ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 3

Jeová te dza aipawapto ropire watobro wamhã

Jeová te dza aipawapto ropire watobro wamhã

“[Jeová] te aiꞌwawi ꞌre tsimapa dzaꞌra waꞌwa.” — ISA. 33:6. (TNM)

E MARĨ DA ÃHÃ ROMNHORÉ NA HÃ

Te dza ĩwaihu e marĩ ĩꞌmanharĩ da tsi Jeová te te aipawaptob da ropire watobro wamhã.

1-2. E mahã ropire norĩ Jeová ma romhuriꞌwa ĩtsimirẽmeꞌõ norĩ hã ãté te ꞌwapé dzaꞌra.

 QUANDO algo terrível acontece, nossa vida pode mudar de uma hora para outra. Por exemplo, um irmão chamado Luís a foi diagnosticado com um tipo raro de câncer. O médico disse que ele só teria alguns meses de vida. Mônica e seu marido participavam em muitas atividades espirituais. Mas daí, um dia, Mônica ficou sabendo que seu marido, que era ancião, levava uma vida dupla já por muitos anos. Olívia, uma irmã solteira, foi obrigada a sair de sua casa por causa de um furacão que estava se aproximando. Quando voltou, ela encontrou a casa completamente destruída. A vida dessas pessoas mudou completamente da noite para o dia. Você já passou por algo assim? Já enfrentou alguma situação que, de uma hora para outra, virou sua vida de cabeça para baixo?

2 Mesmo sendo servos fiéis de Jeová, nós enfrentamos dificuldades e problemas de saúde como todo mundo. Além disso, pode ser que tenhamos que enfrentar oposição e perseguição daqueles que odeiam o povo de Deus. Jeová não nos protege de todas essas dificuldades, mas ele promete que sempre vai nos ajudar. (Isa. 41:10) Com Jeová ao nosso lado, podemos manter a alegria, tomar boas decisões e continuar leais a ele, mesmo em situações muito difíceis. Neste estudo, vamos ver de que quatro maneiras Jeová nos ajuda quando passamos por momentos tensos em nossa vida. Vamos ver também o que precisamos fazer para receber a ajuda que ele nos dá.

JEOVÁ TE DZA AIꞌMADÖ

3. Ropire watobro wamhã e marĩ ãté wama pire di dza wa te ꞌmanharĩ dzaꞌra da.

3 O desafio. Quando passamos por uma situação trágica, pode ser difícil pensar com clareza e tomar decisões. Talvez você sinta uma dor no peito de tanta aflição ou fique com a mente sobrecarregada de tanta ansiedade. Pode ser que você sinta que está caminhando no meio de uma neblina, sem saber em que direção seguir. Veja como as duas irmãs que foram citadas antes se sentiram. Olívia conta: “Depois que o furacão destruiu minha casa, eu me senti completamente perdida e arrasada.” Já Mônica, falando sobre a traição do seu marido, diz: “Eu fiquei muito mais do que desapontada. Eu sentia uma dor que estava me destruindo por dentro. Era difícil até fazer as coisas simples do dia a dia. Nunca achei que isso pudesse acontecer comigo.” Como Jeová promete nos ajudar quando nos sentirmos completamente perdidos?

4. Filipenses 4:6, 7 dzarina, e marĩ na Jeová te wama ropitsutu dzaꞌra.

4 O que Jeová faz. Ele promete nos dar o que a Bíblia chama de “a paz de Deus”. (Leia Filipenses 4:6, 7.) Essa paz é uma calma e uma tranquilidade que apenas aqueles que são amigos de Jeová podem sentir. Essa paz “está além de toda compreensão” e é muito mais poderosa do que possamos imaginar. Você já sentiu uma calma além do normal logo depois de ter feito uma oração fervorosa a Jeová? Então você já sentiu “a paz de Deus”.

