sabia algumas coisas sobre ela antes mesmo de terem começado a namorar. Mas agora, você tem a chance de conhecer “a pessoa secreta do coração”. (Leia 1 Pedro 3:4.) Durante o namoro, você pode saber melhor como é a relação da pessoa com Jeová e como é a personalidade e a maneira de pensar dela. Com o tempo, você vai conseguir responder às seguintes perguntas: ‘Será que essa pessoa vai ser um bom marido ou uma boa esposa para mim?’ (Pro. 31:26, 27, 30; Efé. 5:33; 1 Tim. 5:8) ‘Eu vou conseguir amar e dar atenção a essa pessoa e ter o mesmo em troca? Vai ser fácil lidar com nossas imperfeições?’ b (Rom. 3:23) A cada dia que passa vocês vão se conhecer melhor. Mas lembrem que a coisa mais importante não é o quanto vocês são parecidos, mas sim o quanto vocês estão dispostos a se adaptar às diferenças um do outro.

6 Que outras coisas você deveria prestar atenção durante o namoro? Antes de se envolver muito emocionalmente, talvez você queira conversar sobre assuntos importantes, como os planos que a pessoa tem para o futuro. Mas e outros assuntos pessoais, por exemplo, questões de saúde, problemas financeiros ou traumas do passado? Nem tudo precisa ser dito logo no começo do namoro. (Veja também João 16:12.) Se você achar que está muito cedo para falar de algum assunto particular, deixe isso claro. Mas depois de um tempo, a outra pessoa vai precisar de mais informações para tomar uma boa decisão. Então, vai chegar a hora em que você vai ter que falar honestamente sobre assuntos pessoais.

7. Nhuãcü ya nügümaã naãarüãꞌ yeera nüü̃ nacuaꞌgü? (Nüü̃ nadau i quadru “ Namoro a distância”) (Nüü̃ nadau i natchicünaꞌãgü.)

7 Como descobrir quem a pessoa realmente é? Uma das melhores maneiras é fazendo perguntas e escutando com atenção. (Pro. 20:5; Tia. 1:19) Para terem a chance de conversar, seria bom fazer algumas atividades juntos, por exemplo, sair para comer, passear num local público ou sair na pregação. Vocês também podem descobrir coisas um do outro enquanto passam tempo com amigos e família. Tentem planejar atividades que deem a chance de ver como a pessoa age em diferentes circunstâncias e com outras pessoas. Veja o que Andrew, da Holanda, tentou fazer durante seu namoro com Alicia: “A gente escolhia atividades que nos ajudassem a nos conhecer melhor. Às vezes, eram coisas simples, como preparar juntos uma refeição ou outras atividades de casa. Ao fazer isso, nós conseguimos ver tanto as qualidades como os defeitos um do outro.”

Seria bom planejar atividades que deem a vocês a chance de conversar e se conhecer melhor (Veja os parágrafos 7 e 8.)


8. Tüꞌcüü̃ nameẽtchima nügümaã naãarüãꞌ i Tupanaarü Orecaꞌ wüitchigü inguꞌ?

8 Vocês também vão se conhecer melhor se estudarem a Bíblia juntos. Quando se casarem, vocês vão ter que separar um tempo para fazer a Adoração em Família; Deus tem que ocupar um lugar especial no seu casamento. (Ecl. 4:12) Por isso, seria bom vocês estudarem juntos agora, durante o namoro. É claro que um casal de namorados não é uma família e o irmão ainda não é o cabeça da irmã. Mesmo assim, se estudarem juntos regularmente, vocês poderão saber como é a relação da outra pessoa com Jeová. Max e Laysa, um casal dos Estados Unidos, descobriram outro benefício de estudar juntos. Ele diz: “Desde o começo do namoro, a gente estudava publicações que falavam sobre namoro, casamento e vida familiar. Estudar essas publicações nos ajudou a falar sobre assuntos sérios que normalmente não seriam fáceis de conversar.”

TO I NGEMAGÜ NAME NIĨ NÜÜ̃ NADAU

9. Taꞌacü i õgütanüü̃gü natetchaü̃ rü namaꞌtchaü̃ nagu narüĩnüe ngeguma nüü̃ nauneta teémaã nüü̃ niu norü naãarüãꞌtchiga?

