ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 4

E marĩ wa, wa ꞌre watsiꞌrãꞌõtõ dzaꞌra watsipoꞌre puꞌu dzaꞌra da Jesus döꞌödzém na hã.

E marĩ wa, wa ꞌre watsiꞌrãꞌõtõ dzaꞌra watsipoꞌre puꞌu dzaꞌra da Jesus döꞌödzém na hã.

“ꞌManharĩ dzaꞌra aba mono, ãhã ĩ̱ꞌãma rotsaꞌrata tsina hã.” — LUCAS 22:19. (RTN)

DANHOꞌRE 20

O QUE VAMOS VER *

1-2. (a) E niwa wa natsi watsipoꞌre puꞌu dzaꞌra ni wama ĩtsawi petse dzaꞌra norĩ ãma wawi ĩtsiꞌutõrĩ dzaꞌra na hã. (b) Bara na döꞌö wana ré, e marĩ Jesus te tinha titsiré ꞌre ĩnomro mono norĩ ma hã te te ꞌmanharĩ dzaꞌra da.

 VOCÊ já perdeu alguém que você amava muito? Com certeza você ainda se lembra dessa pessoa, não importa quanto tempo tenha passado. Todo ano, na data em que ela morreu, você sem dúvida se lembra dela com muito carinho.

2 Todos os anos, milhões de pessoas no mundo todo se reúnem na data em que Jesus morreu. (1 Ped. 1:8) Nessa ocasião, lembramos da esperança que temos: ficar livres do pecado e da morte por causa do sacrifício que Jesus fez por nós. (Mat. 20:28) Jesus quer que seus seguidores lembrem da morte dele. Na noite antes de morrer, ele deixou isso bem claro ao dizer: “Persistam em fazer isso em memória de mim.” * — Luc. 22:19.

3. E marĩ, wa dza ꞌmadöꞌö dzaꞌra ni ãhã romnhoré na hã.

3 Dos milhões de pessoas que assistem à Celebração todos os anos, poucas têm a esperança de viver no céu. A maioria tem a esperança de viver aqui mesmo, na Terra. Neste estudo, vamos ver que razões temos para assistir à Celebração, seja qual for a nossa esperança. Vamos ver também por que assistir à Celebração é importante para nós. Então vamos começar vendo por que os ungidos precisam estar presentes na Celebração.

E MARĨ WA ĨPITSUTU NORĨ TE ꞌMADÖꞌÖ DZAꞌRA DATSIPOꞌRE PUꞌUDZÉ JESUS DÖꞌÖDZÉM NA HÃ.

4. E marĩ wa, ĩpitsutu norĩ te höꞌrẽne dzaꞌra robꞌrãi waꞌu hã duré te ꞌrẽne dzaꞌra ĩꞌuꞌẽtẽwapu hã datsipoꞌre puꞌudzém ãma.

4 Os ungidos assistem à Celebração todos os anos e participam nela, comendo do pão e bebendo do vinho. Mas por que eles fazem isso? Para entendermos melhor, precisamos saber o que aconteceu na última noite de Jesus aqui na Terra. Jesus e os discípulos tinham acabado de comemorar uma festividade dos judeus chamada Páscoa. Daí, Jesus deu início à Ceia do Senhor, o que nós chamamos hoje de Celebração da morte de Cristo. Nessa ocasião, ele passou o pão e o vinho para os seus 11 apóstolos fiéis e disse para eles comerem e beberem. Além disso, Jesus falou com eles sobre dois pactos, ou acordos: o novo pacto e o pacto do Reino. * (Luc. 22:19, 20, 28-30) Por causa desses pactos, os apóstolos se tornariam reis e sacerdotes no céu. E esses pactos também abrem as portas para um pequeno número de seguidores de Jesus terem esse mesmo privilégio. (Apo. 5:10; 14:1) Por fazerem parte desses dois pactos, só o restante ungido * come do pão e bebe do vinho na Celebração.

5. E marĩ dzô ĩpitsutu norĩ hã te ꞌre tsimipari dzaꞌra duré e marĩ te te ĩꞌmanharĩ dzaꞌra da tsi te te tsina ãma uwaimrami dzaꞌra da.

