ROMNHORÉ 31
DANHOꞌRE 1 Jeová höimanadzém norĩ hã
E marĩ Jeová te te ꞌre ꞌmanharĩ te te tsõꞌreptu dzaꞌra da te te ãma ĩꞌupa dzaꞌra norĩ hã.
‘ꞌRe ĩhöimana uꞌötsi mono ma, tiꞌai ãma ꞌre ĩdahöimana dzaꞌra mono hã tãma dadzawi petse uptabi wa, ma tô Tiꞌra hã mitsi nherẽ we tsatõ.’ — JOÃO 3:16.
E MARĨ DA ÃHÃ ROMNHORÉ HÃ.
Wa te waihuꞌu dzaꞌra da e marĩ Jeová te te ꞌre ꞌmanharĩ te te wadzani dzaꞌra da dawatsété wi duré te te wama tsõmri dzaꞌra da dahöimana uꞌötsi dzé hã.
1-2. (a) E marĩ dawatsédé, duré e marĩ Jeová ma tô wama ropitsutu dzaꞌra. (ꞌMadöꞌö duré “Ãma Ĩrowatsuꞌudzé”.) (b) E marĩ wa dza ꞌmadöꞌö dzaꞌra ni ãhã romnhoré na hã duré romnhoré amo norĩ na hã. (ꞌMadöꞌö duré “Rowatsuꞌu ĩtsõréꞌwai ma” página 32 na.)
VOCÊ gostaria de saber o tamanho do amor de Jeová por você? Uma forma de descobrir isso é estudar o que Jeová já fez e continua fazendo para salvar você do pecado e da morte. O pecado a é um inimigo muito cruel; um inimigo que não conseguimos vencer sozinhos. Nós pecamos todos os dias, e a morte é uma consequência do pecado. (Rom. 5:12) Mas a boa notícia é que Jeová promete nos livrar completamente do pecado e da morte!
2 Já por uns 6 mil anos, Jeová tem ajudado os humanos a lutar contra o pecado. Por que ele faz isso? Porque ele nos ama muito. Desde o momento em que nos criou, Jeová tem mostrado amor por nós, e ele já fez grandes sacrifícios para nos ajudar a vencer a luta contra o pecado e ser amigos dele. Jeová sabe que o pecado leva à morte, e ele não quer que as pessoas morram. Jeová quer que todos vivam para sempre. (Rom. 6:23) E é isso que ele quer para você também! Neste estudo, vamos ver as respostas a três perguntas: (1) Que esperança Jeová deu para humanos pecadores? (2) O que algumas pessoas nos tempos bíblicos fizeram para agradar a Jeová? (3) O que Jesus fez para salvar os humanos do pecado e da morte?
E MAHÃ ROWATSUꞌU WẼ TE TIHÖIBA APTOꞌORÉ WAB DA.
3. E niha dawatsédé ma tô tinhanaꞌrata.
3 Quando Jeová criou o primeiro homem e a primeira mulher, ele queria que eles fossem felizes. Jeová deu a eles um lindo lugar para morar, o presente do casamento e um trabalho empolgante. Eles teriam o privilégio de encher a Terra com seus descendentes e transformar todo o nosso planeta em um paraíso tão lindo quanto o jardim do Éden. Jeová deu a Adão e Eva apenas uma proibição, e era algo bem simples. Jeová também explicou o que aconteceria se eles não respeitassem aquela proibição: por causa desse pecado eles acabariam morrendo. Nós sabemos o que aconteceu. Um anjo mau, que não amava a Deus nem os humanos, entrou em cena e induziu Adão e Eva a desobedecer a Deus. O primeiro casal humano deu ouvidos àquele anjo mau. Em vez de confiar em seu amoroso Pai, eles pecaram. Daquele dia em diante, Adão e Eva tiveram que enfrentar as consequências: eles envelheceram e, por fim, morreram. — Gên. 1:28, 29; 2:8, 9, 16-18; 3:1-6, 17-19, 24; 5:5.
4. E marĩ wa Jeová te ꞌruiwapa dawatsédé duré taha wi te dza wadzani dzaꞌra. (Romanos 8:20, 21)
4 Essa é uma história triste, mas Jeová fez questão que ela fosse registrada na Bíblia para nos explicar por que ele odeia tanto o pecado — porque o pecado nos separa dele e causa a morte. (Isa. 59:2) É por isso que aquele anjo mau, Satanás, ama o pecado e continua tentando os humanos hoje em dia. Quando Adão e Eva pecaram, Satanás deve ter pensado que ele tinha arruinado o propósito de Jeová. Mas ele não tinha ideia de como nosso Pai Jeová é amoroso. Jeová nunca mudou seu propósito para os filhos de Adão e Eva. Ele ama os humanos. Por isso, assim que Adão e Eva pecaram, Jeová deu uma esperança para todos os descendentes deles. (Leia Romanos 8:20, 21.) Ele sabia que alguns humanos escolheriam amá-lo e aceitariam sua ajuda para lutar contra o pecado. Por isso, Jeová tomou medidas para salvá-los e dar a eles a oportunidade de ser seus amigos. O que exatamente Jeová fez para tornar isso possível?
