ROMNHORÉ 21
E marĩ Apocalipse te ãma rowatsuꞌu aihöimanadzéb ãma aptoꞌoré wab da.
‘Tane tô. Wanhibꞌapito Jesus apö we aimorĩ tsuꞌu dza tô.’ — APO. 22:20.
O QUE VAMOS VER *
1. E marĩ aihĩni te te ĩpitsutu dzaꞌra da tsi.
CADA um de nós precisa tomar uma decisão muito importante: apoiar a Jeová como Soberano do Universo ou ficar do lado do seu inimigo cruel, Satanás, o Diabo. Só existem essas duas opções, e cada pessoa precisa escolher o lado que quer apoiar. Essa decisão vai resultar em vida eterna ou em morte. (Mat. 25:31-33, 46) Durante a “grande tribulação”, as pessoas vão ser separadas para sobreviver ou para ser destruídas. — Apo. 7:14; 14:9-11; Eze. 9:4, 6.
2. (a) Hebreus 10:35-39 dzarina, e marĩ, wa te ĩꞌmanharĩ dzaꞌra da tsi. (b) E niha ĩhöiwarobo Apocalipse na ĩtsitsi te dza wapawaptob dzaꞌra.
2 Leia Hebreus 10:35-39. Se você escolheu apoiar o governo de Jeová, você tomou a melhor decisão. E com certeza, você quer muito ajudar outras pessoas a tomar a mesma decisão. Para isso, você pode usar as informações do livro de Apocalipse. Esse livro impressionante mostra o que vai acontecer com os inimigos de Jeová, mas também fala de todas as bênçãos que os servos leais de Jeová vão receber. Esses são assuntos muito importantes que precisamos estudar, porque só assim vamos conseguir fortalecer a nossa determinação de ser leais a Jeová. Além disso, nós podemos usar o que aprendemos para ajudar outras pessoas a tomar a decisão certa e continuar servindo ao nosso Deus.
3. E marĩ na wa dza romnhoré dzaꞌra ni.
3 Neste estudo, vamos ver a resposta para as seguintes perguntas: Que recompensa aqueles que apoiam o governo de Deus vão receber? E o que vai acontecer com aqueles que apoiam a fera cor de escarlate descrita no livro de Apocalipse?
E MARĨ TE DZA WATOBRO JEOVÁ MA ROMHURIꞌWA NHIMIRẼMEꞌÕ NORĨ DZÔ.
4. E ꞌwa João ma tô ꞌmadö Jesus tsiré höiwa ãma.
4 O apóstolo João teve uma visão de dois grupos que apoiam o governo de Jeová e recebem vida eterna. O primeiro grupo é formado por 144 mil pessoas. (Apo. 7:4) Elas foram escolhidas para viver no céu e reinar junto com Jesus no Reino de Deus. Lá dos céus, eles vão governar a Terra. (Apo. 5:9, 10; 14:3, 4) Na visão, João viu os 144 mil no céu junto com Jesus no Monte Sião. — Apo. 14:1.
5. E marĩ te dza watobro ĩpitsutu norĩ dzô ꞌre ĩhöimana dzaꞌra mono na hã tiꞌai ãma robꞌrãtsutu ré.
5 Desde os dias dos apóstolos até os nossos dias, muitas pessoas foram escolhidas para fazer parte dos 144 mil. (Luc. 12:32; Rom. 8:17) Mas em sua visão, João fica sabendo que dos 144 mil só um “restante”, ou seja, um pequeno número, estaria vivo na Terra durante os últimos dias. Eles vão receber o “selo” final de aprovação de Jeová antes do início da grande tribulação. (Apo. 7:2, 3; 12:17) Daí, durante a grande tribulação, eles vão ser levados para o céu. Lá, vão se juntar com os outros ungidos que foram fiéis a Jeová até a morte e reinar junto com Jesus. — Mat. 24:31; Apo. 5:9, 10.
