ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 5

Ãma aihöimana atsibötö na atsimidzaꞌretse na

Ãma aihöimana atsibötö na atsimidzaꞌretse na

Atsibötö na ãma aihöimana atsimidzaꞌretse na.”EFÉSIOS 5:15, 16. (TNM)

DANHOꞌRE 8

O QUE VAMOS VER *

1. E niha wa dza Jeová tsiré ꞌre wahöimana dzaꞌra.

 NÓS gostamos de estar com as pessoas que amamos. Por exemplo, um casal que se ama gosta de passar tempo juntos. Os jovens gostam de estar com os seus amigos. E todos nós gostamos de passar tempo com nossos irmãos da congregação. Mas acima de tudo, nós amamos passar tempo com o nosso Deus. Como podemos fazer isso? Por orar a ele, ler a Bíblia e meditar nas suas promessas e nas suas belas qualidades. Não concorda que o tempo que passamos com Jeová é muito precioso? — Sal. 139:17.

2. E marĩ wa, ãté pire di Jeová tsiré ꞌre wahöimana dzaꞌra mono da.

2 É verdade que gostamos de passar tempo com Jeová, mas isso nem sempre é fácil. Nós levamos uma vida agitada, e por isso pode ser difícil encontrar tempo para as atividades espirituais. Trabalho, família e outras responsabilidades podem exigir muito do nosso tempo. Por isso podemos achar que não temos tempo para orar, estudar ou meditar.

3. E marĩ na wa te ãma ĩpibui petse dzaꞌra da tsi.

3 Também precisamos ter cuidado com outra coisa. Podemos ficar tão ocupados com atividades que não são necessariamente erradas que ficamos sem tempo para nos achegar a Jeová. Pense na questão da diversão. Todos nós precisamos descansar e nos divertir. Mas mesmo quando o tipo de diversão que escolhemos é bom, se gastarmos tempo demais com isso, podemos ficar com pouco tempo para atividades espirituais. Por isso precisamos manter a diversão no devido lugar. — Pro. 25:27; 1 Tim. 4:8.

4. E marĩ, wa dza waihuꞌu dzaꞌra ni ãhã romnhoré na hã.

4 Neste estudo, nós vamos ver por que precisamos estabelecer as prioridades certas. Também vamos ver como podemos usar o tempo que passamos com Jeová do melhor modo possível e por que é bom fazermos isso.

ATSIMIPITSUDU ꞌMANHARĨ WẼ NA DANHIPAI U ĨPIRE DZARINA

5. E niha Efésios 5:15-17 te dza pawaptob dzaꞌra ĩhöibaté norĩ danhipai u ĩwẽ na ꞌre höimana dzaꞌra mono da.

5 Escolha o melhor modo de usar a vida. Os jovens normalmente se preocupam com o que vão fazer da sua vida. De um lado, os seus professores e parentes que não são cristãos talvez os incentivem a fazer faculdade para conseguir uma carreira de sucesso. Isso provavelmente tomaria muito tempo. Por outro lado, os pais e os amigos da congregação talvez incentivem o jovem a usar a sua vida no serviço de Jeová. O que pode ajudar um jovem que ama a Jeová a tomar a melhor decisão? Ele pode ler Efésios 5:15-17. (Leia.) Depois, ele pode meditar nas seguintes perguntas: ‘Qual é “a vontade de Jeová”? Que escolha vai agradar a ele? Que decisão vai me ajudar a usar o meu tempo do melhor modo possível?’ Como diz o texto de Efésios, “os dias são maus”, e este mundo governado por Satanás logo vai acabar. Por isso seria sábio usar a nossa vida de um modo que agrade a Jeová.

6. E marĩ Maria ma tô pitsutu duré e marĩ wa tãma wẽ di.

6 Estabeleça as prioridades certas. Às vezes, para usar o nosso tempo do melhor modo possível, vamos precisar escolher entre duas atividades que não são erradas. Por exemplo, pense em quando Jesus visitou Marta e Maria. Com certeza, Marta estava animada por receber Jesus em sua casa e queria preparar uma refeição bem caprichada. Já a irmã dela, Maria, aproveitou aquela oportunidade para se sentar perto de Jesus e ouvir o que ele tinha para ensinar. Marta tinha boas intenções, mas Maria “escolheu a melhor parte”. (Luc. 10:38-42, segunda nota) Com o tempo, Maria talvez tenha se esquecido do que eles comeram naquele dia. Mas com certeza, ela nunca se esqueceu do que aprendeu com Jesus. Para Maria, o tempo que ela passava com Jesus era muito precioso. Nós também damos muito valor ao tempo que passamos com Jeová. Como podemos usar esse tempo do melhor modo possível?

