ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 24

Jeová te tsima wẽ te te ꞌre waꞌruiwapari dzaꞌra mono tõ da

Jeová te tsima wẽ te te ꞌre waꞌruiwapari dzaꞌra mono tõ da

‘Ĩwatsété dzaꞌra hã te ãma ꞌre abꞌmadöꞌö mono õ di dza oto. Duré marĩ te te ꞌre ĩꞌmanharĩ watsété dzaꞌra mono dzém na hã ãma ꞌre ĩ̱tsipoꞌre puꞌu mono õ di dza duré.’ — HEB. 8:12.

DANHOꞌRE 44

O QUE VAMOS VER *

1. E ma hã roti ĩꞌuptabi Rotiꞌwa Salomão ma tô tsihötö Eclesiastes 7:20 na.

 O REI Salomão escreveu: “Não há nenhum homem justo na terra que sempre faça o que é bom e nunca peque.” (Ecl. 7:20) Isso realmente é verdade! Todos nós somos pecadores. (1 João 1:8) Por isso, todos nós precisamos ser perdoados tanto por Deus quanto por outras pessoas.

2. E niha te aihöiba niꞌwa atsiwaihu te te aiꞌruiwapari õ wamhã.

2 Com certeza você consegue se lembrar de alguma vez em que acabou ofendendo um amigo. Você ficou mal com o que aconteceu e quis consertar a situação. Por isso, você pediu perdão de coração. Como você se sentiu quando foi perdoado pelo seu amigo? Deve ter se sentido aliviado e muito feliz, não é verdade?

3. E marĩ, wa dza ꞌmadöꞌö dzaꞌra ni ãhã romnhoré na.

3 Nós queremos que Jeová seja nosso melhor amigo. Mas, por sermos imperfeitos, vamos acabar fazendo ou falando alguma coisa que deixe Jeová magoado. Então como podemos ter certeza que Jeová quer nos perdoar? Por que podemos dizer que o perdão de Jeová é muito superior ao perdão que nós podemos oferecer a alguém? E quem pode receber o perdão de Jeová?

JEOVÁ TE TSIMA WẼ TE TE ꞌRE WAꞌRUIWAPARI DZAꞌRA MONO TÕ DA

4. E marĩ dzarina wama waihuꞌu petse dzaꞌra di Jeová te te tsima ĩwẽ na te te ꞌre waꞌruiwapari dzaꞌra tõ da.

4 A Palavra de Deus nos garante que Jeová está disposto a nos perdoar. Quando Jeová, através de um anjo, falou com Moisés no monte Sinai, ele disse o seguinte sobre si mesmo: “Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e de verdade, que demonstra amor leal a milhares, perdoando o erro, a transgressão e o pecado.” (Êxo. 34:6, 7) Jeová é um Deus muito bondoso e misericordioso e está sempre disposto a nos perdoar quando nos arrependemos. — Nee. 9:17; Sal. 86:15.

Jeová sabe tudo o que aconteceu em nossa vida e como isso influencia quem somos (Veja o parágrafo 5.)

5. Salmo 103:13, 14 dzarina, Jeová ma tãma wawaihuꞌu petse dzaꞌra di. Taha wa, e marĩ õ hã te tsima wẽ te te ꞌmanharĩ da.

5 Sendo nosso Criador, Jeová sabe tudo sobre nós. É incrível quando paramos para pensar que ele conhece cada detalhe de cada ser humano aqui na Terra! (Sal. 139:15-17) Jeová consegue ver toda a imperfeição que herdamos dos nossos pais. E mais do que isso, Jeová sabe de tudo que já passamos na vida e como isso nos tornou a pessoa que somos. Sem dúvida, Jeová nos conhece muito bem e, por isso, ele se sente motivado a mostrar misericórdia. — Sal. 78:39; leia Salmo 103:13, 14.

