ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 16

‘Döꞌö nherẽ, te dza höiwaꞌudu aihitébré ꞌwa hã.’

‘Döꞌö nherẽ, te dza höiwaꞌudu aihitébré ꞌwa hã.’

‘Tawamhã Jesus te atsa tãma tinha [Marta ma], ãne: — ‘Döꞌö nherẽ, te dza höiwaꞌudu aihitébré ꞌwa hã.’ — JOÃO 11:23.

DANHOꞌRE 151

O QUE VAMOS VER a

1. E niha Mateus ma tô höiꞌré ĩtsimidzadzedzé hã dahöiwaꞌutudzém na.

 UM JOVEM chamado Mateus tem uma doença grave e já precisou passar por várias cirurgias. Quando tinha 7 anos, ele e seus pais estavam assistindo ao JW Broadcasting®. Quase no fim do programa, eles viram um clipe musical que mostrava pessoas dando boas-vindas para os ressuscitados no Paraíso. b Depois do programa, Mateus virou para os seus pais, segurou nas mãos deles e disse: “Pai, mãe, vocês viram só? Mesmo se eu morrer, eu vou voltar na ressurreição. Vai dar tudo certo; é só me esperar.” Você consegue imaginar como esses pais se sentiram ao ver que a esperança da ressurreição era tão real para seu filho?

2-3. E marĩ wa, wa te rotsaꞌrata petse dzaꞌra wamhã dahöiwaꞌutudzém na wama wẽ dzaꞌra di dza.

2 Meditar na esperança da ressurreição é algo que todos nós precisamos fazer de vez em quando. (João 5:28, 29) Por quê? Porque nunca se sabe quando vamos ter uma doença grave ou perder alguém que amamos na morte. (Ecl. 9:11; Tia. 4:13, 14) Nossa esperança da ressurreição pode nos dar a força que precisamos para enfrentar esses problemas. (1 Tes. 4:13) A Bíblia garante que Jeová, nosso Pai celestial, nos conhece bem e nos ama muito. (Luc. 12:7) Pense no seguinte: Jeová nos conhece tão bem que, se for preciso nos ressuscitar, ele pode nos trazer de volta com a mesma personalidade e as mesmas lembranças. E ele nos ama tanto que nos dá a oportunidade de viver para sempre!

3 Neste estudo, vamos ver por que podemos acreditar na promessa da ressurreição. Depois, vamos ver um relato da Bíblia que fortalece muito a nossa fé. É nesse relato que encontramos as palavras do texto temático deste estudo: “Seu irmão se levantará.” (João 11:23) Por último, vamos ver o que podemos fazer para que a esperança da ressurreição seja ainda mais real para nós.

E MARĨ WA, WA DZA TSADZEI PETSE DZAꞌRA NI ROPITSUTU NA DAHÖIWAꞌUTUDZÉM NA.

4. E marĩ, wa dza waihuꞌu dzaꞌra ni wa te tsadzei petse dzaꞌra da nimahã ropitsutu na. Ãma ĩtsimiréꞌé.

4 Para acreditar em uma promessa, precisamos ter certeza de que a pessoa que fez a promessa tem o desejo e o poder (ou a habilidade) para cumpri-la. Pense nesta ilustração: Depois de uma tempestade, sua casa precisa de muitos consertos. Daí um amigo chega e diz: “Eu vou ajudar você a fazer os reparos da casa.” Isso mostra que ele tem o desejo de ajudar você. Agora imagine que seu amigo é um bom pedreiro e tem as ferramentas necessárias. Você confia que ele tem o poder, ou a habilidade, para cumprir a promessa e por isso você acredita no que ele prometeu. Será que podemos ter essa mesma certeza sobre a promessa da ressurreição? Será que Deus tem mesmo o desejo e o poder para cumpri-la?

5-6. E marĩ wa, wa dza tsadzei petse dzaꞌra ni Jeová te te tsima ĩwẽ petse te te daꞌahöiwaꞌutu da.

5 Será que Jeová tem o desejo de ressuscitar os mortos? Com certeza. Para nos mostrar isso, ele fez com que vários escritores da Bíblia falassem sobre essa promessa. (Isa. 26:19; Ose. 13:14; Apo. 20:11-13) E quando Jeová faz uma promessa, ele sempre cumpre. (Jos. 23:14) Aliás, Jeová não vê a hora de trazer os mortos de volta à vida. Como sabemos disso?

