ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 37

Umnhatsi Jeová, Sansão ne hã

Umnhatsi Jeová, Sansão ne hã

‘Uburé Danhibꞌapito ĩꞌaiwaihuꞌu pe, maꞌãpé ĩ̱ꞌãma aipoꞌre puꞌu ãhã na hã. Maꞌãpé ĩ̱dzawi na ĩ̱nhiptetedzé ãhã na tsi ĩ̱ma tsõmri.’ — JUÍ. 16:28.

DANHOꞌRE 32

O QUE VAMOS VER a

1-2. E marĩ wa, wa dza romnhoré dzaꞌra ni Sansão ãma.

 O QUE você pensa quando ouve o nome Sansão? Provavelmente, você vai lembrar que ele era um homem muito forte. E isso é verdade. Mas também é verdade que ele tomou uma decisão ruim e sofreu consequências por causa disso. Mesmo assim, Jeová se concentrou em tudo o que esse homem fiel já tinha feito de bom e deixou o exemplo dele na Bíblia para o nosso benefício.

2 Jeová usou Sansão para realizar coisas incríveis para ajudar os israelitas. Centenas de anos depois que Sansão já tinha morrido, Jeová inspirou o apóstolo Paulo a incluir o nome de Sansão numa lista de pessoas que mostraram uma fé fora do comum. (Heb. 11:32-34) O exemplo de Sansão pode nos encorajar. Ele confiou em Jeová, mesmo ao enfrentar circunstâncias muito desafiadoras. Vamos ver como o exemplo de Sansão pode nos fortalecer e que lições podemos aprender com ele.

SANSÃO MA TÔ UMNHATSI JEOVÁ

3. E marĩ da Jeová ma tô pitsutu Sansão.

3 Quando Sansão nasceu, os filisteus dominavam e oprimiam a nação de Israel. (Juí. 13:1) Eles eram muito cruéis, por isso os israelitas sofriam nas mãos deles. Jeová escolheu Sansão para ‘salvar Israel das mãos dos filisteus’. (Juí. 13:5) Isso seria muito difícil! Para cumprir com essa designação, Sansão teve que confiar em Jeová.

Sansão confiou em Jeová e foi flexível. Ele usou o que estava disponível para realizar a vontade de Deus. (Veja os parágrafos 4 e 5.)

4. E niha Jeová ma tô Sansão pawapto Filisteu norĩ wi tsitsõꞌreptu da. (Juízes 15:14-16)

4 Vamos ver um exemplo que mostra o quanto Sansão confiava em Jeová e dependia do apoio que Deus dava a ele. Certa vez, um grupo de soldados filisteus foi até Leí, provavelmente em Judá, para capturar Sansão. Os homens de Judá ficaram com medo, então eles decidiram entregar Sansão para o inimigo. Sansão foi amarrado com duas cordas novas pelo seu próprio povo e entregue aos filisteus. (Juí. 15:9-13) Mas “o espírito de Jeová lhe deu poder” e Sansão se libertou das cordas. Foi aí que Sansão ‘encontrou uma queixada de jumento ainda fresca, estendeu a mão e a pegou, e com ela matou mil homens’! — Leia Juízes 15:14-16.

5. E niha Sansão ma tô höiꞌré te te ꞌre ĩꞌumnhatsi mono na Jeová.

5 Mas por que Sansão usou a queixada de um jumento? Essa era a última coisa que alguém pensaria em usar como arma! Sem dúvida, Sansão sabia que o seu sucesso dependia de Jeová, e não da arma que ele estava usando. Esse homem fiel usou o que estava disponível para conseguir realizar a vontade de Jeová. Com certeza, Sansão foi muito abençoado nessa ocasião e conseguiu vencer aqueles homens porque ele confiou em Jeová.