6. E niha Jeová ma tô höiꞌré te te tsima ĩwẽ na te te ꞌre waꞌruiwapari dzaꞌra mono tõ da.

6 Jeová já provou que está pronto a nos perdoar. Ele sabe que todos nós somos pecadores e estamos condenados à morte por causa do pecado de Adão. (Rom. 5:12) E não há nada que possamos fazer para livrar a nós mesmos ou outra pessoa do pecado e da morte. (Sal. 49:7-9) Mas o nosso Deus amoroso mostrou compaixão e fez algo para nos livrar. O que ele fez? Como mostra João 3:16, Jeová enviou seu Filho como sacrifício em nosso favor. (Mat. 20:28; Rom. 5:19) Jesus morreu por nós e, se tivermos fé nele, poderemos ficar livres para sempre da morte. (Heb. 2:9) Pense em como deve ter sido difícil para Jeová ver seu Filho amado morrer de maneira agonizante e humilhante! Você acha que Jeová teria deixado o Filho dele morrer se Ele não estivesse disposto a nos perdoar?

7. E ma hã maparane watsuꞌu te höiꞌré dzahuré Jeová te te tsima ĩwẽ petse na te te ꞌre waꞌruiwapari dzaꞌra mono tõ da.

7 A Bíblia dá exemplos de pessoas que Jeová perdoou. (Efé. 4:32) Talvez a primeira pessoa que venha na sua mente seja o rei Manassés. Esse homem mau cometeu pecados da pior espécie: ele praticou adoração falsa e incentivou outros a fazer o mesmo, ofereceu os próprios filhos como sacrifício a deuses falsos e chegou ao ponto de colocar um ídolo dentro do templo sagrado de Jeová. A Bíblia diz sobre Manassés: “[Ele] fez em grande escala o que era mau aos olhos de Jeová, ofendendo-o.” (2 Crô. 33:2-7) Mas, quando Manassés se arrependeu de coração, Jeová o perdoou. Jeová até mesmo permitiu que ele voltasse a ser rei. (2 Crô. 33:12, 13) Outro exemplo é o rei Davi. Ele cometeu pecados graves contra Jeová, como adultério e assassinato. Mas, quando Davi mostrou profundo arrependimento e reconheceu o seu erro, Jeová também o perdoou. (2 Sam. 12:9, 10, 13, 14) Esses dois exemplos mostram que Jeová quer muito nos perdoar e, conforme veremos, a maneira de Jeová perdoar as pessoas é muito superior a como nós perdoamos os outros.

JEOVÁ DAꞌRUIWAPARIꞌÕꞌWA DANHIPAI U

8. E marĩ wa, Jeová daꞌãma rowairébéꞌwa danhipai u ĩwẽ.

8 Jeová é “o Juiz de toda a terra”. (Gên. 18:25) Um bom juiz precisa ter um conhecimento profundo das leis. Nós podemos dizer que Jeová é o Juiz perfeito. Isso porque, além de ser o nosso Juiz, foi ele quem fez as leis que estão na Bíblia. (Isa. 33:22) Ninguém sabe melhor do que Jeová o que é certo e o que é errado. Que outra qualidade um bom juiz precisa ter? Ele precisa conhecer muito bem todos os fatos de um caso antes de poder tomar uma decisão. É por isso que Jeová é o melhor Juiz de todos, porque ele sempre conhece todos os fatos.

9. Jeová te te tsima roti wamhã niꞌwa te te ꞌruiwapari tõ da, e marĩ na Jeová te rotsaꞌrata.

9 Diferentemente dos juízes humanos, Jeová sempre sabe tudo o que está envolvido em todos os casos que ele julga. (Gên. 18:20, 21; Sal. 90:8) Os juízes humanos estão limitados pelo que conseguem ver e ouvir. Mas Jeová é diferente. Ele entende perfeitamente o que influencia as ações de uma pessoa, como por exemplo a genética, a maneira como foi criada, onde ela vive e seu estado emocional e mental. Além disso, Jeová consegue ler os corações. Ele entende perfeitamente quais são as motivações por trás das nossas ações. Jeová consegue ver tudo. (Heb. 4:13) Então, quando Jeová perdoa alguém, ele já sabe tudo o que está acontecendo com aquela pessoa.

Jeová é justo e imparcial. Ele não pode ser subornado. (Veja o parágrafo 10.)