6 Por exemplo, veja o que Jó disse. Ele tinha certeza de que, quando morresse, Jeová ia sentir saudades dele e querer trazê-lo de volta à vida. (Jó 14:14, 15) Jeová também sente saudades de todos os seus servos que já morreram. Ele está ansioso para ressuscitá-los e dar a eles uma vida feliz e com saúde. Mas e os bilhões de humanos que morreram sem ter a chance de conhecer a verdade sobre Jeová? Nosso Deus amoroso também quer ressuscitá-los. (Atos 24:15) Jeová quer que eles tenham a oportunidade de se tornar seus amigos e viver para sempre na Terra. (João 3:16) Então fica claro que Jeová tem o desejo de ressuscitar os mortos.

7-8. E marĩ wa, wa dza tsadzei petse dzaꞌra ni Jeová te te daꞌahöiwaꞌutu waihuꞌu petse na.

7 Será que Jeová também tem o poder para ressuscitar os mortos? É claro que sim! Afinal, ele é “o Todo-Poderoso”. (Apo. 1:8) Ele tem poder para destruir qualquer inimigo, até a morte. (1 Cor. 15:26) Saber disso nos dá força e consolo. Veja o exemplo da irmã Emma Arnold. Ela e sua família enfrentaram muitos testes de fé durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive perdendo muitas pessoas queridas nos campos de concentração nazistas. Para consolar sua filha, a irmã Emma disse: “Se a morte mantivesse a humanidade para sempre em seu poder, ela seria mais forte do que Deus, não seria?” Mas sabemos que nada é mais forte do que Jeová, nosso Deus Todo-Poderoso! Já que ele criou a vida, com certeza ele tem o poder para recriar a vida dos que morreram.

8 E ainda temos outro motivo para acreditar que Deus pode ressuscitar os mortos: a memória dele não tem limite. Para ter uma ideia, ele sabe o nome de cada estrela. (Isa. 40:26) Jeová também se lembra das pessoas que já morreram. (Jó 14:13; Luc. 20:37, 38) Então, para Jeová, é muito fácil lembrar de cada detalhe de quem ele vai ressuscitar; isso inclui sua aparência, personalidade, o que já passou na vida e suas lembranças.

9. E marĩ wa, te ĩtsadze Jeová nhimiropitsutu na dahöiwaꞌutudzém na.

9 Sem dúvida nenhuma, podemos acreditar na promessa de Jeová da ressurreição porque sabemos que ele tem o desejo e o poder para cumpri-la. Mas temos outro motivo para acreditar na ressurreição: Jeová já fez esse milagre antes. No passado, ele deu poder a alguns de seus servos, inclusive a Jesus, para ressuscitar os mortos. Vamos estudar agora uma das ressurreições que Jesus fez, que está em João capítulo 11.

JESUS TSIWAIHU MA TÔ DÖRÖ

10. Jesus ꞌre höimana mono ré Betânia ãma, e marĩ ma tô watobro duré, e marĩ ma ꞌmanha. (João 11:1-3)

10 Leia João 11:1-3. Vamos voltar para o ano 32 depois de Cristo, num lugar chamado Betânia. Jesus tinha bons amigos naquela aldeia — Lázaro e suas duas irmãs, Marta e Maria. (Luc. 10:38-42) Mas Lázaro ficou doente, e suas irmãs estavam preocupadas. Por isso, elas enviaram uma mensagem a Jesus, que estava do outro lado do Jordão, a uma distância de dois dias de caminhada. (João 10:40) Infelizmente, Lázaro morreu mais ou menos na hora em que Jesus recebeu a mensagem. Mesmo sabendo que seu amigo tinha acabado de morrer, Jesus ainda esperou dois dias para viajar até Betânia. Então, quando Jesus chegou em Betânia para ajudar seus amigos, já fazia quatro dias que Lázaro estava morto. Ele esperou esse tempo porque queria fazer algo que trouxesse glória a Jeová Deus. — João 11:4, 6, 11, 17.

11. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni datsiwaihuꞌudzém na Lazáro watsuꞌudzéb ãma.

11 Esse relato também nos ensina uma lição sobre amizade. Pense nisto: Quando Marta e Maria enviaram a mensagem a Jesus, elas não pediram para ele ir até Betânia, elas apenas avisaram que seu amigo estava doente. (João 11:3) E Jesus não precisaria viajar para ressuscitar Lázaro; ele poderia fazer isso a distância. Mesmo assim, ele decidiu ir até Betânia para estar com suas amigas, Marta e Maria. Você tem um amigo assim, que está sempre disposto a te ajudar, mesmo sem você pedir? Então você sabe que pode contar com a ajuda desse amigo em “tempos de aflição”. (Pro. 17:17) E como Jesus, nós podemos ser um amigo assim para outra pessoa! Agora vamos voltar ao relato sobre Lázaro e ver o que aconteceu depois.