6-7. (a) 144.000 ĩpitsutu ubumro te te ꞌmadöꞌö parimhã, e ma hã daꞌubumro höiba amo João ma tô ꞌmadö. Duré e marĩ wama waihuꞌu petse dzaꞌra di ãhã daꞌubumro téb ãma. (b) E marĩ wa, ĩpitsutu norĩ duré ‘daꞌahö uptabi’ te dza tsima wẽ dzaꞌra te te waihuꞌu dzaꞌra da ĩtsihötö wawẽ 7 ãma Apocalipse ꞌremhã.
6 Depois de ter visto os ungidos que vão para o céu, João vê uma “grande multidão”. Diferente dos 144 mil, a Bíblia não diz quantas pessoas fazem parte dessa “grande multidão”. (Apo. 7:9, 10) O que nós sabemos sobre esse grupo? Lemos o seguinte em Apocalipse 7:14: “Esses são os que saem da grande tribulação; eles lavaram suas vestes compridas e as embranqueceram no sangue do Cordeiro.” Depois de passar com vida pela grande tribulação, a “grande multidão” vai viver aqui na Terra para sempre e ter muitas bênçãos. — Sal. 37:9-11, 27-29; Pro. 2:21, 22; Apo. 7:16, 17.
7 Apocalipse capítulo 7 fala sobre as bênçãos que tanto os ungidos quanto a grande multidão vão receber: reinar com Jesus no céu ou viver aqui na Terra para sempre. Independentemente de qual seja a sua esperança, você consegue se ver recebendo essas bênçãos? Precisamos fazer isso. Esse vai ser um momento muito feliz para todos os que servem a Jeová! Com certeza, vamos ficar muito contentes de ter escolhido apoiar o governo de Deus. Mas que outras coisas o livro de Apocalipse fala sobre a grande tribulação? — Mat. 24:21.
E MARĨ TE DZA WATOBRO ROPOTOꞌWA NHITOBꞌRU NORĨ DZÔ.
8. E marĩ te dza watobro robdzépata dzaꞌẽne tsãnaꞌrata wana ré. Duré e marĩ, daꞌahö na te dza ꞌmanharĩ dzaꞌra ni.
8 Como vimos no estudo anterior, os poderes políticos deste mundo logo vão atacar Babilônia, a Grande, que representa todas as religiões falsas. (Apo. 17:16, 17) Esse ataque vai dar início à grande tribulação. Será que isso vai fazer com que muitas pessoas comecem a servir a Jeová? Não. Pelo contrário, Apocalipse capítulo 6 mostra que, nesse momento difícil, as pessoas que não servem a Jeová vão buscar proteção nos sistemas político e comercial deste mundo, que são comparados a montanhas. Por não dar apoio ao Reino de Deus, essas pessoas vão se tornar inimigas de Jeová. — Luc. 11:23; Apo. 6:15-17.
9. E marĩ wa aihĩni te dza te te ꞌre ꞌmadöꞌö petse dzaꞌra Jeová nhibꞌaꞌuwẽ norĩ robdzépata dzaꞌẽtẽ ré. Duré e marĩ te dza watobro taha uꞌöbö.
9 Durante os tempos difíceis da grande tribulação, os servos fiéis de Jeová vão ficar em evidência. Eles vão ser o único grupo de pessoas na Terra que estarão servindo a Jeová e se recusarão a apoiar a “fera”. (Apo. 13:14-17) A lealdade deles a Jeová vai deixar seus inimigos com muita raiva. Por isso, as nações vão se juntar para atacar o povo de Deus em toda a Terra. A Bíblia chama esse acontecimento de o ataque de Gogue de Magogue. — Eze. 38:14-16.
10. Apocalipse 19:19-21 dzarina, e marĩ Jeová te dza ꞌmanha da te ꞌwapé dzaꞌra wamhã tinhibꞌaꞌuwẽ norĩ.
10 Como Jeová vai reagir quando seu povo for atacado? Ele nos diz: “O meu grande furor se acenderá.” (Eze. 38:18, 21-23) E o capítulo 19 de Apocalipse diz o que vai acontecer depois. Jeová vai enviar seu Filho para proteger seu povo e eliminar seus inimigos. “Os exércitos no céu” — que são formados pelos anjos fiéis e os 144 mil — vão lutar junto com Jesus contra Gogue de Magogue. (Apo. 17:14; 19:11-15) Mas qual vai ser o resultado dessa guerra? Todos os humanos e organizações que não estão do lado de Jeová vão ser completamente destruídos! — Leia Apocalipse 19:19-21.