5 Mas existe outro motivo de os ungidos darem tanto valor para a Celebração: essa é uma boa ocasião para eles meditarem na esperança que têm. Jeová deu a eles uma esperança maravilhosa: ter vida imortal no céu, servindo junto com Jesus Cristo e os outros ungidos, e ainda ter o privilégio de estar na presença do próprio Jeová Deus! (1 Cor. 15:51-53; 1 João 3:2) Os ungidos sabem que para conseguir alcançar essa esperança, eles precisam ser fiéis a Jeová até a morte deles aqui na Terra. (2 Tim. 4:7, 8) Eles ficam muito felizes de meditar na esperança que têm. (Tito 2:13) Mas e as “outras ovelhas”? (João 10:16) Por que elas assistem à Celebração?

E MARĨ WA PONEꞌẼREBÖ ĨHÖIBA AMO NORĨ TE ꞌMADÖꞌÖ DZAꞌRA DATSIPOꞌRE PUꞌUDZÉ JESUS DÖꞌÖDZÉM NA HÃ.

6. E marĩ wa, poneꞌẽrebö ĩhöiba amo norĩ te ꞌmadöꞌö dzaꞌra datsipoꞌre puꞌudzé Jesus döꞌödzém na hã.

6 As outras ovelhas vão à Celebração, mas não comem do pão nem bebem do vinho. Elas ficam felizes de apenas assistir à Celebração. Em 1938 foi a primeira vez que as pessoas que têm esperança de viver na Terra foram convidadas oficialmente para assistir à Celebração. A Sentinela de 1.º de março de 1938 disse: “É inteiramente justo e próprio que [as outras ovelhas] estejam presentes nessa reunião, observando o que se faz . . . Este deve ser e é tempo de regozijo para [elas] também.” As outras ovelhas ficam muito felizes de assistir à Celebração, da mesma forma que um convidado fica muito feliz de assistir a uma cerimônia de casamento.

7. E marĩ wa, poneꞌẽrebö ĩhöiba amo norĩ tãma ĩpire na hã te te wapari dzaꞌra da rowatsuꞌu datsipoꞌre puꞌudzém na.

7 As outras ovelhas também gostam de meditar na esperança que têm. Por isso, elas têm muito interesse em ouvir o discurso da Celebração. Esse discurso fala sobre o que Jesus e os 144 mil ungidos vão fazer a favor da humanidade durante o Reinado de Mil Anos de Cristo. Jesus, com a ajuda dos ungidos, vai transformar a Terra num paraíso e levar a humanidade à perfeição. Para os milhões de pessoas que assistem à Celebração, é muito emocionante imaginar como será o futuro aqui na Terra quando se cumprirem as profecias de Isaías 35:5, 6; 65:21-23 e Apocalipse 21:3, 4. Imaginar como será a vida no novo mundo, junto com nossos parentes e amigos, vai fortalecer a nossa esperança e a nossa determinação de servir a Jeová para sempre. — Mat. 24:13; Gál. 6:9.

8. E marĩ wa duré, poneꞌẽrebö ĩhöiba amo norĩ te ꞌmadöꞌö dzaꞌra datsipoꞌre puꞌudzé Jesus döꞌödzém na hã.

8 As outras ovelhas também assistem à Celebração por outro motivo. Qual? Elas querem mostrar o seu amor e apoio aos ungidos. A Bíblia já dizia que os ungidos e as outras ovelhas trabalhariam juntos. Vamos analisar três profecias que mostram isso.

9. Zacarias 8:23 watsuꞌu hã dzarina, e niha poneꞌẽrebö ĩhöiba amo norĩ nhimirotsaꞌrada ĩpitsutu norĩ ãma.

9 Leia Zacarias 8:23. Essa profecia faz uma bela descrição do que as outras ovelhas sentem por seus irmãos ungidos. As palavras “um judeu” e “vocês” se referem ao mesmo grupo: o restante ungido. (Rom. 2:28, 29) Os “dez homens de todas as línguas das nações” representam as outras ovelhas. Elas se ‘agarram firmemente’, ou seja, se apegam lealmente aos ungidos, adorando juntos a Jeová. É por isso que elas fazem questão de estarem presentes na noite da Celebração, dando apoio de todo o coração aos ungidos.

10. E niha Jeová te ãma ꞌre uwaimrami tinhimiropitsudu hã te te ĩtsihötö na hã Ezequiel 37:15-19, 24, 25 na.

10 Leia Ezequiel 37:15-19, 24, 25. Jeová está cumprindo essa profecia ao fazer com que os ungidos e as outras ovelhas trabalhem juntos e sejam bem unidos. A profecia fala de dois bastões. Aqueles que têm a esperança de viver no céu são como o bastão “para Judá” (a tribo em que os reis de Israel eram escolhidos por Jeová), e os que têm a esperança de viver na Terra são como o bastão “de Efraim”. * Jeová uniria esses dois grupos para se tornarem “um só bastão”. Isso significa que esses dois grupos servem juntos obedecendo ao seu Rei, Jesus Cristo. Uma prova disso é que todo ano os ungidos e as outras ovelhas assistem juntos à Celebração, não como dois grupos separados, mas como “um só rebanho, com um só pastor”. — João 10:16.