5. E niha rowẽ hã Ropotoꞌwai hawi te dza wapẽꞌẽ ꞌre duré wanhimirotsaꞌrata ꞌre ꞌmadöꞌö wẽ dzahuré.

5 Em Filipenses também lemos que a paz de Deus “guardará”, ou protegerá, ‘nosso coração e nossa mente’. A palavra grega original traduzida como “guardar” era um termo militar usado para se referir aos guardas que protegiam a cidade e a mantinham segura de ataques. Os habitantes de uma cidade protegida podiam dormir em paz sabendo que os militares estavam a postos nos portões. Da mesma forma, quando a paz de Deus guarda nosso coração e nossa mente, nos sentimos calmos, sabendo que estamos seguros. (Sal. 4:8) No passado, foi isso o que aconteceu com Ana. Embora a situação dela não tenha mudado logo, ela se sentiu em paz. (1 Sam. 1:16-18) E quando nos sentimos calmos, fica mais fácil pensar com clareza e tomar boas decisões.

Ore até sentir “a paz de Deus” guardando seu coração e sua mente (Veja os parágrafos 4 a 6.)


6. E marĩ, wa dza ꞌmanharĩ dzaꞌra ni rowẽ hã Ropotoꞌwai hawi te te wapawaptob dzaꞌra da. (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)

6 O que precisamos fazer. Quando você estiver passando por uma situação muito difícil, chame o “guarda”, por assim dizer. Como assim? Ore a Jeová até você sentir a paz dele. (Luc. 11:9; 1 Tes. 5:17) Luís, mencionado antes, explicou como ele e sua esposa, Ana, lidaram com a notícia de que ele tinha apenas alguns meses de vida. Luís disse: “Numa hora como essa, é muito difícil tomar decisões sobre cuidados de saúde e outros assuntos. Mas foram as orações que nos ajudaram a ter paz durante esse período.” Luís e sua esposa disseram que eles oravam intensamente pedindo para Jeová dar a eles paz, um coração calmo e sabedoria para conseguir tomar boas decisões. E foi exatamente isso que ele sentiu. Então, se você estiver passando por um momento muito difícil na vida, continue orando e você vai sentir a paz de Jeová guardar seu coração e sua mente. — Rom. 12:12.

JEOVÁ TE DZA ATSIPTETE

7. Ropire watobro wamhã e niha ãté wa dza wahöimana dzaꞌra ni.

7 O desafio. Quando enfrentamos dificuldades, podemos começar a pensar e agir de maneira diferente do que estamos acostumados. Assim como um navio numa tempestade é atingido por uma onda atrás da outra, nós podemos sentir que somos atingidos por diferentes sentimentos, um atrás do outro. Ana, que já foi citada antes, explicou que depois da morte do seu marido, cada hora ela se sentia de uma maneira. Ela disse: “Às vezes eu me sentia muito deprimida e achava que não merecia estar passando por aquilo. Outras vezes eu ficava bastante irritada porque ele tinha morrido.” Ana também se sentia sozinha e frustrada por não conseguir fazer algumas coisas que antes Luís fazia tão bem. Às vezes ela sentia como se estivesse numa tempestade no meio do oceano. Como Jeová pode nos ajudar quando somos atingidos por esses sentimentos?

8. Isaías 33:6 dzarina, e marĩ na Jeová wama ropitsutu dzaꞌra.

8 O que Jeová faz. Ele garante que vai nos dar estabilidade emocional e espiritual. (Leia Isaías 33:6.) Por exemplo, durante uma tempestade em alto-mar, um navio geralmente é lançado de um lado para o outro. Para conseguir passar por essa situação, muitos navios usam estabilizadores que ficam dos dois lados do navio, debaixo d’água. Esses estabilizadores ajudam o navio a não balançar tanto. Dessa forma, as pessoas a bordo ficam mais seguras e a viagem é mais confortável. O interessante é que muitos desses estabilizadores funcionam ainda melhor se o navio estiver em movimento. Em nosso caso, Jeová vai nos dar estabilidade emocional e espiritual se continuarmos em movimento, servindo a ele fielmente durante períodos difíceis.

Use as ferramentas de pesquisa para manter o equilíbrio emocional e espiritual (Veja os parágrafos 8 e 9.)


