ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 12

Waihuꞌu petse Jeová ãma ĩtsimipoto na

Waihuꞌu petse Jeová ãma ĩtsimipoto na

‘ꞌRe ĩhöimana uꞌötsi mono hã uburé marĩ hã te te ĩꞌapoto mono hã da te ꞌre ĩꞌmadöꞌö dzaꞌra mono dzéb dzarina, te oto da te ãma ꞌre waihuꞌu dzaꞌra . . . Tahawa, tô tsena ꞌre höimana mono nherẽ, da te datsiwi ꞌre udö waihuꞌu dzaꞌra mono õ di dza, ꞌRe ĩhöimana uꞌötsi mono hã.’ — ROM. 1:20.

DANHOꞌRE 6

O QUE VAMOS VER a

1. E niha Jó ma tô waihuꞌu Jeová na.

 DE TODAS as conversas que Jó teve durante sua vida, uma foi muito especial: a conversa que ele teve com Jeová. Nessa conversa, Jeová disse para Jó observar a criação. Fazer isso o ajudou a confiar mais na sabedoria de Deus e na habilidade que ele tem de cuidar de seus servos. Por exemplo, Jó aprendeu que Jeová cuida dos animais; então ele também poderia cuidar de Jó. (Jó 38:39-41; 39:1, 5, 13-16) Esse homem fiel aprendeu muito sobre as qualidades de Jeová observando a criação.

2. E marĩ wa, ãté pire di Jeová nhimipodo ꞌmadöꞌö petse da.

2 Nós também aprendemos mais sobre Jeová quando observamos com atenção o que ele criou. Mas pode ser que isso nem sempre seja fácil. Se você vive na cidade pode ser difícil ter contato com a natureza no dia a dia. E mesmo que more perto da natureza, pode ser que não tenha tanto tempo para observá-la. Então vamos ver a resposta das seguintes perguntas: Por que vale a pena se esforçar para observar a criação? Como Jeová e Jesus usaram exemplos da criação para ensinar às pessoas? E o que podemos fazer para aprender mais lições sobre a vida e sobre Jeová com a natureza?

E MARĨ WA, JEOVÁ NHIMIPODO WA DZA ꞌMADÖꞌÖ PETSE DZAꞌRA NI.

Jeová queria que Adão observasse a criação e desse nome aos animais (Veja o parágrafo 3.)

3. E marĩ te höiꞌré Jeová te te tsima ĩwẽ na Adão ĩtsimipodo te te ꞌmadöꞌö petse da.

3 Jeová queria que Adão admirasse a criação. Quando Jeová criou Adão, ele o colocou num paraíso e deu a ele a tarefa de cuidar e expandir o jardim do Éden. (Gên. 2:8, 9, 15) Imagine como Adão deve ter ficado empolgado ao ver as sementes germinando e as flores se abrindo. Cuidar do jardim do Éden foi um grande privilégio para ele! Jeová também pediu que ele desse nome aos animais. (Gên. 2:19, 20) O próprio Jeová poderia ter escolhido os nomes dos animais, mas ele deu esse privilégio a Adão. Com certeza, antes de escolher o nome de cada animal, Adão observou com atenção suas características e comportamento. Esse trabalho deve ter dado muita alegria para ele e o ajudado a ver Jeová como um grande artista, que fez tudo com sabedoria e criatividade.

4. (a) E marĩ wa, Jeová nhimipodo wa dza ꞌmadöꞌö petse dzaꞌra ni. (b) E marĩ te ãma atobꞌudzu ropoto na.

4 Um bom motivo para observarmos a criação é que Jeová quer que façamos isso. Isaías 40:26 diz: “Ergam os olhos para o céu e vejam. Quem criou estas coisas?” A resposta é clara. Jeová encheu os céus, a terra e o mar de coisas incríveis, e essas coisas nos ensinam muito sobre ele. (Sal. 104:24, 25) Pense no seguinte: Jeová nos fez com a capacidade de apreciar a beleza das coisas que ele criou. E só conseguimos fazer isso porque ele nos deu os cinco sentidos — visão, audição, tato, paladar e olfato.

5. Romanos 1:20 dzarina, e marĩ wa, ĩpire wa te romnhoré dzaꞌra da ropoto na.

5 A Bíblia dá outro motivo importante para estudarmos a criação: ela nos ensina sobre as qualidades de Jeová. (Leia Romanos 1:20.) Por exemplo, veja como Jeová projetou tudo de maneira maravilhosa. Isso mostra claramente como nosso Deus é sábio. E pense na grande variedade de alimentos que existem. Isso é uma prova clara do amor de Jeová por nós. Quando observamos as qualidades de Jeová por meio das coisas que ele criou, passamos a conhecê-lo melhor e a nos aproximar mais dele. Vamos ver agora algumas lições importantes que Jeová nos ensina por meio da criação.