DAMRODZÉ DATSIꞌWAPÉ PARIMHÃ
11. E ma hã ĩwatobrodzé ĩpire Apocalipse te watsuꞌu.
11 Tente imaginar a alegria que os servos fiéis de Jeová vão sentir por ter sobrevivido à destruição dos inimigos de Deus. Com certeza, esse vai ser um momento muito feliz! A destruição de Babilônia, a Grande, vai ser motivo de gritos de alegria no céu. (Apo. 19:1-3) Mas algo vai trazer ainda mais alegria: o “casamento do Cordeiro”. Esse na verdade é o ponto alto do livro de Apocalipse. — Apo. 19:6-9.
12. Apocalipse 21:1, 2 dzarina, e niwa Poneꞌẽrebö mrodzé te dza watobro.
12 Quando esse casamento vai acontecer? É verdade que todos os 144 mil já vão estar no céu para lutar na guerra do Armagedom. Mas esse não vai ser o momento para o casamento do Cordeiro. (Leia Apocalipse 21:1, 2.) O casamento do Cordeiro vai acontecer depois que a guerra do Armagedom tiver acabado e todos os inimigos de Deus tiverem sido destruídos. — Sal. 45:3, 4, 13-17.
13. E marĩ te dza watobro Poneꞌẽrebö mrodzém na.
13 O que vai acontecer no casamento do Cordeiro? Um casamento une um homem e uma mulher. Do mesmo modo, o casamento do Cordeiro vai unir o Rei Jesus Cristo com sua “noiva”, os 144 mil. Esse acontecimento tão importante vai dar início ao novo governo que vai cuidar da Terra por mil anos. — Apo. 20:6.
E NIHA ꞌRI NHOꞌU ĨWADZÉ HÃ TE DZA ÃMA TSAPRĨ AIHÖIMANADZÉM NA APTOꞌORÉ WAB DA.
14-15. E ma hã ãma ĩtsimiréꞌédzé 144.000 ĩpitsutu norĩ ãma te tihöiba ĩtsihötö wawẽ 21 na Apocalipse ꞌremhã. (ꞌMadöꞌö dapodo romnhoré naꞌratadzém na.)
14 Depois do casamento, o capítulo 21 de Apocalipse compara os 144 mil com uma cidade extremamente bonita, chamada “Nova Jerusalém”. (Apo. 21:2, 9) A cidade está apoiada sobre 12 pedras de alicerce que têm “os nomes dos 12 apóstolos do Cordeiro”. Por que esse detalhe chamou a atenção de João? Porque ele viu o nome dele escrito em uma das pedras. Esse era um grande privilégio para ele! — Apo. 21:10-14; Efé. 2:20.
15 Essa cidade simbólica é diferente de todas as outras. A rua principal dela é de ouro puro. Ela tem 12 portões de pérolas e os alicerces e as muralhas são feitos de muitas pedras preciosas. Todas as medidas da cidade são perfeitas. (Apo. 21:15-21) Mas João percebe que alguma coisa estava faltando. Veja só o que ele diz: “Não vi templo nela, pois Jeová Deus, o Todo-Poderoso, é o seu templo, e o Cordeiro também é. A cidade não tem necessidade do sol nem da lua para brilhar sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e a sua lâmpada é o Cordeiro.” (Apo. 21:22, 23) Aqueles que fazem parte da Nova Jerusalém vão ter acesso direto a Jeová. E visto que eles são liderados por Jesus, que já é Sumo Sacerdote no céu, eles não precisam mais de um templo. (Heb. 7:27; Apo. 22:3, 4) Dessa forma, Jeová e Jesus são o templo daquela cidade.