11. E niha danhipai u ĩpire na poneꞌẽrebö ĩhöiba amo norĩ te te upari waihuꞌu petse dzaꞌra di Cristo tsitsãnawã norĩ. (Mateus 25:31-36, 40)

11 Leia Mateus 25:31-36, 40. Quem são “as ovelhas” dessa ilustração? Elas são os justos que vivem na época do fim e têm a esperança de viver na Terra. Jesus também as chamou de “outras ovelhas”. Elas têm a responsabilidade de ajudar os cristãos ungidos que ainda estão na Terra. As outras ovelhas fazem isso principalmente por participar da enorme tarefa de pregar e fazer discípulos de todas as pessoas. — Mat. 24:14; 28:19, 20.

12-13. E niha duré poneꞌẽrebö ĩhöiba amo norĩ te te upari waihuꞌu petse dzaꞌra di Cristo tsitsãnawã norĩ.

12 Todo ano, nas semanas anteriores à Celebração, as outras ovelhas apoiam os cristãos ungidos por trabalhar numa campanha mundial de pregação. O objetivo dessa campanha é convidar pessoas interessadas para assistir à Celebração. (Veja o quadro “ Você está se preparando para a Celebração?”.) As outras ovelhas também ajudam a organizar a Celebração nas suas congregações, mesmo que não tenha nenhum ungido na congregação. Para elas, é um grande privilégio ajudar os irmãos de Cristo dessas maneiras. As outras ovelhas sabem que para Jesus qualquer ajuda que derem aos ungidos é como se fosse para ele mesmo. — Mat. 25:37-40.

13 Seja qual for nossa esperança, que outros motivos todos nós temos para assistir à Celebração?

E MARĨ WA WAHÖIBA MONO BÖ WA ꞌMADÖꞌÖ DZAꞌRA NI DATSIPOꞌRE PUꞌUDZÉ JESUS DÖꞌÖDZÉM NA HÃ.

14. E niha Jeová duré Jesus te wama höiꞌré dzaꞌra tinhimidzawi dzahuré dzé hã.

14 Assistir à Celebração é uma maneira de agradecer o amor que Jeová e Jesus mostraram por nós. Jeová já mostrou de muitas maneiras diferentes que nos ama. Mas uma maneira foi especial. Por amor, Jeová enviou seu querido Filho para sofrer e morrer por nós. (João 3:16) E ninguém forçou Jesus, ele fez isso por amor. (João 15:13) Nunca vamos conseguir retribuir todo o amor que Jeová e Jesus mostraram por nós. Mas podemos mostrar nossa gratidão por tudo o que eles fizeram pelo modo como levamos a vida a cada dia. (Col. 3:15) É por isso que assistimos à Celebração: para meditar no amor que eles têm por nós e para mostrar o amor que temos por eles.

15. E marĩ wa, dawaꞌöbödzé ĩpire uptabi ĩpitsutu norĩ ma duré poneꞌẽrebö ĩhöiba amo norĩ ma.

15 Nós damos muito valor ao resgate. (Mat. 20:28) Para os ungidos, o resgate é muito valioso porque torna possível a esperança de viverem no céu. Por terem fé no sacrifício de Jesus, os ungidos são declarados justos por Jeová e são adotados por ele como seus filhos. (Rom. 5:1; 8:15-17, 23) O resgate também é muito valioso para as outras ovelhas. Por causa da fé que têm no sacrifício de Jesus, elas podem ter uma posição limpa perante Jeová, o privilégio de servir a ele de maneira aceitável e a esperança de sobreviver à “grande tribulação”. (Apo. 7:13-15) Então quer você tenha a esperança de viver no céu ou de viver na Terra, você pode mostrar que o resgate é muito valioso para você por assistir à Celebração todos os anos.