9 Para quem vocês devem contar sobre o namoro? Vocês podem decidir isso como casal. No começo, talvez vocês decidam contar apenas para poucas pessoas. (Pro. 17:27) Assim vocês evitam perguntas e pressão desnecessárias. Mas se não contarem para ninguém, vocês podem acabar se isolando para evitar que outras pessoas descubram, e isso pode ser perigoso. Então seria sábio contar para aqueles que podem ajudar e dar bons conselhos para vocês. (Pro. 15:22) Por exemplo, vocês podem contar para alguns da sua família, amigos maduros ou os anciãos.

10. Nhuãcü i nügümaã naãarüãꞌ nanaü Yeuwa nataãẽẽẽ? (Provérbios 22:3)

10 Como agradar a Jeová no namoro? Com o passar do tempo, o que vocês sentem um pelo outro vai ficar mais forte. Como vocês podem evitar fazer coisas que desagradem a Jeová? (1 Cor. 6:18) Não conversem sobre coisas imorais, não fiquem sozinhos num lugar isolado nem bebam demais. (Efé. 5:3) Essas coisas podem aumentar o desejo sexual, e vai ser mais difícil fazer o que agrada a Jeová. Então, o que acham de sempre conversar sobre como manter o respeito um pelo outro e por Jeová? (Leia Provérbios 22:3.) Veja o que ajudou Kaleb e Alma, da Etiópia. Eles dizem: “A gente passava tempo em lugares públicos ou junto com nossos amigos. Nós nunca ficamos sozinhos num carro ou numa casa. Dessa forma, sempre fugimos de situações perigosas.”

11. Taꞌacü i nügümaã naãarüãꞌ naü̃pa nagu narüĩnüe i nameãẽtchiga?

11 E quanto às demonstrações de carinho? Conforme o amor de vocês aumenta, talvez decidam demonstrar carinho de um modo apropriado. Mas, se a paixão começar a ficar muito forte durante o namoro, pode ser difícil pensar com clareza sobre a outra pessoa e tomar uma boa decisão sobre o casamento. (Cân. 1:2; 2:6) As demonstrações de afeto podem fazer com que você perca o controle da situação e acabe fazendo algo que desagrade a Jeová. (Pro. 6:27) Então, já no começo do namoro, conversem sobre que limites vocês vão colocar levando em conta os princípios da Bíblia. c (1 Tes. 4:3-7) Vocês podem conversar sobre estas perguntas: O que será que outros vão achar sobre nossas demonstrações de afeto? O que fazemos desperta desejos sexuais em um de nós dois?

12. Ngeguma tama wüigu narüĩnüegu, taꞌacü name i nügümaã naãarüãꞌ nüna nacuaꞌãtchiẽ?

12 Como lidar com problemas e desentendimentos? E se de vez em quando vocês tiverem um desentendimento? Será que isso significa que vocês não combinam? Não necessariamente. Todos os casais têm suas diferenças. Um casamento forte é feito de duas pessoas que se respeitam e que estão dispostas a se adaptar aos gostos de cada um. A maneira como vocês resolvem os problemas agora diz muito sobre como vai ser o casamento de vocês. Perguntem-se: ‘Será que conseguimos conversar sobre qualquer assunto com respeito e de maneira calma? Nós admitimos as nossas falhas e fazemos o máximo para melhorar? Estamos dispostos a ceder, pedir desculpas e perdoar?’ (Efé. 4:31, 32) Mas, se vocês estão sempre discordando ou discutindo durante o namoro, é bem provável que quando se casarem a situação não melhore. Por isso, se um de vocês perceber que o outro não é a pessoa certa, a melhor decisão para os dois pode ser terminar o namoro. d

13. Taꞌacü nüü̃ narüngü̃ẽẽ i nügü naãarüãꞌ nüü̃ nauneta nhuguratáta nügü nacuaꞌgüama?

13 Quanto tempo o namoro deve durar? Quando tomamos uma decisão com pressa, as coisas geralmente não dão certo. (Pro. 21:5) Então seu namoro deve durar tempo suficiente para que você conheça bem a outra pessoa. Mas você também não deve estender demais o namoro sem necessidade. A Bíblia diz: “A expectativa adiada faz adoecer o coração.” (Pro. 13:12) Além disso, quanto mais tempo vocês passam juntos, mais difícil vai ser resistir aos impulsos sexuais. (1 Cor. 7:9) Em vez de se preocupar demais com o tempo do namoro, pare e pense: ‘O que mais eu preciso saber sobre a outra pessoa para que eu possa tomar uma boa decisão?’