16. E marĩ te dza dadzô watobro Cristo te te dama ꞌre roti mono ré mil na wahub u.
16 Com certeza, aqueles que são ungidos se sentem emocionados ao pensar nessa cidade. Mas aqueles que têm esperança de viver na Terra também devem ver essa cidade como algo importante. Por quê? Porque durante o Reinado de Mil Anos, a Nova Jerusalém vai trazer muitas bênçãos para a Terra. João vê “um rio de água da vida”, que simboliza essas bênçãos. Os dois lados do rio estão cheios de “árvores da vida”, e as folhas dessas árvores são usadas “para a cura das nações”. (Apo. 22:1, 2) Todas as pessoas na Terra vão ter a oportunidade de receber essas bênçãos. E, aos poucos, a humanidade vai se tornar perfeita. Não vão mais existir doenças, nem dor, nem lágrimas de tristeza. — Apo. 21:3-5.
17. Apocalipse 20:11-13 dzarina, Cristo te te dama ꞌre roti mono ré mil na wahub u, e ꞌwam norĩ ma te dza tãma tsõmri dzaꞌra ni danhoprubdzém norĩ.
17 Quem vai receber essas bênçãos? Todos aqueles que sobreviverem ao Armagedom e os filhos que eles talvez tenham no novo mundo. O capítulo 20 de Apocalipse promete que outros também vão receber essas bênçãos. Ali diz que os mortos serão ressuscitados. (Leia Apocalipse 20:11-13.) Os “justos”, servos fiéis de Jeová que já morreram, vão ser ressuscitados para viver na Terra junto com os “injustos”, aqueles que não tiveram uma oportunidade razoável de aprender a respeito de Jeová. (Atos 24:15; João 5:28, 29) Mas será que isso quer dizer que todas as pessoas que morreram vão ser ressuscitadas para viver aqui na Terra durante o Reinado de Mil Anos? Não. Existem aquelas pessoas que tiveram a oportunidade de servir a Jeová e, ainda assim, rejeitaram fazer isso de propósito, sabendo muito bem o que estavam fazendo. Essas pessoas, não vão ser ressuscitadas. Elas já tiveram a sua chance e mostraram que não são dignas de viver no Paraíso na Terra. — Mat. 25:46; 2 Tes. 1:9; Apo. 17:8; 20:15.
ĨPIBUDZÉB ꞌRÃTSUDU HÃ
18. Mil na wahub ꞌrãtsutu na, e niha te dza ꞌre dahöimana dzaꞌra.
18 No final dos mil anos, todas as pessoas na Terra serão perfeitas. O pecado que herdamos de Adão vai deixar de existir. Ninguém mais vai sofrer com os efeitos desse pecado. (Rom. 5:12) Depois dos mil anos, todas as pessoas na Terra vão ‘voltar a viver’, ou seja, serão perfeitas. — Apo. 20:5.
19. Ĩpibudzéb ꞌrãtsutu na, e marĩ upai ãna ꞌre ĩdahöimana dzaꞌra mono norĩ hã te dza pitsutu dzaꞌra te te ꞌmanharĩ dzaꞌra da.
19 Mesmo tendo sido testado por Satanás, Jesus não cedeu e foi leal. Mas será que todos os humanos perfeitos fariam o mesmo? Cada um vai ter a oportunidade de provar sua lealdade a Jeová quando Satanás for solto do abismo depois dos mil anos. (Apo. 20:7) Aqueles que provarem que são leais nesse teste final vão receber vida eterna e finalmente ser livres. (Rom. 8:21) Mas aqueles que se rebelarem vão ser destruídos para sempre junto com Satanás e seus demônios. — Apo. 20:8-10.
20. E niha te aihöiba romnhoré parimhã roꞌmahörö ꞌrata na Apocalipse ꞌremhã.
20 Como você se sente depois de ter analisado alguns pontos do livro de Apocalipse? Não é empolgante pensar que podemos fazer parte do cumprimento dessas profecias? Você não sente vontade de ajudar outros a também adorar a Jeová de modo puro? (Apo. 22:17) Esses estudos sem dúvida encheram nossos corações de alegria ao pensar na esperança que temos para o futuro. Assim como o apóstolo João, somos motivados a dizer: “Amém! Venha, Senhor Jesus.” — Apo. 22:20.
^ Este é o terceiro e último estudo que fala sobre o livro de Apocalipse. Vamos ver que as pessoas leais a Jeová vão ter um futuro maravilhoso e feliz, e que aqueles que não aceitarem o governo de Deus terão um fim humilhante.