ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 15

E marĩ dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ Jesus nhimiꞌmanharĩ te wama waihuꞌu dzaꞌra.

E marĩ dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ Jesus nhimiꞌmanharĩ te wama waihuꞌu dzaꞌra.

‘Watsiré Israel nhihudu norĩ nhiptiꞌai waꞌwai baba, ma tô ꞌre mo, marĩ ĩwẽ hã te te dama ꞌre abꞌmanharĩ mono da. Duré, ma tô te te ꞌre apetse.’ — ATOS 10:38.

DANHOꞌRE 14

O QUE VAMOS VER a

1. Ãma rowatsuꞌu na e ma hã romhöimanadzém na Jesus dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ ĩmorĩꞌrada ma tô ꞌmanha.

 TENTE imaginar a seguinte cena. Estamos no ano 29, no começo do ministério de Jesus na Terra. Jesus, sua mãe e alguns discípulos dele foram convidados para uma festa de casamento na cidade de Caná, que fica ao norte de Nazaré, a cidade onde Jesus cresceu. Maria, mãe de Jesus, é amiga da família dos noivos e pelo visto está ajudando a cuidar dos convidados. Mas durante o casamento, surge um problema que poderia deixar a família e os noivos muito envergonhados — o vinho acaba. b Talvez o número de convidados tenha sido maior do que estavam esperando. Maria rapidamente vai até Jesus e diz: “Eles não têm vinho.” (João 2:1-3) Daí Jesus faz algo extraordinário e transforma água em vinho de excelente qualidade. — João 2:9, 10.

2-3. (a) E marĩ Jesus ma ꞌmanha ĩtsiptete na. (b) E marĩ, wa dza ꞌmadöꞌö dzaꞌra ni ãhã romnhoré na hã.

2 Esse foi o primeiro de muitos milagres que Jesus fez enquanto estava na Terra. c Ele usou seu poder para ajudar milhares de pessoas. Por exemplo, em certa ocasião, Jesus alimentou de forma milagrosa 5 mil homens e, depois, em outra ocasião, 4 mil. Se incluirmos mulheres e crianças, pode ser que o total tenha sido de mais de 27 mil pessoas. (Mat. 14:15-21; 15:32-38) Nessas duas ocasiões, Jesus também curou muitos doentes. (Mat. 14:14; 15:30, 31) Imagine a alegria que aquelas pessoas sentiram ao serem curadas e alimentadas milagrosamente por Jesus.

3 Podemos aprender muito com os milagres de Jesus. Neste estudo, vamos ver algumas lições que podem fortalecer nossa fé. Depois vamos ver como podemos imitar a humildade e a compaixão que Jesus mostrou quando fez esses milagres.

E MARĨ, WA WAIHUꞌU DZAꞌRA NI JEOVÁ DURÉ JESUS ÃMA.

4. E ꞌwai ãma wa waihuꞌu dzaꞌra ni wa te romnhoré dzaꞌra wamhã dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ Jesus nhimiꞌmanharĩ na.

4 Os milagres de Jesus nos ensinam lições não só sobre ele, mas também sobre Jeová. Afinal, foi Jeová que deu o poder para Jesus fazer milagres. Atos 10:38 diz: “Deus o ungiu [Jesus] com espírito santo e poder; e ele andou por toda a região fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele.” Lembre-se também que em tudo o que Jesus disse e fez, inclusive em seus milagres, ele imitou de maneira perfeita o modo de pensar e os sentimentos de seu Pai. (João 14:9) Veja três pontos que podemos aprender com os milagres de Jesus.

5. E marĩ wa, Jesus ma tô te te ꞌre abꞌmanharĩ dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ hã. (Mateus 20:30-34)

5 Primeiro: Jesus e Jeová nos amam muito. Quando Jesus esteve na Terra, ele mostrou o quanto amava as pessoas ao fazer milagres para aliviar o sofrimento delas. Em certa ocasião, dois homens cegos imploraram a Jesus que os ajudasse. (Leia Mateus 20:30-34.) Jesus “teve pena” desses homens e os curou. Nesse relato, o verbo grego traduzido como “teve pena” indica um sentimento bem profundo, uma emoção intensa. Foi esse sentimento de compaixão e amor que motivou Jesus a fazer outros milagres, como alimentar famintos e curar um leproso. (Mat. 15:32; Mar. 1:41) Podemos ter certeza de que Jeová, o Deus de “terna compaixão”, e seu Filho Jesus nos amam profundamente e também sofrem quando nos veem sofrendo. (Luc. 1:78; 1 Ped. 5:7) Dá para imaginar o quanto eles querem dar um fim a todo o sofrimento que a humanidade tem passado!