10. E marĩ wa Jeová te te daꞌãma ꞌre rowairébé uꞌötsi ĩbö na. (Deuteronômio 32:4)

10 Jeová é um Deus imparcial e seus julgamentos sempre são justos. Quando Jeová perdoa, ele não olha para a aparência da pessoa, sua riqueza, suas habilidades e nem se ela é muito conhecida. (1 Sam. 16:7; Tia. 2:1-4) Não podemos obrigar Jeová a fazer nada, nem podemos suborná-lo. (2 Crô. 19:7) E, quando Jeová decide algo, ele não se deixa levar pelas emoções. (Êxo. 34:7) Jeová entende tudo sobre nós e as nossas circunstâncias. Por isso, não temos dúvidas de que ele é o melhor Juiz que existe. — Leia Deuteronômio 32:4.

11. E marĩ wa Jeová nhimiꞌruiwapariꞌõdzé aiwab õ di danhimiꞌruiwapariꞌõdzém ne.

11 As Escrituras Hebraicas deixam claro que o perdão de Jeová é sem igual. Em alguns casos, foi usada uma palavra hebraica que de acordo com um dicionário bíblico “se usa exclusivamente para descrever o perdão que Deus concede aos pecadores”. Esse dicionário também diz que “essa palavra nunca se refere ao perdão que um humano pode conceder a outro; o perdão humano é inferior e limitado em comparação com o perdão de Deus”. Só Jeová tem a autoridade para perdoar completamente um pecador arrependido. Mas o que o perdão de Jeová significa para nós?

12-13. (a) Jeová te te waꞌruiwapari dzaꞌra õ parimhã, e niha wa dza wahöimana dzaꞌra ni. (b) Jeová te te waꞌruiwapari dzaꞌra õ parimhã, e te dza wahö dzaꞌra.

12 Quando entendemos e aceitamos que Jeová nos perdoou, passamos a ter “tempos de refrigério”, ou seja, paz mental e uma consciência limpa. Essa é uma sensação que só temos quando Jeová nos perdoa. (Atos 3:19) Ao nos perdoar, Jeová aceita de novo a nossa amizade; é como se nunca tivéssemos cometido aquele pecado.

13 Jeová nunca vai nos punir por um pecado que ele já perdoou. (Isa. 43:25; Jer. 31:34) Ele coloca os nossos pecados bem longe de nós, “tão longe como o nascente é do poente”. * (Sal. 103:12) Quando meditamos no tamanho do perdão de Jeová, nossos corações se enchem de admiração e gratidão. (Sal. 130:4) Mas quem pode ser perdoado por Jeová?

E ꞌWA JEOVÁ TE TE ꞌRUIWAPARI Õ DI DZA.

14. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni oto Jeová nhimiꞌruiwapariꞌõdzéb ãma.

14 Como vimos, o perdão de Jeová não depende da seriedade do pecado. Também vimos que Jeová é nosso Criador, nosso Juiz e aquele que deu as leis que seguimos. Por isso, ele está na melhor posição de decidir se alguém deve ser perdoado ou não. Mas o que Jeová leva em conta ao decidir se vai perdoar alguém?

15. Lucas 12:47, 48 dzarina, e marĩ na Jeová te rotsaꞌrata te te ꞌruiwapari õ wamhã.

15 Uma coisa que Jeová leva em conta é se o pecador sabia que estava fazendo algo errado. Jesus deixou isso claro nas palavras de Lucas 12:47, 48. (Leia.) Quando uma pessoa planeja e faz uma coisa que sabe que é errada e que Jeová desaprova, ela está cometendo um pecado grave. Essa pessoa corre o risco de não ser perdoada por Jeová. (Mar. 3:29; João 9:41) Mas a verdade é que todos nós já fizemos algo que sabíamos que era errado. Será que mesmo assim podemos ser perdoados? É claro que sim. Isso porque Jeová também leva em conta outra coisa.

Podemos confiar que Jeová vai nos perdoar se estivermos verdadeiramente arrependidos (Veja os parágrafos 16 e 17.)

16. (a) E marĩ datsiꞌruiwaparidzé. (b) E marĩ wa, datsiꞌruiwaparidzé ĩpire uptabi Jeová te te waꞌruiwapari dzaꞌra tõ da.