5. E marĩ ĩmorĩꞌrada Jeová ma tô ꞌmanha te te wadzani dzaꞌra da dawatsété wi. (Gênesis 3:15)
5 Leia Gênesis 3:15. Os primeiros raios de esperança começaram a brilhar quando Jeová condenou Satanás e disse o que iria acontecer com ele. Jeová prometeu que haveria um “descendente” que seria usado para salvar os humanos. Esse descendente esmagaria Satanás e resolveria todos os problemas que começaram no jardim do Éden. (1 João 3:8) Mas, para fazer isso, esse descendente teria que sofrer. Satanás iria feri-lo, ou seja, causar a morte dele. Isso com certeza causaria muita dor para Jeová. Mas ele estava disposto a passar por isso porque só assim os humanos poderiam ser salvos do pecado e da morte!
DURÉI HÃ E NIHA NIꞌWAM NORĨ HÖIMANA UPA DZAꞌRA NHERẼ MA TÔ TÃMA ROWẼ DZAꞌRA JEOVÁ.
6. E marĩ niꞌwam norĩ ma tô ꞌmanharĩ dzaꞌra Jeová tẽme te te tsina rotété dzaꞌra da.
6 Ao longo dos séculos, Jeová foi revelando aos poucos o que humanos pecadores poderiam fazer para se tornar amigos dele. Veja o exemplo de Abel, o segundo filho de Adão e Eva. Depois do que aconteceu no Éden, ele foi o primeiro humano a mostrar que tinha fé em Jeová. Abel amava a Jeová, queria agradá-lo e ser amigo dele. Por isso, ele quis dar algo a Jeová. Abel era pastor, então ele pegou algumas das suas ovelhas e as ofereceu a Jeová como sacrifício. O que Jeová achou disso? Ele “olhou com favor para Abel e para sua oferta”. (Gên. 4:4) Jeová também mostrou sua aprovação aos sacrifícios feitos por aqueles que o amavam e confiavam nele, como Noé. (Gên. 8:20, 21) Por aceitar esses sacrifícios, Jeová mostrou que humanos pecadores poderiam agradá-lo e ser amigos dele. b
7. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni Jeová te te ĩwaptẽrẽdzé Abraão wi.
7 Um tempo depois, Jeová pediu a Abraão, um homem que tinha uma fé muito forte, para fazer algo extremamente difícil — oferecer o filho dele, Isaque, como sacrifício. Para Abraão, essa deve ter sido a coisa mais difícil que ele teria que fazer na vida! Mesmo assim, Abraão decidiu obedecer a Jeová. Só que, quando estava prestes a sacrificar Isaque, Jeová o impediu. Esse exemplo mostrou o que o próprio Jeová estaria disposto a fazer no futuro: sacrificar a vida do Filho que tanto amava. Isso prova o quanto Jeová ama os humanos. — Gên. 22:1-18.
8. E marĩ danhimidzama dzatadzé Israel ãma te daꞌãma tsimiréꞌé dzaꞌra. (Levítico 4:27-29; 17:11)
8 Alguns séculos depois, a Lei que Jeová deu para a nação de Israel dizia que eles deveriam fazer sacrifícios de animais para ter seus pecados perdoados. (Leia Levítico 4:27-29; 17:11.) Aqueles sacrifícios mostravam que haveria um sacrifício muito mais importante, que livraria completamente a humanidade do pecado. Jeová inspirou vários profetas a falar sobre o descendente prometido. Ele seria um filho muito especial para Deus e teria que sofrer e morrer. Esse descendente seria sacrificado como se fosse um cordeiro. (Isa. 53:1-12) Não é incrível? Jeová prometeu que iria oferecer seu amado Filho como sacrifício para livrar os humanos do pecado e da morte — e isso inclui você!
E NIHA JESUS MA TÔ WANHOꞌREPTU DZAꞌRA.
9. E marĩ João Batista te tinha Jesus ãma. (Hebreus 9:22; 10:1-4, 12)
9 No ano 29, João Batista viu Jesus de Nazaré e disse: “Vejam o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29) Essas palavras deixaram claro que Jesus era o descendente prometido. Jesus iria dar a sua vida como sacrifício pela humanidade. Nessa ocasião, ficou ainda mais clara a esperança que Jeová deu para salvar completamente a humanidade do pecado. — Leia Hebreus 9:22; 10:1-4, 12.