6. E marĩ da Jeová ĩtsiptetedzé hã ma tô titsõ Jesus ma.

6 Segundo: Deus deu poder para Jesus acabar com todos os problemas da humanidade. Os milagres de Jesus mostram que ele tem poder para resolver problemas que nunca iríamos conseguir resolver sozinhos. Por exemplo, Jesus tem o poder de nos livrar do pecado e de todas as consequências que ele traz, como as doenças e a morte. (Mat. 9:1-6; Rom. 5:12, 18, 19) Os milagres de Jesus provaram que ele pode curar “todo tipo de doenças” e até ressuscitar os mortos. (Mat. 4:23; João 11:43, 44) Ele também tem o poder de controlar fortes tempestades e livrar as pessoas da influência dos demônios. (Mar. 4:37-39; Luc. 8:2) Ficamos muito felizes de saber que Jeová deu a seu Filho todo esse poder!

7-8. (a) Dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ Jesus nhimiꞌmanharĩ uꞌöbö, e marĩ na wa dza umnhatsi dzaꞌra ni. (b) E marĩ dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ te atsima ĩwẽ pe wairébé da Ro ĩwẽ ãma.

7 Terceiro: Podemos ter total confiança de que o Reino de Deus vai trazer muitas bênçãos para a Terra. Os milagres que Jesus realizou quando esteve aqui na Terra mostram o que ele vai fazer como Rei do Reino de Deus, só que numa escala muito maior. Veja só as bênçãos que nos aguardam debaixo do reinado de Cristo. Vamos ter saúde perfeita, porque Jesus vai eliminar todas as doenças e deficiências que têm causado tanto sofrimento para a humanidade. (Isa. 33:24; 35:5, 6; Apo. 21:3, 4) Ninguém mais vai passar fome ou ser afetado por desastres naturais. (Isa. 25:6; Mar. 4:41) E vamos ter a alegria de receber de volta pessoas queridas que estão “nos túmulos memoriais”. (João 5:28, 29) Que milagre você aguarda com mais expectativa no novo mundo?

8 Jesus demonstrou muita humildade e compaixão ao realizar milagres, e nós precisamos imitar essas qualidades. Vamos ver dois exemplos disso, começando com o relato sobre a festa de casamento em Caná.

ROWAHUTU DAHÖIMANA WAPU NA

9. E marĩ Jesus ma tô ꞌmanha dato datsina damrodzém na. (João 2:6-10)

9 Leia João 2:6-10. Quando o vinho acabou na festa de casamento, será que Jesus tinha a obrigação de fazer algo? Não. Não existia nenhuma profecia que dizia que o Messias iria milagrosamente transformar água em vinho. Mas tente imaginar como você se sentiria se estivesse no lugar dos noivos. Jesus deve ter sentido compaixão pela família, principalmente pelos noivos, e não queria que eles passassem vergonha. Então, como vimos no começo deste estudo, ele fez um milagre. Jesus transformou uns 390 litros de água em vinho da melhor qualidade. Pode ser que ele tenha feito uma quantidade grande de vinho para que a família pudesse usar depois ou para ser vendido e ajudar financeiramente aquele casal. Com certeza, os noivos ficaram muito aliviados com a ajuda que Jesus deu!

Imite a Jesus e não fique se exibindo pelas coisas que você faz (Veja os parágrafos 10 e 11.) e

10. E marĩ duré ĩtsihötö wawẽ João 2 te watsuꞌu dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ Jesus nhimiꞌmanharĩ na dato datsina damrodzém na. (ꞌMadöꞌö dapodo.)

10 Veja alguns detalhes importantes do relato de João capítulo 2. Você percebeu que não foi Jesus que encheu os jarros de água? Em vez de chamar atenção para si mesmo, ele pediu para os servos encherem os jarros (versículos 6 e 7). E depois de transformar a água em vinho, Jesus não pegou um pouco do vinho e levou para o diretor da festa. Em vez disso, ele pediu para os servos fazerem isso (versículo 8). E com certeza Jesus não ergueu um copo de vinho na frente de todos os convidados e disse: “Provem este vinho que eu acabei de fazer!”

11. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ Jesus nhimiꞌmanharĩ na hã.

11 O que podemos aprender do milagre de Jesus de transformar água em vinho? Nós aprendemos uma lição de humildade. Jesus não se gabou do milagre que fez. Na verdade, ele nunca se gabava de nada que fazia. Pelo contrário, Jesus era humilde e sempre dava glória ao seu Pai. (João 5:19, 30; 8:28) Se imitarmos o exemplo de Jesus e tivermos uma opinião humilde sobre nós mesmos, não vamos ficar nos exibindo pelo que conseguimos fazer. Não importa o que fizermos no serviço a Jeová, é melhor não chamar atenção para nós mesmos, mas dar todo o crédito para nosso maravilhoso Deus. (Jer. 9:23, 24) Jeová merece toda a glória. Afinal de contas, o que poderíamos fazer sem a ajuda dele? — 1 Cor. 1:26-31.

12. E niha duré wa dza tsidzutsi dzaꞌra ni Jesus höimana wapu hã. Ãma ĩtsimiréꞌé.

12 Veja outra maneira em que podemos imitar o exemplo de humildade de Jesus. Imagine a seguinte situação: Um ancião passa bastante tempo ajudando um servo ministerial jovem a preparar seu primeiro discurso público. Por causa disso, aquele jovem faz um excelente discurso, e todos na congregação ficam muito felizes. Depois da reunião, alguém diz para o ancião: “Que discurso excelente tivemos hoje, não é?” Mas daí o ancião diz: “É verdade, mas eu passei muito tempo treinando o discurso com ele.” Será que essa foi uma boa resposta? Seria muito melhor o ancião dizer: “Sim, é verdade. Estou muito orgulhoso dele.” Quando somos humildes, não precisamos receber crédito pelas coisas boas que fazemos a outros. Para nós, é suficiente saber que Jeová vê o que fazemos e que ele dá valor a isso. (Veja também Mateus 6:2-4; Heb. 13:16.) Com certeza nós agradamos muito a Jeová quando imitamos o exemplo de humildade de Jesus. — 1 Ped. 5:6.

ROWAHUTU DAꞌÃMA DATSIBADZÉM NA

13. E marĩ Jesus ma tô ꞌmadö Naim u witsi wamhã, duré e marĩ ma ꞌmanha. (Lucas 7:11-15)

13 Leia Lucas 7:11-15. Durante seu ministério, Jesus viajou até Naim. Essa cidade ficava na Galileia, perto de Suném, onde o profeta Eliseu ressuscitou um menino, uns 900 anos antes. (2 Reis 4:32-37) Imagine esta cena: Jesus se aproxima do portão da cidade e vê muitas pessoas acompanhando um funeral. A cena é de cortar o coração, porque uma viúva tinha acabado de perder seu único filho. Mas aquela mãe não estava sozinha. Muitas pessoas da cidade estavam com ela. Jesus parou aquelas pessoas e fez algo que marcou a vida daquela mãe para sempre — ele ressuscitou seu filho! Essa é a primeira de três ressurreições feitas por Jesus que são descritas nos Evangelhos.

Imite a Jesus e tome a iniciativa em mostrar compaixão por aqueles que perderam alguém na morte (Veja os parágrafos 14 a 16.)

14. E marĩ ĩtsihötö wawẽ Lucas 7 te watsuꞌu. (ꞌMadöꞌö dapodo.)

14 Veja alguns detalhes interessantes no relato de Lucas capítulo 7. Perceba que Jesus primeiro “viu” a mulher e depois disso “teve pena dela” (versículo 13). Talvez Jesus tenha visto essa mãe chorando enquanto caminhava ao lado do corpo de seu filho. Mas Jesus não sentiu só pena dessa mulher, ele mostrou compaixão por ela. Ele falou com ela num tom consolador e disse: “Pare de chorar.” Então, Jesus tomou a iniciativa e fez algo para ajudá-la. Ele ressuscitou o jovem e “o entregou à sua mãe” (versículos 14 e 15).

15. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni dama ĩꞌmanharĩ waihuꞌuꞌõ Jesus nhimiꞌmanharĩ na hã.

