ROMNHORÉ 13
Rowahutu aiꞌra norĩ ma hã Jeová nhimipoto na
‘E ꞌwa ma apoto taha norĩ.’ — ISA. 40:26.
O QUE VAMOS VER a
1. E marĩ damama norĩ te tsima wẽ dzaꞌra tiꞌra norĩ ma hã.
PAIS, com certeza vocês querem que seus filhos conheçam e amem a Jeová. Mas Jeová é invisível, então como vocês podem ajudar seus filhos a entender que ele é uma pessoa real e que é possível se aproximar dele? — Tia. 4:8.
2. E niha damama norĩ te dza rowahutu dzaꞌra tiꞌra norĩ ma Jeová höimana wẽ dzém na.
2 Uma maneira importante de ajudar seus filhos a conhecer a Jeová é estudando a Bíblia com eles. (2 Tim. 3:14-17) Mas a própria Bíblia fala de outra coisa que pode ajudar os jovens a aprender sobre Jeová. Em Provérbios 3:19-21, um pai pelo visto pediu para seu filho nunca se esquecer das qualidades de Jeová, que ficam evidentes na criação. Vamos ver como os pais podem usar a criação para ajudar os filhos a aprenderem mais sobre a personalidade de Jeová.
E NIHA TE DZA ĨROWAHUTU AIꞌRA NORĨ MA HÃ JEOVÁ NHIMIPOTO NA.
3. E niha damama norĩ te dza pawaptob dzaꞌra tiꞌra norĩ te te waihuꞌu petse dzaꞌra da Jeová höimana wẽ dzém na.
3 A Bíblia diz que as qualidades invisíveis de Deus “são claramente vistas desde a criação do mundo, porque são percebidas por meio das coisas feitas”. (Rom. 1:20) Geralmente, os pais gostam de passar tempo com os filhos ao ar livre. Nessas ocasiões, aproveite a oportunidade para explicar como as “coisas feitas” por Jeová nos ajudam a ver as maravilhosas qualidades dele. Vamos ver agora como os pais podem imitar Jesus nesse sentido.
4. E niha Jesus ma tô rowahutu titsiré ꞌre ĩnomro mono norĩ ma Jeová nhimipoto na. (Lucas 12:24, 27-30)
4 Veja como Jesus usou a criação para ensinar seus discípulos. Uma vez ele pediu para eles observarem os corvos e os lírios do campo. (Leia Lucas 12:24, 27-30.) Jesus poderia ter mencionado qualquer outro animal ou planta, mas ele escolheu um pássaro e uma flor que seus discípulos conheciam bem. É bem provável que nesse momento os discípulos estivessem vendo alguns pássaros voando e flores do campo em volta deles. Dá até para imaginar Jesus apontando para essas coisas enquanto falava. E o que Jesus fez depois? Ele ensinou uma lição muito importante: Jeová é um Pai generoso e bondoso. Se ele cuida dos corvos e das flores do campo, com certeza vai alimentar e vestir seus servos fiéis.
5. E marĩ na Jeová nhimipoto na damama norĩ te dza rowahutu dzaꞌra tiꞌra norĩ ma.
5 Como você pode imitar a Jesus quando for ensinar seu filho? Você pode falar sobre alguma coisa na criação que gosta muito, talvez seu animal preferido ou uma planta. Daí, explique como isso revela as qualidades de Jeová. Depois você pode perguntar para seu filho qual é o animal ou a planta que ele mais gosta. Se você usar alguma coisa da criação que ele já gosta, vai ser muito mais fácil que ele preste atenção quando você relacionar essas coisas com as qualidades de Jeová.