9. E niha wate romnhorédzém norĩ te dza wanhiptete dzaꞌra. (ꞌMadöꞌö dapodo duré.

9 O que precisamos fazer. Quando se sentir no meio de uma tempestade em sentido emocional, faça o melhor que puder para manter sua rotina espiritual. É claro que talvez você não consiga fazer tudo o que fazia antes. Mas lembre-se que Jeová não espera mais do que você consegue fazer. (Veja também Lucas 21:1-4.) Tire um tempo para seu estudo pessoal e meditação. Por meio de sua organização, Jeová nos dá artigos e vídeos que nos ajudam a controlar nossas emoções. Para encontrar o que você precisa, use as ferramentas de pesquisa, como o aplicativo JW Library®, o Índice das Publicações da Torre de Vigia e o Guia de Pesquisa para Testemunhas de Jeová. Mônica, citada antes, explica o que ela fazia ao perceber que seus sentimentos negativos estavam ficando fora de controle. Ela pesquisava palavras como “raiva”, “ódio”, “traição” ou “lealdade”. Daí ela lia até se sentir melhor. Mônica conta: “Eu começava minha pesquisa agoniada, digitando qualquer palavra relacionada à minha situação e lia os artigos que apareciam. Aos poucos, eu começava a sentir que Jeová estava me dando um forte abraço, que ele entendia meus sentimentos e que estava me ajudando.” Sentir a ajuda de Jeová é o que vai ajudar você a manter o equilíbrio ao passar por uma tempestade. — Sal. 119:143, 144.

JEOVÁ TE DZA AIPAWAPTO

10. E niha ãté wa wahöimana dzaꞌra ni ropire dzaꞌẽne wa te ꞌwapé dzaꞌra parimhã.

10 O desafio. Ao passar por uma situação extremamente difícil na vida, pode ser que alguns dias você se sinta muito fraco em sentido físico e emocional. Essa situação é igual a um corredor que sofreu uma lesão e agora tem que caminhar mancando. Talvez agora seja difícil para você fazer coisas que antes fazia com facilidade ou que nem tenha mais vontade de fazer coisas que antes gostava. E assim como Elias, pode ser que você tenha dificuldade até de se levantar e só queira dormir. (1 Reis 19:5-7) Mas o que Jeová promete fazer por nós quando nos sentimos assim?

11. E niha Jeová te wapawaptob dzaꞌra duré. (Salmo 94:18)

11 O que Jeová faz. Ele promete que vai apoiar você. (Leia Salmo 94:18.) Assim como um corredor que se machucou precisa da ajuda de alguém para voltar a andar, nós precisamos de ajuda para continuar ativos no serviço a Jeová. É nesse momento que Jeová nos garante: “Eu, Jeová, seu Deus, seguro a sua mão direita; sou aquele que lhe diz: ‘Não tenha medo. Eu o ajudarei.’” (Isa. 41:13) O rei Davi sentiu essa ajuda. Ao enfrentar seus inimigos e outros desafios, ele disse a Jeová: “A tua mão direita me ampara.” (Sal. 18:35) Mas como Jeová nos dá seu apoio?

Aceite o apoio de sua família, dos amigos e dos anciãos (Veja os parágrafos 11 a 13.)


12. E ꞌwai hawimhã Jeová te wanhiptete dzaꞌra.

12 Geralmente Jeová usa outras pessoas para dar o apoio que precisamos. Por exemplo, quando o rei Davi se sentiu extremamente fraco, foi seu amigo Jonatã quem o visitou para encorajá-lo e dar apoio emocional. (1 Sam. 23:16, 17) Da mesma forma, Jeová usou Eliseu para ajudar Elias. (1 Reis 19:16, 21; 2 Reis 2:2) Hoje, Jeová pode usar nossa família, nossos amigos ou os anciãos para nos apoiar. Mas quando estamos passando por uma situação muito difícil, nossa tendência é nos afastar dos outros. A gente só quer ficar quieto no nosso canto, e isso é normal. Então como podemos receber a ajuda de Jeová?