15 O que podemos aprender com esse milagre de Jesus? Aprendemos que precisamos mostrar compaixão com aqueles que perderam alguém na morte. É claro que não temos o poder de ressuscitar alguém, mas assim como Jesus podemos ser observadores e mostrar compaixão por quem perdeu alguém na morte. Podemos tomar a iniciativa dizendo ou fazendo algo que ajude e console essas pessoas. d (Pro. 17:17; 2 Cor. 1:3, 4; 1 Ped. 3:8) Até palavras simples e pequenos gestos podem fazer a diferença.

16. E marĩ ma tô ĩwaihu datsitsanhodzém na. (ꞌMadöꞌö dapodo te te ĩhöiꞌré datsitsanhodzé hã)

16 Veja uma experiência. Alguns anos atrás, uma irmã percebeu que uma mãe estava chorando durante um cântico na reunião. O cântico falava sobre a ressurreição. Aquela mãe tinha perdido recentemente sua filha, que ainda era jovem. Sem pensar duas vezes, a irmã foi até o lado dela, colocou a mão no seu ombro e cantou o restante do cântico junto com ela. Depois, a irmã que tinha perdido a filha disse: “Eu me senti muito amada pelos irmãos e irmãs. Nossa ajuda está aqui, no Salão do Reino.” Aquela mãe se sentiu muito feliz de ter ido à reunião. Nós podemos ter certeza que Jeová observa e dá muito valor até mesmo às coisas simples que fazemos para mostrar compaixão por quem perdeu alguém e está com o “espírito esmagado”. — Sal. 34:18.

ROMNHORÉ HÃ TSIPTETE DA ATSIMIDZADZE HÃ

17. E marĩ, wa tô waihuꞌu dzaꞌra ni ãhã romnhoré na hã.

17 Nós podemos ser muito encorajados ao pesquisar os milagres de Jesus que encontramos nos Evangelhos. Eles nos ensinam o quanto Jeová e Jesus nos amam. Além disso, esses milagres mostram o poder que Jesus tem para resolver todos os problemas da humanidade e nos dão ainda mais certeza de que todas as promessas de Jeová vão se cumprir em breve. Ao estudarmos esses relatos, podemos meditar em como imitar as qualidades de Jesus. Que tal fazer um projeto de estudo pessoal ou separar um dia na Adoração em Família para aprender mais sobre outros milagres de Jesus? Você vai aprender muitas coisas novas. Daí, aproveite para compartilhar o que você aprendeu com outros. Com certeza você vai ter muitas conversas encorajadoras. — Rom. 1:11, 12.

18. E marĩ, wa dza ꞌmadöꞌö dzaꞌra ni romnhoré ĩhöiba amo na.

18 Perto do fim de seu ministério aqui na Terra, Jesus realizou sua terceira e última ressurreição registrada nos Evangelhos. Dessa vez, ele ressuscitou um amigo muito querido, e a situação foi bem diferente das outras ressurreições. Que lição podemos aprender desse milagre? E como podemos fortalecer nossa fé na esperança da ressurreição? É o que vamos ver no próximo estudo.

DANHOꞌRE 22

a Ele acalmou uma forte tempestade, curou doentes e ressuscitou mortos. É realmente emocionante ler sobre os milagres de Jesus! Esses relatos estão na Bíblia não simplesmente porque são interessantes, mas para nos ensinar importantes lições. Vamos rever alguns desses milagres e aprender lições sobre Jeová e Jesus que fortalecem nossa fé e nos ajudam a identificar algumas qualidades que precisamos desenvolver.

b Certo erudito bíblico explica: “A hospitalidade no Oriente era um dever sagrado. Oferecer apenas o necessário para um convidado não era visto com bons olhos. A verdadeira hospitalidade, especialmente numa festa de casamento, exigia uma superabundância.”

c Os Evangelhos falam de mais de 30 milagres que Jesus realizou. Mas sabemos que ele fez muito mais. Por exemplo, o relato de Marcos 1:32-34 diz que uma “cidade toda” veio até Jesus e “ele curou a muitos que sofriam de várias doenças”. Ou seja, só nessa ocasião, Jesus realizou muitos milagres, mas a Bíblia não diz quantos.

d Para ver algumas sugestões do que dizer ou fazer para consolar alguém, veja o artigo “Console os enlutados, assim como Jesus fez”, na Sentinela de 1.º de novembro de 2010.

e IMAGEM: Os recém-casados e seus convidados bebem o vinho que Jesus fez. Jesus aparece ao fundo da imagem, observando discretamente.