16 Outra coisa que Jeová leva em conta é se o pecador está realmente arrependido. Isso envolve uma mudança de atitude da pessoa. Também inclui a ideia de que a pessoa sente profunda tristeza por ter feito algo errado ou por ter deixado de fazer algo que deveria ter feito. A pessoa que está realmente arrependida não fica triste apenas por causa do que fez, mas também porque deixou a amizade com Jeová ficar tão fraca a ponto de ela pecar. Lembre-se de que Manassés e Davi cometeram pecados sérios. Mesmo assim, Jeová os perdoou porque estavam arrependidos de verdade. (1 Reis 14:8) Fica claro que, para perdoar uma pessoa, Jeová precisa ver mais do que apenas tristeza no coração dela. A pessoa precisa provar que está realmente arrependida por meio de suas ações. * Vamos ver agora outra coisa que Jeová também leva em conta para perdoar alguém.

17. E marĩ niꞌwa te dza ꞌmanha ĩwatsété wi piꞌra da Ropotoꞌwai u. Duré e marĩ wa, tahã ĩpire ĩwatsédé wa te ꞌmanharĩ dzaꞌra tõ da apö. (Isaías 55:7)

17 Outra coisa muito importante que Jeová leva em conta é quando um pecador dá meia-volta e faz grandes mudanças na vida. O pecador deixa de praticar o que é mau e começa a fazer aquilo que Jeová diz que é certo. (Leia Isaías 55:7.) Ele tem que transformar sua maneira de pensar para poder ser guiado pelos pensamentos de Jeová. (Rom. 12:2; Efé. 4:23) Também precisa fazer de tudo para deixar para trás ações e pensamentos errados. (Col. 3:7-10) Mas é bom lembrar que, apesar de tudo isso, Jeová só vai nos perdoar se tivermos fé no sacrifício de resgate de Jesus. E Jeová só vai usar o valor do sacrifício de resgate se perceber que estamos nos esforçando de verdade para abandonar a conduta errada. — 1 João 1:7.

UMNHATSI JEOVÁ NHIMIꞌRUIWAPARIꞌÕDZÉ

18. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni Jeová nhimiꞌruiwapariꞌõdzéb ãma.

18 Vamos fazer uma rápida revisão do que vimos neste estudo. Jeová é realmente o maior Perdoador que existe no Universo. Por que podemos dizer isso? Primeiro, ele sempre está pronto a nos perdoar. Segundo, ele nos conhece melhor do que ninguém. Ele sabe tudo sobre nós e não há ninguém melhor do que ele para saber se estamos realmente arrependidos. E terceiro, quando Jeová perdoa, ele limpa completamente a nossa ficha, por assim dizer. Isso nos permite ter uma consciência limpa e ter a sua aprovação.

19. Wahöimanadzé upa nherẽ duré wawatsété nherẽ, e marĩ wa tsada hã wama robdze dzaꞌra da.

19 É claro que, como somos imperfeitos, vamos continuar pecando. Mas algo que pode nos consolar é saber que Jeová é muito misericordioso e leva em conta nossa imperfeição. Por isso, não precisamos ficar remoendo nossos erros e perder a paz. (Sal. 103:8-14; 130:3) Se fizermos nosso melhor para servir a Jeová, poderemos ter alegria. (Fil. 4:4-6; 1 João 3:19-22) É muito encorajador pensarmos nisso! — Veja Perspicaz volume 1, página 210.

20. E marĩ, wa dza ꞌmadöꞌö dzaꞌra ni romnhoré we ĩmorĩ na hã.

20 Podemos ser muito gratos a Jeová por nos perdoar quando estamos realmente arrependidos de nossos pecados. Mas como podemos imitar a maneira de Jeová perdoar? De que maneiras o nosso modo de perdoar é parecido com o modo de Jeová perdoar? E de que maneiras é diferente? Por que é importante entendermos essas diferenças? O próximo estudo vai responder a essas perguntas.

DANHOꞌRE 37

^ Na Bíblia, Jeová deixa muito claro que ele realmente quer perdoar àqueles que se arrependeram de seus pecados. Mas às vezes, nós achamos que não merecemos o perdão de Jeová. Neste estudo, vamos ver por que podemos ter certeza que Jeová está sempre pronto a nos perdoar quando nos arrependemos de verdade.

^ ENTENDA MELHOR: Arrependimento se refere a uma mudança na forma de pensar, acompanhada de profunda tristeza por causa de um modo de vida anterior, de erros cometidos ou de coisas que deviam ter sido feitas e não foram. O verdadeiro arrependimento leva a pessoa a produzir “fruto”, ou seja, a mudar seu modo de agir.