6. E marĩ Christopher na tsitsanhodzé hã te wama waihuꞌu dzaꞌra.
6 Será que os pais precisam passar muito tempo pesquisando sobre um animal ou uma planta antes de falar com os filhos sobre o que isso ensina sobre Jeová? Não necessariamente. Jesus não ficou explicando em detalhes como os corvos se alimentam ou como os lírios crescem. É verdade que, às vezes, seus filhos podem querer saber mais detalhes sobre alguma criação de Jeová. Mas geralmente um simples comentário ou uma pergunta já é suficiente para seu filho entender o que você quer ensinar. Lembrando sobre sua infância, um irmão chamado Christopher diz: “Minha mãe dizia algumas coisas simples para eu e meus irmãos darmos ainda mais valor à criação. Por exemplo, quando estávamos perto de montanhas, ela dizia: ‘Olha o tamanho dessas montanhas, elas são muito lindas! Jeová é muito maravilhoso, não é mesmo?’ Ou quando estávamos perto do mar, ela dizia: ‘Olha a força dessas ondas! É incrível como Jeová é poderoso.’ As coisas que a minha mãe dizia eram simples, mas nos faziam pensar.”
7. E niha te dza aipawapto aiꞌra norĩ te te ꞌmadöꞌö petse dzaꞌra da Jeová nhimipodo.
7 Conforme seus filhos forem crescendo, você pode treiná-los para que eles mesmos observem a criação e tirem suas conclusões sobre a personalidade de Jeová. Por exemplo, você pode escolher alguma coisa da criação e perguntar para seus filhos: “O que isso te ensina sobre Jeová?” Você pode ficar surpreso e feliz ao ouvir o que ele pensa. — Mat. 21:16.
E NIWA TE DZA ĨROWAHUTU AIꞌRA NORĨ MA HÃ JEOVÁ NHIMIPOTO NA.
8. Duréihã damama Israel nhihudu norĩ ꞌremhã, tiꞌra norĩ tsiré, tsiꞌabaꞌréi wamhã bödödi na, e marĩ te natsi ꞌmanharĩ dzaꞌra.
8 Os pais israelitas precisavam ensinar seus filhos sobre os mandamentos de Jeová ao andarem “pela estrada”. (Deut. 11:19) Na terra de Israel havia muitas estradas, e nelas era possível encontrar vários tipos de animais e plantas. Quando os israelitas viajavam por essas estradas com suas famílias, os pais tinham a chance de falar para seus filhos sobre a criação de Jeová. Vocês pais também podem aproveitar situações parecidas para ensinar seus filhos sobre a criação. Veja como alguns pais fizeram isso.
9. E marĩ ma tô ĩwaihu Punitha duré Katya ĩwatsuꞌu dzahuré dzém na.
9 Uma mãe chamada Punitha, que vive numa grande cidade na Índia, diz: “Alguns de nossos parentes moram na área rural. Quando vamos visitá-los, aproveitamos para ensinar as crianças sobre a maravilhosa criação de Jeová. Eu percebo que meus filhos dão mais valor à criação de Jeová quando estão longe da agitação da cidade grande.” Dificilmente os filhos esquecem os momentos que passam com os pais na natureza. Katya, uma irmã da Moldávia, diz: “As lembranças mais marcantes que eu tenho da minha infância são os momentos que passei com meus pais longe da cidade. Eu sou muito grata a eles por terem me ensinado desde jovem a observar o que Jeová criou e poder conhecê-lo melhor através de sua criação.”
10. E marĩ damama norĩ te dza ꞌmanharĩ dzaꞌra tsadai õ wamhã tsiꞌabaꞌré da ꞌrinhoꞌu nhiti u. (ꞌMadöꞌö ĩtsihötö waꞌõno “Dapawaptob da damama norĩ”.)