12. E marĩ Jesus ma tô ropitsutu Marta ma duré e marĩ wa, te te tsadze waihuꞌu petse di taha na. (João 11:23-26)

12 Leia João 11:23-26. Marta ficou sabendo que Jesus estava chegando em Betânia. Então ela saiu correndo para se encontrar com ele e disse: “Senhor, se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.” (João 11:21) É verdade que Jesus poderia ter curado Lázaro, mas ele queria fazer algo ainda mais impressionante. Ele prometeu: “Seu irmão se levantará.” Jesus também deu a Marta um outro motivo para acreditar nessa promessa. Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida.” É isso mesmo, Jesus tinha recebido poder de Deus para ressuscitar os mortos. Tanto é que ele já tinha ressuscitado duas pessoas em situações diferentes: uma menina, logo depois que morreu, e um jovem, provavelmente no mesmo dia em que morreu. (Luc. 7:11-15; 8:49-55) Mas e no caso de Lázaro? Ele já estava morto por quatro dias e com o corpo em decomposição. Será que Jesus conseguiria ressuscitá-lo?

‘LÁZARO, ABꞌRE HAWI WE AIWATOBRO, ROB U.’

Jesus ficou comovido e aflito ao ver que seus amigos estavam tristes (Veja os parágrafos 13 e 14.)

13. João 11:32-35 dzarina e niha Jesus te tihöiba te te ꞌmadöꞌö wamhã Marta duré ĩhöiba amo norĩ te tiꞌruꞌru. (ꞌMadöꞌö dapodo.)

13 Leia João 11:32-35. Imagine que você está lá, assistindo toda àquela cena. Maria, a outra irmã de Lázaro, se encontra com Jesus e repete o que sua irmã disse: “Senhor, se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.” Maria e outros junto com ela estão muito tristes. Ao vê-los chorando, Jesus fica profundamente comovido e aflito. Sentindo a dor de ver seus amigos tristes, Jesus começa a chorar. Ele sabe muito bem como é doloroso perder alguém que amamos. Jesus queria muito acabar com a tristeza de seus amigos.

14. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni Jeová ãma, Jesus te te ĩꞌmanharĩdzé na hã te te ꞌmadöꞌö wamhã Marta ĩwawa na hã.

14 A maneira como Jesus reagiu ao ver Maria chorando nos ensina que Jeová é um Deus de profundos sentimentos. Como sabemos disso? Como vimos no estudo anterior, Jesus imita perfeitamente os sentimentos e os pensamentos de seu Pai, Jeová. (João 12:45) Então, quando lemos que Jesus sentiu tanta compaixão por seus amigos a ponto de chorar, podemos concluir que Jeová também se sente profundamente comovido e aflito ao ver nossas lágrimas. (Sal. 56:8) Meditar nisso aumenta ainda mais nossa vontade de ser amigos do nosso Deus amoroso, Jeová.

Jesus deixou claro que ele tinha poder para ressuscitar os mortos (Veja os parágrafos 15 e 16.)

15. João 11:41-44 dzarina e marĩ Jesus ma ꞌmanha. (ꞌMadöꞌö dapodo.)

15 Leia João 11:41-44. Jesus chega ao túmulo de Lázaro e pede para que retirem a pedra que cobre a entrada. Marta diz que essa talvez não seja uma boa ideia, porque o corpo de seu irmão já deve estar cheirando mal. Mas Jesus responde: “Eu não lhe disse que, se você acreditasse, veria a glória de Deus?” (João 11:39, 40) Depois, Jesus olha para o céu e faz uma oração em público. Ele quer dar a Jeová todo o crédito pelo que vai acontecer. Daí, Jesus grita bem alto: “Lázaro, venha para fora!” E Lázaro sai andando de dentro do túmulo. Jesus fez algo que parecia impossível de acontecer. — Veja a nota de estudo em João 11:17.

16. E niha João ĩtsihötö wawẽ 11 te tsiptete wanhimidzadze hã ropitsutu dahöiwaꞌutudzém na.

16 O capítulo 11 de João fortalece nossa fé na esperança da ressurreição. De que maneira? Pense na promessa que Jesus fez a Marta: “Seu irmão se levantará.” (João 11:23) Igual a seu Pai, Jesus tem o desejo e o poder de cumprir essa promessa. O fato de Jesus ter chorado mostra que ele deseja de todo coração acabar com a morte e o sofrimento que ela causa. Além disso, a ressurreição de Lázaro provou que Jesus tem o poder para levantar os mortos. Por fim, pense no que Jesus disse para Marta: “Eu não lhe disse que, se você acreditasse, veria a glória de Deus?” (João 11:40) Temos fortes motivos para acreditar que a promessa de Deus da ressurreição vai se tornar realidade. Mas o que podemos fazer para que essa promessa seja ainda mais real para nós?