NHUÃCÜ I YAÕGÜÜ̃TÜCUMÜ NÜÜ̃ NARÜNGÜ̃ẼẼ TÁ YA TEÉ NÜGÜ NAÃARÜÃꞋGU?

14. Nhuãcü togü nüü̃ narüngü̃ẽẽ ngeguma duü̃ü̃gü nügü naãarüãꞌgu? (Nüü̃ nadau i natchicünaꞌã.)

14 Se você conhece um casal que está namorando, como pode ajudá-los? Uma boa ideia seria convidá-los para uma refeição, para participar da Adoração em Família ou fazer outra coisa. (Rom. 12:13) Eles poderão aproveitar essas ocasiões para se conhecer melhor. Podemos oferecer companhia para não ficarem sozinhos, dar uma carona ou deixar que eles usem nossa casa para conversar em particular, sem ficarem completamente sozinhos. (Gál. 6:10) Alicia, mencionada antes, lembra-se da ajuda que ela e Andrew receberam de outros irmãos. Ela diz: “Nós ficamos muito felizes quando alguns irmãos disseram que podiam nos receber em sua casa se a gente precisasse de um lugar para conversar em particular, mas sem ficarmos isolados.” Você não acha que é um privilégio poder ajudar um casal que precisa da sua companhia? Tenha cuidado para não deixar o casal completamente sozinho, mas ao mesmo tempo, dê a eles a privacidade que precisam para conversar. — Fil. 2:4.

Se você conhece um casal que está namorando, pense no que pode fazer para ajudá-los (Veja os parágrafos 14 e 15.)


15. Taꞌacü yeera tanaü na nüü̃ tarüngü̃ẽẽü̃caꞌ ya teꞌe niĩ nügümaã naãarüãꞌ? (Provérbios 12:18)

15 Nós podemos dar apoio aos casais que estão namorando pelo que dizemos e pelo que não dizemos. Às vezes, pode ser difícil controlar a nossa vontade de dizer alguma coisa. (Leia Provérbios 12:18.) Por exemplo, podemos sentir vontade de contar para outros que um casal começou a namorar. Mas talvez o próprio casal queira dar a notícia. Não devemos fazer fofoca sobre um casal que está namorando ou criticar as decisões deles. (Pro. 20:19; Rom. 14:10; 1 Tes. 4:11) Além disso, não devemos fazer perguntas ou falar coisas que façam o casal se sentir pressionado a se casar. Uma irmã chamada Elise e seu marido contam: “A gente achava estranho quando outros perguntavam sobre nossos planos de casamento sendo que a gente nem tinha conversado sobre isso ainda.”

16. Taꞌacü tanaü ngeguma nüü̃ tacuaꞌgügu na duü̃ü̃gü nanaguẽẽ nügümaã naãarüãꞌ?

16 Mas e se o casal decidir terminar o namoro? Não seria bom ficarmos fazendo perguntas ou tentando achar um culpado. (1 Ped. 4:15) Uma irmã chamada Lea diz: “Eu fiquei sabendo que outras pessoas estavam tentando descobrir por que eu e um irmão terminamos o namoro. Fiquei muito magoada.” Como vimos, se um casal decidir terminar o namoro, isso não significa que o namoro deu errado. Na verdade, o namoro cumpriu o seu objetivo: ajudar o casal a tomar uma boa decisão. Mesmo assim, tomar essa decisão não é fácil e, provavelmente, os dois se sentem tristes e sozinhos. Por isso, é importante tentar oferecer alguma ajuda. — Pro. 17:17.

17. Taꞌacü name nanaü ya natetchaü̃ rü namatchaü̃ na nügümaã naãarüãꞌ?

17 É verdade que o namoro tem seus desafios, mas também pode ser uma fase muito feliz. Jéssica conta: “Para falar a verdade, namorar dá trabalho. Mas todo o tempo e energia gastos valem a pena!” Se você estiver namorando, continue se esforçando para conhecer bem a outra pessoa. Fazendo isso, pode ter certeza que seu namoro vai levar você a tomar uma boa decisão.

a Alguns nomes foram mudados.

c A estimulação intencional dos órgãos sexuais é uma forma de imoralidade que requer ação judicativa por parte dos anciãos da congregação. Fazer carícias nos seios ou ter conversas imorais por telefone ou internet, incluindo o sexting, também pode resultar em ação judicativa, dependendo das circunstâncias.

d Para saber mais, veja “Perguntas dos Leitores”, na Sentinela de 15 de agosto de 1999.