13. Jeová te te wapawaptob dzaꞌra da, e marĩ wa dza ꞌmanharĩ dzaꞌra ni. (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)

13 O que precisamos fazer. Lute contra a vontade de ficar sozinho. Quando nos isolamos, nossa tendência é começar a nos concentrar só nos nossos problemas e no que estamos passando. Ficar pensando nisso pode nos fazer tomar decisões ruins. (Pro. 18:1) É claro que todos nós precisamos de alguns momentos para ficar sozinhos, principalmente quando estamos passando por uma situação ruim. Mas se começarmos a nos isolar por muito tempo, vamos ficar longe das pessoas que são justamente uma das ajudas que Jeová nos dá. Então, mesmo que seja difícil fazer isso às vezes, aceite a ajuda da sua família, dos seus amigos e dos anciãos. Tente vê-los pelo que eles realmente são: um meio de Jeová ajudar você. — Pro. 17:17; Isa. 32:1, 2.

JEOVÁ TE DZA AIPẼꞌẼ HI

14. E marĩ wa ãté wa dza wapahi dzaꞌra ni.

14 O desafio. Às vezes, podemos passar por situações que nos deixam com medo. A Bíblia fala de servos fiéis de Jeová que ficaram muito angustiados e com medo por causa de inimigos e de outras dificuldades. (Sal. 18:4; 55:1, 5) Da mesma forma, pode ser que enfrentemos perseguição na escola, no trabalho, na família ou até do governo. E pode ser que fiquemos até com medo de morrer por causa de algum problema de saúde. Em momentos assim, nos sentimos completamente desprotegidos, como uma criancinha. Então, como Jeová nos ajuda em situações assim?

15. E marĩ na Salmo 94:19 te wama ropitsutu dzaꞌra.

15 O que Jeová faz. Ele nos consola e nos acalma. (Leia Salmo 94:19.) Esse salmo talvez faça você pensar em uma criança que está assustada e não consegue dormir durante uma tempestade com raios e trovões. Podemos imaginar o pai dessa criança chegando no quarto dela e a segurando no colo até que ela consiga dormir. Embora ainda dê para ouvir as trovoadas, a criança se sente segura nos braços do pai. Quando enfrentamos desafios assustadores, precisamos do nosso Pai celestial para nos segurar no colo, por assim dizer, até que nossos sentimentos negativos passem. Mas como podemos ser consolados por Jeová?

Deixe que seu Pai celestial console você por meio da Bíblia (Veja os parágrafos 15 e 16.)


16. Jeová te te wapẽꞌẽ nomrĩ dzaꞌra da, e marĩ, wa te ĩꞌmanharĩ dzaꞌra da tsi. (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)

16 O que precisamos fazer. Sempre passe tempo com Jeová, conversando com ele e lendo sua Palavra. (Sal. 77:1, 12-14) Se você tiver o costume de fazer isso, a sua primeira reação quando passar por uma situação estressante vai ser procurar a ajuda de seu Pai celestial. Conte para Jeová todos os seus medos e suas preocupações. Daí, deixe Jeová falar com você por meio da Bíblia. Dessa forma, você vai sentir o consolo dele. (Sal. 119:28) Quando estiver com medo, você pode encontrar consolo por ler certas passagens bíblicas. Talvez os livros de Jó, Salmos, Provérbios ou as palavras de Jesus em Mateus capítulo 6 encham você de ânimo. Quando você ora a Jeová e lê a Bíblia, você sente o consolo dele.

17. E marĩ wa umnhatsi dzaꞌra ni.

17 Podemos confiar que Jeová sempre vai estar pronto para nos ajudar durante os períodos mais sombrios da nossa vida. Nós nunca estaremos sozinhos. (Sal. 23:4; 94:14) Jeová promete nos proteger, nos dar equilíbrio, nos apoiar e nos consolar. Isaías 26:3 nos dá outra garantia sobre Jeová. Lá diz: “Protegerás os que confiam plenamente em ti; tu lhes darás contínua paz, porque é em ti que eles confiam.” Então, confie em Jeová e aproveite tudo o que ele faz para ajudar você. Se fizer isso, você vai continuar forte, mesmo durante períodos difíceis.

E NIHA ĨTSADAꞌÖBÖDZÉ.

  • E niwa wa te wawi tsô tirowaptöꞌö dzaꞌra Jeová nhimipawaptobdzéb dzô.

  • E niha Jeová te dza wapawaptob dzaꞌra ropire watobro wamhã.

  • Jeová te te wapawaptob dzaꞌra da, e marĩ, wa te ĩꞌmanharĩ dzaꞌra da tsi.

a Alguns nomes foram mudados.