E NIHA WA DZA TSIPTETE DZAꞌRA NI WANHIMIDZADZE HÃ DAHÖIWAꞌUTUDZÉM NA.

17. E marĩ, wa dza rotsaꞌrata dzaꞌra ni wa te tsõré dzaꞌra wamhã dahöiwaꞌutudzém na Bíblia ꞌremhã.

17 Leia e tire tempo para pensar nas ressurreições que aconteceram no passado. Na Bíblia, encontramos oito relatos de pessoas que foram ressuscitadas para viver na Terra. c Que tal tirar um tempo para estudar esses relatos com atenção? Ao fazer isso, lembre-se que essas pessoas eram reais — homens, mulheres e crianças. Procure aprender lições em cada relato. Pense em como cada uma dessas ressurreições nos garante que Deus tem o desejo e o poder para trazer as pessoas de volta à vida. E, principalmente, tire tempo para ler e meditar sobre a ressurreição mais importante, a de Jesus. Essa ressurreição foi confirmada por centenas de pessoas e nos dá uma forte base para nossa fé. — 1 Cor. 15:3-6, 20-22.

18. E marĩ te dza ĩꞌmanha atsima rowẽ da danhoꞌre norĩ dahöiwaꞌutudzém na. (ꞌMadöꞌö ĩtsihötö ĩwatsuꞌudzé.)

18 Ouça nossas músicas e “cânticos espirituais” que falam sobre a ressurreição. d (Efé. 5:19) Essas músicas fortalecem nossa fé nessa esperança maravilhosa e tornam a ressurreição ainda mais real para nós. Na sua Adoração em Família, ouça e treine essas músicas, e analise a letra de cada uma delas. Grave essas músicas em sua mente e coração. Assim, se você enfrentar uma situação que ameace sua vida ou se perder alguém que ama na morte, o espírito de Jeová vai ajudá-lo a relembrar essas canções e você vai ter consolo e mais força por meio delas.

19. E niha wa dza ãma rotsaꞌrata dzaꞌra ni dahöiwaꞌutudzém na. (ꞌMadöꞌö ĩtsihötö waꞌõno “E marĩ te ĩtsadanha.”)

19 Use sua imaginação. Jeová nos deu a capacidade de nos imaginar no Paraíso. Uma irmã disse o seguinte: “De tanto imaginar como vai ser minha vida no novo mundo, eu já posso sentir o cheiro das rosas se abrindo no Paraíso.” Pare para imaginar como vai ser conhecer homens e mulheres fiéis dos tempos bíblicos. Quem você gostaria de conhecer? Que perguntas você vai fazer? Imagine também como vai ser quando você se encontrar com seus parentes e amigos que já morreram. Pense em cada detalhe desse encontro, como a primeira coisa que você vai dizer, o abraço apertado que vai dar e como vocês vão chorar de alegria.

20. E marĩ, wa dza watsina pitsutu wa te ꞌmanharĩ dzaꞌra da.

20 Somos muito gratos pela promessa de Jeová da ressurreição! Podemos ter certeza de que ela vai se cumprir porque Jeová tem o desejo e o poder de ressuscitar os mortos. Por isso, queremos estar decididos a fortalecer nossa fé nessa esperança maravilhosa. Fazendo isso, vamos nos aproximar ainda mais de Jeová, o Deus que faz a seguinte promessa para cada um de nós: ‘Quem você ama se levantará!’

DANHOꞌRE 147

a Se você já perdeu alguém que ama na morte, sem dúvida a esperança da ressurreição te dá muito consolo. Mas por que você acredita nessa promessa, e como explicaria isso para outros? O que você pode fazer para que essa promessa seja ainda mais real para você? O objetivo deste estudo é ajudar todos nós a fortalecer nossa fé na esperança da ressurreição.

b O título desse clipe musical é Na Frente dos Meus Olhos, e aparece no programa de novembro de 2016.

c Veja o quadro “Oito ressurreições registradas na Bíblia”, na Sentinela de 1.º de agosto de 2015, p. 4.

d Procure pelos seguintes cânticos: “Imagine a si mesmo no Paraíso” (cântico 139), “Olhe para as bênçãos!” (cântico 144) e “Ele chamará” (cântico 151). Eles estão no livro Cante de Coração para Jeová. Procure também pelos seguintes clipes musicais no jw.org: “Na Frente dos Meus Olhos”, “Logo Vai Chegar” e “Venha Ver”.