ÃMA AIHÖIMANA ATSIBÖTÖ NA ATSIMIDZAꞌRETSE NA

7. E marĩ wa ĩpire uptabi wa te rowaptẽrẽ dzaꞌra da, wa te romnhoré dzaꞌra da duré wa te ꞌröwi watsitsadanharĩ dzaꞌra da.

7 Não se esqueça de que orar, estudar e meditar faz parte da nossa adoração. Quando oramos, nós falamos com o nosso Pai celestial, que nos ama muito. (Sal. 5:7) Quando estudamos a Bíblia, nós encontramos “o conhecimento de Deus”, a pessoa mais sábia que existe. (Pro. 2:1-5) Quando meditamos, nós pensamos nas belas qualidades de Jeová e nas suas maravilhosas promessas para o futuro. Com certeza, esse é o melhor modo de usar o seu tempo, não acha? Mas já que nossa vida é tão agitada, como podemos usar o tempo do melhor modo possível?

O que acha de procurar um lugar tranquilo para fazer o seu estudo pessoal? (Veja os parágrafos 8 e 9.)

8. E niha Jesus ma tô uprotsi tite bödö hã tiꞌai ꞌré na duré e marĩ, wa waihuꞌu petse dzaꞌra ni taha na.

8 Se possível, escolha um lugar tranquilo. Pense no exemplo de Jesus. Antes de começar o seu ministério, Jesus passou 40 dias no deserto. (Luc. 4:1, 2) Naquele lugar calmo, Jesus pôde orar a Jeová e meditar na vontade do seu Pai para ele. Fazer isso com certeza preparou Jesus para as provas que ele logo iria enfrentar. O que você pode aprender com o exemplo de Jesus? Se sua família for grande, pode ser difícil encontrar um lugar tranquilo dentro de casa. Nesses casos, talvez seja melhor ir para outro lugar. É isso o que uma irmã chamada Julie faz quando quer orar a Jeová. Ela e o marido moram num apartamento pequeno na França, e Julie nem sempre consegue ficar sozinha, sem distrações. Ela conta: “Por isso eu vou caminhar no parque todo dia. Lá, eu consigo ficar sozinha, me concentrar e realmente conversar com Jeová.”

9. E niha Jesus ma tô höiꞌré Jeová tsiwaihuꞌudzé hã tãma ĩpire na hã.

9 Jesus tinha uma vida bem ocupada. Durante o seu ministério, multidões iam atrás dele para todo lugar que ele ia, e queriam a sua atenção. Apesar disso, Jesus tirava tempo para orar a Jeová. Certa vez, “a cidade toda estava reunida” para vê-lo. Mesmo assim, antes de amanhecer, ele fez questão de ir a “um lugar isolado” para passar um tempo sozinho com o seu Pai. — Mar. 1:32-35.

10-11. Mateus 26:40, 41 dzarina, e niha Jesus ma roti apóstolo norĩ ma, tadzahã e marĩ ma tô watobro.

10 Na noite antes de morrer, já no fim do seu ministério, Jesus mais uma vez procurou um lugar tranquilo para orar e meditar. Ele foi até o jardim de Getsêmani. (Mat. 26:36) Naquela noite, Jesus deu para os seus discípulos um conselho muito importante sobre oração.

11 Pense no que aconteceu naquela noite. Quando Jesus e os discípulos chegaram ao jardim de Getsêmani, já era bem tarde, talvez mais de meia-noite. Jesus disse para eles: “Mantenham-se vigilantes”, e se afastou para orar. (Mat. 26:37-39) Mas enquanto ele estava orando, os apóstolos dormiram. Quando Jesus voltou e os encontrou dormindo, ele disse mais uma vez: “Mantenham-se vigilantes e orem continuamente.” (Leia Mateus 26:40, 41.) Jesus sabia que eles estavam cansados e muito aflitos. Ele foi compreensivo, reconhecendo que “a carne é fraca”. Mas o que aconteceu? Jesus foi orar mais duas vezes e, quando voltou, encontrou os apóstolos dormindo. — Mat. 26:42-45.