10 Mas e se for difícil viajar para longe da cidade? Amol, um irmão da Índia, diz: “Onde eu moro, nós precisamos trabalhar por muitas horas, e uma viagem para fora da cidade é bem cara. Mesmo assim, podemos ver a criação de Jeová e falar sobre as qualidades dele quando estamos no parque ou no terraço do prédio.” Talvez, perto de sua casa, tenha algum lugar onde você possa mostrar para seu filho coisas da criação. (Sal. 104:24) Provavelmente você vai ver pássaros, insetos, plantas e muito mais. Karina, da Alemanha, diz: “Minha mãe ama flores. Quando eu era pequena, toda vez que a gente ia caminhar, ela me mostrava as flores que ela gostava.” Para ensinar seus filhos, os pais também podem usar os vídeos e as publicações da organização que falam sobre a criação. Não importa onde você more, você pode ajudar seus filhos a observarem a criação de Jeová. Vamos ver agora algumas qualidades de Jeová que você pode ensinar para seus filhos.
TSADA HÃ WA TE ꞌMADÖꞌÖ DZAꞌRA DA JEOVÁ HÖIMANA WẼ DZÉ HÃ ĨTSIMIPOTO NA
11. E niha damama norĩ te dza pawaptob dzaꞌra tiꞌra norĩ te te waihuꞌu dzaꞌra da Jeová nhimidzawidzé wama dzaꞌra hã.
11 Para ajudar seus filhos a entenderem o amor de Jeová, você pode mostrar como os animais cuidam de seus filhotinhos. (Mat. 23:37) Você também pode mostrar quantas coisas diferentes Jeová criou para a gente se alegrar. Karina, mencionada antes, diz: “Quando eu saía para caminhar com minha mãe, ela sempre me incentivava a parar e observar como cada flor é especial e como a beleza delas reflete o amor de Jeová por nós. Até hoje, eu ainda paro para observar as flores — a variedade e as cores diferentes que elas têm. Isso me faz lembrar o quanto Jeová nos ama.”
12. E niha damama norĩ te dza pawaptob dzaꞌra tiꞌra norĩ te te waihuꞌu dzaꞌra da Jeová ĩtsimidzaꞌretse na. (Salmo 139:14) (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)
12 Ajude seus filhos a perceber o quanto Jeová é sábio. Ele é muito mais sábio do que nós. (Rom. 11:33) Você pode explicar para seu filho como a água evapora, forma nuvens no céu e essas nuvens se movimentam para outros lugares suavemente. (Jó 38:36, 37) Você também pode falar sobre como Jeová fez o nosso corpo de modo maravilhoso. (Leia Salmo 139:14.) Um pai chamado Vladimir diz: “Uma vez, nosso filho caiu de bicicleta e se machucou. Uns dias depois, o machucado já tinha sarado. Eu e minha esposa explicamos para ele que Jeová criou nosso corpo com células que se regeneram sozinhas com o tempo. Falamos que isso não acontece com as coisas que os homens fabricam. Por exemplo, um carro não se conserta sozinho depois de uma batida. Isso ajudou nosso filho a entender a sabedoria de Jeová.”
13. E niha damama norĩ te dza pawaptob dzaꞌra tiꞌra norĩ te te waihuꞌu dzaꞌra da Jeová ĩtsiptete uptabi na. (Isaías 40:26)
13 Em Isaías 40:26, Jeová nos convida a olhar para os céus e meditar no incrível poder que é necessário para manter o Universo em ordem. (Leia.) Você pode incentivar seus filhos a olhar para o céu e tirar tempo para meditar no que veem. Veja o que uma irmã de Taiwan, chamada Tingting, lembra de quando era criança: “Uma vez, minha mãe me levou para acampar. E como estávamos longe das luzes da cidade, deu para observar as estrelas à noite. Isso foi numa época em que eu estava passando por muita pressão na escola e não sabia se ia conseguir ser fiel a Jeová. Minha mãe aproveitou para me incentivar a pensar no poder que Jeová usou para criar as estrelas e me lembrou que ele poderia usar o mesmo poder para me ajudar a enfrentar qualquer desafio. Depois disso, eu voltei decidida a fortalecer minha amizade com Jeová e a servir a ele para sempre.”