10. E niha Jesus ma tô höiꞌré te te ãma ĩꞌupa dzaꞌra norĩ dzô ‘ꞌre hörö mono da we ĩmorĩ na hã’.
10 Quando esteve na Terra, Jesus deu atenção especial aos que se sentiam sobrecarregados pelo pecado e os convidou para ser seus seguidores. Jesus sabia que o verdadeiro motivo do sofrimento humano é o pecado. Por isso, ele tentou ao máximo ajudar homens e mulheres que eram conhecidos por serem pecadores. Certa vez, ele explicou isso usando uma ilustração. Jesus disse: “As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes.” Daí, ele concluiu: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.” (Mat. 9:12, 13) E foi exatamente isso que Jesus fez. Ele foi bondoso e perdoou os muitos pecados de uma mulher que lavou os pés dele com suas lágrimas. (Luc. 7:37-50) Ele ensinou verdades muito importantes para uma mulher samaritana, mesmo sabendo que ela vivia com um homem sem ser casada. (João 4:7, 17-19, 25, 26) E Jeová até mesmo deu a Jesus o poder para desfazer o pior efeito do pecado — a morte. Jesus fez isso ao ressuscitar homens, mulheres e crianças. — Mat. 11:5.
11. E marĩ wa Jesus tsitẽme te te ꞌre ãwitsi dzaꞌra te te ãma ĩꞌupa dzaꞌra norĩ hã.
11 Dá para entender por que até pessoas que cometiam erros graves se sentiam à vontade com Jesus. Jesus era bondoso e entendia como essas pessoas se sentiam. Por isso, ninguém ficava com medo de conversar com ele. (Luc. 15:1, 2) Jesus elogiava e recompensava as pessoas que tinham fé nele. (Luc. 19:1-10) Assim, Jesus mostrou de modo perfeito como Jeová é um Deus misericordioso. (João 14:9) As coisas que Jesus disse e fez mostraram que seu misericordioso Pai ama as pessoas e quer ajudar cada um de nós a vencer a luta contra o pecado. Além disso, Jesus ajudou pecadores a querer fazer mudanças e a segui-lo. — Luc. 5:27, 28.
12. E marĩ Jesus ma tô dama ãma rowatsuꞌu dzaꞌra tidöꞌödzém na.
12 Jesus sabia que iria sacrificar sua vida. Tanto que, em mais de uma ocasião, ele disse a seus seguidores que seria traído e pregado numa estaca. (Mat. 17:22; 20:18, 19) Ele também sabia que sua morte serviria para tirar o pecado do mundo, assim como João Batista e outros profetas tinham falado. Jesus também disse que, depois que fosse morto, ele ‘atrairia todo tipo de pessoas’. (João 12:32) Quem tivesse fé em Jesus e se tornasse seguidor dele agradaria a Jeová. Os que fizessem isso seriam “libertados do pecado” no futuro. (Rom. 6:14, 18, 22; João 8:32) Pensar em todas essas coisas ajudou Jesus a ter coragem e disposição para enfrentar uma morte tão dolorosa. — João 10:17, 18.
13. E niha Jesus ma tô dörö, duré e marĩ ĩdöꞌödzé hã te wama waihuꞌu dzaꞌra Jeová ãma. (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)
13 Jesus foi traído por um dos seus melhores amigos. Depois, seus inimigos o prenderam, o insultaram e o acusaram de coisas que ele não tinha feito. Ele foi condenado à morte e sofreu várias formas de tortura. Por fim, soldados o pregaram numa estaca. Tudo isso com certeza causou muito sofrimento a Jesus. Mas alguém sofreu ainda mais: Jeová. Ele precisou controlar seu infinito poder para não interferir e acabar com o sofrimento do Filho dele. Mas por que Jeová permitiu que seu Filho sofresse e morresse? A resposta está em apenas uma palavra: amor. Jesus disse: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” — João 3:16.
14. E marĩ Jesus döꞌödzé te aima höiꞌré.
14 O sacrifício de Jesus é a maior prova do amor de Jeová pelos humanos. Esse sacrifício mostra que Jeová te ama muito! Ele deu o seu melhor e chegou a ponto de passar pela pior dor possível para salvar você do pecado e da morte. (1 João 4:9, 10) Com certeza, Jeová quer ajudar cada um de nós a lutar contra o pecado e vencer!
15. E marĩ, wa te ĩꞌmanharĩ dzaꞌra da tsi wawatsété dzaꞌra hã da te pari dzaꞌra da.
15 Esse presente de Deus, o sacrifício de seu amado Filho, torna possível que nossos pecados sejam perdoados. Mas para receber o perdão de Deus, precisamos fazer algo. João Batista e o próprio Jesus disseram o que temos que fazer: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.” (Mat. 3:1, 2; 4:17) Então, o arrependimento é a chave para lutar contra o pecado e para ser amigo do nosso amoroso Pai. Mas o que significa se arrepender, e como isso vai nos ajudar a lutar contra o pecado? O próximo estudo vai responder a essa pergunta.
DANHOꞌRE 18 Hepãrĩ dawaꞌöbödzém na!
a ENTENDA MELHOR: Na Bíblia, a palavra “pecado” pode se referir a ações erradas, contrárias ao que Jeová diz que é certo. Mas também pode se referir à condição imperfeita e pecaminosa que herdamos de Adão. Nós morremos por causa do pecado herdado.