O que acha de orar quando não estiver tão cansado? (Veja o parágrafo 12.)

12. E marĩ, wa dza ꞌmanharĩ dzaꞌra ni wama aptöꞌö petse dzaꞌra wamhã niwamhã wahötöꞌö petse dzaꞌra wamhã wa te rowaptẽrẽ dzaꞌra da.

12 Escolha a hora certa. Às vezes, podemos nos sentir estressados ou cansados demais para orar. Já se sentiu assim? Você não é o único. O que você pode fazer então? Algumas pessoas que tinham o costume de orar antes de dormir descobriram que muitas vezes é melhor orar mais cedo, quando estão menos cansadas. Outros perceberam que a posição em que ficam enquanto oram faz diferença. Mas e se você se sente muito ansioso ou desanimado demais para orar? Diga para Jeová como você se sente. Pode ter certeza de que o nosso Pai amoroso vai entender. — Sal. 139:4.

O que acha de não responder mensagens ou e-mails durante as reuniões? (Veja os parágrafos 13 e 14.)

13. E marĩ wa, ĩropodo duré dahörödzé ãté te dza ꞌre roꞌwaꞌrutu dzaꞌra wate bödö Jeová tsiré.

13 Ao estudar, cuidado com as distrações. A oração não é a única forma de fortalecer nossa amizade com Jeová. Também podemos fazer isso por estudar a Bíblia e assistir às reuniões. O que você pode fazer para aproveitar bem o tempo que separou para essas atividades? Pergunte-se: ‘O que costuma me distrair durante as reuniões e quando estou tentando estudar?’ Algo que pode atrapalhar é receber ligações, e-mails ou mensagens no celular ou em outro aparelho eletrônico. Esses aparelhos são muito úteis, e bilhões de pessoas têm um. Mas alguns pesquisadores descobriram que só o fato de o celular estar perto de nós já pode nos distrair. Um professor de psicologia disse que “a pessoa não consegue se concentrar no que está fazendo” e é como se “a mente estivesse em outro lugar”. Antes de as nossas assembleias e congressos começarem, normalmente é dado um anúncio para deixarmos os aparelhos eletrônicos no modo silencioso para não distrair outros. Será que podemos fazer a mesma coisa para que esses aparelhos não distraiam a gente quando estamos passando tempo com Jeová?

14. Filipenses 4:6, 7 dzarina, e niha Jeová te wapawaptob dzaꞌra wa te rotsaꞌrata petse dzaꞌra da.

14 Peça a ajuda de Jeová para se concentrar. Às vezes, podemos ficar pensando em outras coisas enquanto estamos estudando ou assistindo às reuniões. Se isso acontecer com você, peça a ajuda de Jeová. É verdade que pode ser difícil nos concentrar em coisas espirituais quando estamos ansiosos ou preocupados. Mas fazer isso é muito importante. Então ore pedindo a paz de Deus, que vai proteger não só o seu coração, mas também a sua “mente”. — Leia Filipenses 4:6, 7.

E MARĨ WA ĨWẼ JEOVÁ TSIRÉ ꞌRE WAHÖIMANA DZAꞌRA MONO DA.

15. E marĩ wa ĩwẽ, Jeová tsiré ꞌre wahöimana dzaꞌra mono da.

15 É muito bom tirarmos tempo para conversar com Jeová, escutar a ele e pensar sobre ele. Por quê? Primeiro, porque você vai tomar decisões melhores. A Bíblia garante que “quem anda com sábios se tornará sábio”. (Pro. 13:20) Então, se você passar tempo com Jeová, a pessoa mais sábia que existe, com certeza você vai se tornar mais sábio. Você vai entender melhor como tomar decisões que vão agradar a ele e não vão magoá-lo.