16. E marĩ wa duré wa ꞌmadöꞌö dzaꞌra ni datsipoꞌre puꞌudzé Jesus döꞌödzém na hã.

16 Outro motivo de assistirmos à Celebração é que queremos obedecer a Jesus. Seja qual for a nossa esperança, todos nós queremos obedecer à ordem que Jesus deu. Na noite antes de morrer, ele disse: “Persistam em fazer isso em memória de mim.” — 1 Cor. 11:23, 24.

E MARĨ WA ĨPIRE UPTABI WATSIꞌRÃꞌÕTÕ DZAꞌRA DA WATSIPOꞌRE PUꞌU DZAꞌRA DA JESUS DÖꞌÖDZÉM NA HÃ.

17. E niha datsipoꞌre puꞌudzé Jesus döꞌödzém na hã te waꞌãwitsi dzaꞌra Jeová tẽme.

17 Nós ficamos mais próximos de Jeová. (Tia. 4:8) Como já vimos, a Celebração é uma boa ocasião para nos lembrarmos da esperança que Jeová nos deu e para meditarmos no amor que ele mostrou por nós. (Jer. 29:11; 1 João 4:8-10) Pensar nessas coisas faz nosso amor por Jeová ficar mais forte e nos aproxima mais dele. — Rom. 8:38, 39.

18. Wa te rotsaꞌrata petse dzaꞌra wamhã Jesus tsitsanhodzém na, e marĩ, wa dza ꞌmanharĩ dzaꞌra ni.

18 Nós ficamos mais determinados a imitar o exemplo de Jesus. (1 Ped. 2:21) Para preparar o coração nos dias antes da Celebração, nós lemos alguns trechos da Bíblia sobre os últimos dias de Jesus aqui na Terra. Daí, na noite da Celebração, o discurso que é feito nos ajuda a lembrar do amor que Jesus mostrou por nós. (Efé. 5:2; 1 João 3:16) Quando lemos sobre a vida de Jesus e meditamos nela, ficamos ainda mais determinados a “continuar andando assim como ele andou”. — 1 João 2:6.

19. E niha wa dza tsiptete dzaꞌra ni watsiwaihuꞌudzé Jeová ãma.

19 Nós ficamos ainda mais decididos a continuar amigos de Jeová. (Judas 20, 21) Nossa amizade com Jeová vai continuar bem forte se: obedecermos a ele, alegrarmos o coração dele e fizermos o nosso máximo para santificar o nome dele. (Pro. 27:11; Mat. 6:9; 1 João 5:3) Assistir à Celebração nos ajuda a estar determinados a continuar vivendo de um jeito que agrada a Jeová, como se estivéssemos dizendo: ‘Eu amo o Senhor e quero continuar te servindo para sempre!’

20. E marĩ wa, wẽ di wa te ꞌmadöꞌö dzaꞌra da datsipoꞌre puꞌudzé Jesus döꞌödzém na hã.

20 Quer nossa esperança seja viver para sempre no céu ou na Terra, todos nós temos bons motivos para assistir à Celebração. Essa é uma data em que nos lembramos da morte de alguém que amamos muito: Jesus Cristo. Além disso, nos lembramos do amor que Jeová nos mostrou quando enviou seu Filho como resgate. Essa foi a maior demonstração de amor que alguém já poderia ter feito. Neste ano, a Celebração vai ser na noite de sexta-feira, 15 de abril. Nós amamos muito a Jeová e a Jesus. Por isso, nada é mais importante do que estarmos presentes na Celebração da morte de Cristo.

DANHOꞌRE 16

^ romnhihötö waˈõno 5 Para nós, é um privilégio assistir à Celebração todos os anos, não importa se temos a esperança de viver para sempre no céu ou na Terra. Neste estudo, vamos ver que motivos a Bíblia dá para assistirmos à Celebração, e por que é importante fazermos isso.

^ romnhihötö waˈõno 2 Essas palavras também foram traduzidas como: “Façam isto para se lembrar de mim.” (Bíblia Fácil de Ler)

^ romnhihötö waˈõno 4 Para mais informações sobre o novo pacto e o pacto do Reino, veja o estudo “Vocês se tornarão ‘um reino de sacerdotes’”, na Sentinela de 15 de outubro de 2014, páginas 15 a 17.

^ romnhihötö waˈõno 4 ENTENDA MELHOR: A expressão restante ungido se refere aos cristãos ungidos que ainda estão vivos na Terra.

^ romnhihötö waˈõno 10 Para saber mais sobre a profecia dos dois bastões de Ezequiel capítulo 37, veja A Adoração Pura de Jeová É Restaurada!, páginas 130 a 135, parágrafos 3 a 17.