ROPOTO TE WAMA WAIHUꞌU DZAꞌRA JEOVÁ ÃMA

6. E marĩ tsire cegonha na ĩtsitsi, te wama waihuꞌu dzaꞌra Jeová ãma.

6 Jeová estabeleceu um tempo para tudo. Todo ano, entre os meses de fevereiro e maio, era normal os israelitas verem cegonhas voando no céu. Essas aves migravam para o norte. Jeová disse o seguinte: “A cegonha nos céus conhece as suas estações.” (Jer. 8:7) Jeová determinou um tempo para essas aves migrarem. Do mesmo modo, ele também estabeleceu o tempo para trazer seu julgamento. Sempre que você observar aves migrando, lembre-se de que Jeová também tem um “tempo determinado” para trazer o fim deste mundo mau e que você pode confiar nisso. — Hab. 2:3.

7. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni águia na. (Isaías 40:31)

7 Jeová dá força aos seus servos. Por meio do profeta Isaías, Jeová prometeu que daria força a seus servos para ‘voarem alto como as águias’ quando se sentissem fracos ou desanimados. (Leia Isaías 40:31.) Para os israelitas, era comum ver águias voando bem alto, quase sem bater as asas, aproveitando as correntes de ar quente. Isso mostra que, assim como Jeová dá poder às águias, ele também pode nos dar forças. Toda vez que você observar uma ave voando nos céus, cada vez mais alto, sem nem mesmo bater as asas, lembre-se de que Jeová pode te dar poder para enfrentar os problemas.

8. (a) E marĩ Jó ma tô waihuꞌu Jeová nhimipoto na. (b) Wa te romnhoré dzaꞌra wamhã ropoto na e marĩ, wa dza waihuꞌu dzaꞌra ni.

8 Podemos confiar em Jeová. Jeová ajudou Jó a ver que ele podia confiar no seu Criador. (Jó 32:2; 40:6-8) Na conversa que teve com Jó, Jeová falou de várias coisas que criou, como as estrelas, as nuvens e os raios. Jeová também falou sobre os animais, como o touro selvagem e o cavalo. (Jó 38:32-35; 39:9, 19, 20) Todas essas coisas ensinaram Jó não só sobre o poder de Jeová, mas também sobre seu amor e sua sabedoria. Depois dessa conversa, Jó passou a confiar em Jeová como nunca antes. (Jó 42:1-6) Do mesmo modo, quando estudamos a criação, somos lembrados de que Jeová é infinitamente mais sábio e poderoso do que nós e que ele pode e vai acabar com nosso sofrimento. Saber disso vai nos ajudar a confiar ainda mais em Jeová.

JESUS MA TÔ DAMA WAIHUꞌU DZAꞌRA TIMAMA ÃMA ROPOTO NA

9-10. E marĩ bödö duré tã te wama waihuꞌu dzaꞌra Jeová ãma.

9 Jesus conhecia muito bem a natureza. A Bíblia chama Jesus de “trabalhador perito” porque ele teve o privilégio de ajudar seu Pai na criação de todas as coisas no Universo. (Pro. 8:30) E quando Jesus esteve na Terra, ele usou a criação para ensinar seus discípulos sobre Jeová. Vamos ver algumas coisas que ele ensinou.

10 Jeová mostra amor por todos. No Sermão do Monte, Jesus falou com seus discípulos sobre duas coisas que Jeová criou e que muitos não dão valor: o sol e a chuva. Essas duas coisas são essenciais para a vida. Jeová poderia não dar sol e chuva para as pessoas ruins, mas por amor ele dá essas coisas a todos. (Mat. 5:43-45) Jesus usou o exemplo do sol e da chuva para ensinar a seus discípulos que Jeová quer que mostremos amor a todos. Uma maneira de imitarmos o amor de Jeová é por pregar a todas as pessoas. Então, sempre que observarmos um belo pôr do sol ou uma refrescante chuva, podemos meditar no amor imparcial de Jeová.

11. Tsire norĩ hã wa te ꞌmadöꞌö petse dzaꞌra wamhã, e marĩ, wa dza waihu’u dzaꞌra ni.

11 Jeová dá tudo o que precisamos em sentido material. Jesus também disse: “Observem atentamente as aves do céu; elas não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros, contudo o Pai de vocês, que está nos céus, as alimenta.” É provável que, enquanto Jesus estivesse falando, as pessoas ali pudessem ver algumas aves no céu. Daí Jesus perguntou: “Será que vocês não valem mais do que elas?” (Mat. 6:26) Dessa maneira amorosa, Jesus mostrou que Jeová sempre vai dar o que precisamos em sentido material. (Mat. 6:31, 32) Hoje em dia, os servos leais de Jeová ainda são encorajados pelo que Jesus disse. Uma jovem pioneira na Espanha estava desanimada porque não conseguia encontrar um lugar bom para morar. Mas, depois de observar alguns pássaros comendo sementes e frutas, ela se sentiu melhor. Ela diz: “Ver aqueles pássaros me ajudou a lembrar que, se Jeová cuida deles, também vai cuidar de mim.” Depois de pouco tempo, essa irmã encontrou um lugar para morar.