16. E marĩ wa Jeová tsiré ꞌre wahöimana dzaꞌra mono wamhã, wa dza dama romnhoré dzaꞌra danhipai u ĩwẽ.

16 Segundo, você vai se tornar um instrutor melhor. Um dos nossos objetivos principais quando estudamos a Bíblia com alguém é ajudar essa pessoa a amar a Jeová. Quando passamos tempo com o nosso Pai celestial, nosso amor por ele aumenta. Daí, fica mais fácil ajudarmos nosso estudante a amar a Jeová também. Foi isso o que aconteceu com Jesus. Ele falava com tanto amor do seu Pai que os seus seguidores se sentiram motivados a também amar a Jeová. — João 17:25, 26.

17. E marĩ wa, rowaptẽrẽ duré datsina romnhoré na hã te dza tsiptete dzahuré wanhimidzadze.

17 Terceiro, sua fé vai ficar mais forte. Pense no que acontece quando você pede para Jeová orientação, consolo e ajuda. Toda vez que ele responde sua oração, sua fé nele fica mais forte. (1 João 5:15) Outra coisa que ajuda a aumentar a nossa fé é o estudo pessoal. Afinal, a Bíblia diz que “a fé segue ao que se ouve”. (Rom. 10:17) Quando estudamos a Bíblia, nós estamos como que ouvindo a Jeová. Mas para termos uma fé forte, não basta só aprender sobre Jeová. O que mais precisamos fazer?

18. E niha Salmo 77 te wama höiꞌré dzaꞌra ꞌröwi datsitsadanharĩ ĩpire na hã.

18 Precisamos meditar no que aprendemos. Pense no que aconteceu com o escritor do Salmo 77. Ele ficou aflito porque achava que ele e os israelitas tinham sido rejeitados por Jeová. O salmista ficou tão ansioso que não conseguia dormir. (Versículos 2-8) O que ele fez então? Ele disse a Jeová: “Meditarei em todos os teus atos e refletirei nas tuas ações.” (Versículo 12) É claro que o salmista sabia o que Jeová já tinha feito pelo Seu povo no passado. Mesmo assim, ele ficou ansioso e se perguntou: “Esqueceu-se Deus de mostrar favor, ou será que sua ira fez a sua misericórdia cessar?” (Versículo 9) Daí, o salmista meditou nas obras de Jeová e no fato de que Ele já tinha mostrado misericórdia e compaixão pelo Seu povo no passado. (Versículo 11) Qual foi o resultado? O salmista ficou convencido de que Jeová nunca ia abandonar o Seu povo. (Versículo 15) Da mesma forma, se você meditar no que Jeová já fez pelo Seu povo, e no que ele já fez por você pessoalmente, sua fé também vai ficar mais forte.

19. E marĩ duré wẽ di dza Jeová tsiré ꞌre wahöimana dzaꞌra mono da.

19 Quarto e mais importante, o seu amor por Jeová vai aumentar. Mais do que qualquer outra qualidade, é o amor que vai motivar você a obedecer a Jeová, a fazer sacrifícios para agradar a ele e a perseverar diante de qualquer dificuldade. (Mat. 22:37-39; 1 Cor. 13:4, 7; 1 João 5:3) E nada é mais precioso do que o nosso amor por Jeová e nossa amizade com ele! — Sal. 63:1-8.

20. E marĩ te dza atsina ĩpitsu ꞌmanharĩ da Jeová tsiré ꞌre aihöimana mono da.

20 Nunca se esqueça de que orar, estudar e meditar faz parte da nossa adoração. Assim como Jesus, procure um lugar tranquilo para passar tempo com Jeová. Evite as distrações. E peça a ajuda de Jeová para se concentrar durante as atividades espirituais. Se você usar o seu tempo do melhor modo possível agora, Jeová vai abençoar você com vida eterna no Paraíso. — Mar. 4:24.

DANHOꞌRE 28

^ romnhihötö waˈõno 5 Jeová é o nosso melhor Amigo. Damos muito valor à nossa amizade com ele e queremos conhecê-lo melhor. Assim como leva tempo para conhecer alguém, leva tempo para fortalecer nossa amizade com Jeová. Mas nós temos uma vida muito agitada. Então como podemos tirar tempo para nos achegar ao nosso Pai celestial? E por que é bom fazermos isso?