14. E niha damama norĩ te dza pawaptob dzaꞌra tiꞌra norĩ te te waihuꞌu dzaꞌra da Jeová ĩrobdze uptabi na.
14 A criação de Jeová mostra que ele é um Deus feliz e tem senso de humor. Os cientistas observaram que a maioria dos animais gosta de brincar, incluindo os pássaros e os peixes. (Jó 40:20) Já aconteceu alguma vez de seu filho rir ao observar um animal brincando? Talvez ele tenha visto um gatinho brincando com uma bolinha ou filhotes de cachorro mordendo a orelha um do outro. Da próxima vez que seu filho começar a rir quando ver as brincadeiras de algum animal, aproveite para lembrá-lo que Jeová é um Deus feliz. — 1 Tim. 1:11.
JEOVÁ NHIMIPODO ꞌMADÖꞌÖ PETSE AIMRO DURÉ AIꞋRA NORĨ TSIRÉ
15. E marĩ te dza pawapto damama norĩ te te waihuꞌu dzaꞌra da tiꞌra norĩ nhimirotsaꞌrata na. (Provérbios 20:5) (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)
15 Às vezes, pode ser difícil para os pais conseguirem que seus filhos se abram com eles. Se esse for o seu caso, crie oportunidades para eles falarem o que estão pensando. (Leia Provérbios 20:5.) Alguns pais percebem que estar com os filhos na natureza pode ajudar nesse sentido. Por quê? Porque ali na natureza tanto os pais como os filhos estão mais à vontade, sem tantas distrações. Um pai de Taiwan, chamado Masahiko, diz o seguinte: “Quando eu e minha esposa estamos ao ar livre com nossos filhos, caminhando nas montanhas ou na praia, eles geralmente ficam mais à vontade. Daí, é mais fácil conversar com eles e descobrir o que estão pensando.” Katya, citada antes, diz: “Depois da escola, minha mãe me levava num parque que ficava ali perto. Era um ambiente tão agradável que para mim era fácil contar o que tinha acontecido na escola ou o que estava me preocupando.”
16. Damama norĩ tiꞌra norĩ me te te ꞌmadöꞌö petse dzaꞌra wamhã Jeová nhimipoto na, e niha te dza to dzaꞌra duré te dza waꞌutu dzaꞌra.
16 Quando uma família tira tempo para admirar a criação, todos ficam mais à vontade e podem se divertir. Isso fortalece a união da família. Como a Bíblia diz, há um “tempo para rir” e um “tempo para saltitar”. (Ecl. 3:1, 4, nota.) Jeová criou lugares lindos na Terra para que pudéssemos correr, nadar, brincar e fazer as coisas que a gente gosta. Muitas famílias gostam de passar tempo juntas nas montanhas ou na praia. Algumas crianças amam correr e brincar num parque, observar animais ou nadar num rio, num lago ou no mar. Existem muitas oportunidades para aproveitarmos tudo o que Jeová criou!
17. E marĩ wa, damama norĩ te dza pawaptob dzaꞌra tiꞌra norĩ höimana wẽ dzaꞌra da duré te te ꞌmadöꞌö petse dzaꞌra da Jeová nhimipodo.
17 No novo mundo, pais e filhos vão poder aproveitar a criação de Jeová como nunca antes. Lá, não vamos precisar ter medo dos animais, nem eles vão ter medo da gente. (Isa. 11:6-9) Vamos ter todo o tempo do mundo para admirar as criações de Jeová. (Sal. 22:26) Mas é importante que os pais ajudem os filhos desde já a admirar a criação para aprender mais sobre Jeová. Assim, é bem provável que os filhos concordem com o que o rei Davi disse: “Ó Jeová, não há obras iguais às tuas.” — Sal. 86:8.
a Muitas pessoas se lembram com carinho de momentos da infância quando admiravam a natureza junto com seus pais. Os pais aproveitavam essas oportunidades para ensinar os filhos sobre a personalidade de Jeová. Se você tem filhos, como pode usar a criação para ensiná-los sobre as qualidades de Deus? Este estudo vai ajudar os pais a fazer isso.