12. Mateus 10:29-31 dzarina, e marĩ tsire norĩ te wama höiꞌré dzaꞌra Jeová ãma.

12 Jeová dá valor a cada um de nós. Antes de enviar seus discípulos para pregar, Jesus os ajudou a vencer o medo da perseguição. (Leia Mateus 10:29-31.) Ele fez isso usando o exemplo de um pássaro muito comum em Israel: o pardal. Nos dias de Jesus, esse pássaro não tinha muito valor. Mas ele disse para seus discípulos: “Nem mesmo um deles cairá no chão sem o conhecimento do Pai de vocês.” Depois Jesus disse: “Vocês valem mais do que muitos pardais.” Com essas palavras, Jesus garantiu a seus discípulos que Jeová dava muito valor a cada um deles e que não precisavam ter medo da perseguição. Toda vez que os discípulos estivessem pregando e vissem pardais, eles com certeza se lembrariam das palavras de Jesus. Da mesma maneira, toda vez que você observar um passarinho, lembre-se que você é muito valioso para Jeová, porque você ‘vale mais do que muitos pardais’. Com a ajuda de Jeová, você pode enfrentar qualquer oposição com confiança. — Sal. 118:6.

ROPOTO NA, E NIHA WA DZA WAIHUꞌU PETSE DZAꞌRA NI JEOVÁ ÃMA.

13. E marĩ, wa dza ꞌmanharĩ dzaꞌra ni wa te waihuꞌu dzaꞌra da Jeová na ropoto ãma.

13 Nós podemos aprender muitas outras lições sobre Jeová por meio da criação. Como? Antes de mais nada, precisamos tirar tempo para observar a criação. Depois, precisamos meditar no que ela nos ensina sobre Jeová. Mas fazer essas coisas nem sempre é fácil. Uma irmã de Camarões chamada Geraldine diz: “Eu cresci na cidade, então eu preciso me esforçar bastante para observar a natureza.” Um ancião chamado Alfonso diz: “Eu aprendi que preciso tirar tempo para ficar sozinho, admirando a criação, e depois meditar no que ela me ensina sobre Jeová.”

Quando Davi via a criação ao seu redor, ele meditava no que podia aprender sobre Jeová (Veja o parágrafo 14.)

14. Davi te te rotsaꞌrata petse wamhã ropoto na, e marĩ ma tô waihuꞌu.

14 No Salmo 8:3, 4, Davi escreveu: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que formaste, o que é o homem mortal, para que te lembres dele?” Davi meditava na criação de Jeová e, quando olhava para o céu numa noite estrelada, via muito mais do que só a beleza das estrelas. Ele conseguia enxergar o que elas ensinam sobre Jeová. Ele aprendeu como Jeová é grandioso. Davi também meditava em como ele tinha sido formado de modo incrível enquanto ele ainda era um embrião na barriga de sua mãe. Com certeza, meditar em tudo isso aumentava a admiração de Davi pela sabedoria de Jeová. — Sal. 139:14-17.

15. E ma norĩ hã Jeová höimana wẽ dzém norĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni ropoto na. (Salmo 148:7-10)

15 Assim como Davi, não precisamos ir muito longe para encontrar algo na criação que nos ajude a meditar nas qualidades de Jeová. Por exemplo, perceba o poder dele quando você sentir o calor do sol na sua pele. (Jer. 31:35) Admire a sabedoria dele ao ver como um pássaro constrói um ninho. Pense no senso de humor de Jeová ao ver um cachorrinho correndo atrás do próprio rabo. E agradeça a ele pelo seu amor sempre que observar uma mãe brincando com seu bebê. Nós temos muitas oportunidades para aprender sobre nosso Deus. Tudo o que vemos na criação louva a Jeová, não importa se é grande ou pequeno, ou se está longe ou perto de nós. — Leia Salmo 148:7-10.

16. E marĩ tawamhã wa dza ꞌmanharĩ dzaꞌra ni.

16 O nosso Deus é extremamente inteligente, carinhoso, poderoso e criativo; tudo o que ele faz é bonito. Podemos ver claramente essas qualidades de Jeová e muitas outras ao admirar a natureza. Por isso, precisamos sempre tirar um tempo para observar a criação e meditar no que ela nos ensina sobre Jeová. Dessa maneira, vamos nos achegar ainda mais ao nosso Criador. (Tia. 4:8) No próximo estudo, vamos ver como os pais podem usar a criação para ajudar seus filhos a se achegar a Jeová.

DANHOꞌRE 5

a A criação de Jeová nos enche de admiração. Desde o espantoso poder do Sol até as pétalas delicadas de uma flor, tudo o que ele criou nos deixa admirados. Podemos aprender mais sobre Jeová por meio das coisas que ele criou. Neste estudo, vamos ver por que é importante tirar um tempo para observar a criação e como isso nos achega mais a Jeová.