6. Marĩ da te wama ĩpitsudu hã Jeováhá ma wa te ꞌmanharĩ dzaꞌra da wamhã, e marĩ, wa dza waihuꞌu dzaꞌra ni Sansão ãma.

6 Jeová também pode nos dar forças para cumprir com qualquer designação, mesmo as que parecem impossíveis. E Deus pode fazer isso de uma maneira que nos surpreenda. Então confie que Jeová vai ajudar você. Peça a ajuda dele, e ele vai te dar poder, assim como fez com Sansão. — Pro. 16:3.

7. Ãma ĩtsimiréꞌé e niha ĩmorĩꞌrata uptabi na wa dza wanhopré dzaꞌra ni Jeová nhimiroti dzô.

7 Muitos irmãos e irmãs que trabalham em projetos de construção da organização mostram que confiam em Jeová. No passado, era comum os irmãos planejarem e construírem a maioria dos Salões do Reino e outros prédios da organização. Mas, com o tempo, o número de Testemunhas de Jeová foi aumentando, e a organização precisou fazer alguns ajustes. Os irmãos responsáveis por esses projetos buscaram a orientação de Jeová e experimentaram novos métodos, como por exemplo, comprar prédios já construídos e reformá-los. Robert, um irmão que nos últimos anos trabalhou em muitos projetos de construção em todo o mundo, diz o seguinte: “No começo, não foi fácil aceitar que as coisas iam ser feitas desse jeito. Isso ia ser bem diferente do que a gente já fazia por muitos anos. Mas os irmãos estavam dispostos a se adaptar, e ficou bem claro que Jeová estava abençoando esses ajustes.” O que Robert disse é apenas um exemplo de como Jeová está orientando seu povo para realizar sua vontade. De vez em quando, seria bom todos nós nos perguntar: ‘Será que eu procuro a orientação de Jeová e estou disposto a fazer mudanças para servi-lo da melhor maneira possível?’

JEOVÁ NHIMIPAWAPTOBDZÉ HÃ SANSÃO MA TÔ TSIMA WẼ

8. ꞌRubu wamhã, ĩmorĩꞌrata na e marĩ Sansão ma tô ꞌmanha.

8 Talvez você lembre que Sansão fez muitas coisas incríveis. Por exemplo, sem ter nada nas mãos, ele matou um leão e, mais tarde, matou 30 homens filisteus na cidade de Ascalom. (Juí. 14:5, 6, 19) Sansão sabia que, sem a ajuda de Jeová, ele nunca poderia ter feito essas coisas. Isso ficou claro certa vez quando Sansão ficou com muita sede depois de ter matado mil filisteus. O que ele fez? Em vez de procurar água e tentar resolver o problema sozinho, ele pediu a ajuda de Jeová. — Juí. 15:18.

9. Sansão ĩtsimipawaptobdzéb dzô te te tiwi rowaptẽrẽ wamhã, e marĩ Jeová ma ꞌmanha. (Juízes 15:19)

9 Jeová respondeu ao pedido de ajuda feito por Sansão e criou milagrosamente uma fonte de água. Quando Sansão bebeu aquela água, “suas forças voltaram e ele se reanimou”. (Leia Juízes 15:19.) Parece que essa nascente de água ainda existia anos depois, quando o profeta Samuel escreveu o livro inspirado de Juízes. Talvez, quando os israelitas olhassem para aquela fonte de água, eles lembrariam que, se confiassem em Jeová, ele os ajudaria em qualquer dificuldade.

Sansão recuperou as forças depois de beber a água que Jeová providenciou. Da mesma forma, podemos nos manter espiritualmente fortes se aproveitarmos tudo o que Jeová nos dá. (Veja o parágrafo 10.)

10. E marĩ, wa dza ꞌmanharĩ dzaꞌra ni Jeová te te wapawaptob dzaꞌra da. (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)

10 Nós também precisamos procurar a ajuda de Jeová, não importam que talentos ou habilidades tenhamos ou quantas coisas já realizamos servindo a ele. Nós temos que ser modestos e admitir que só vamos conseguir fazer o que Jeová nos pede se confiarmos nele. Assim como Sansão recuperou as forças quando bebeu a água que Jeová tinha providenciado, nós também podemos manter nossa força espiritual quando aproveitamos tudo o que Jeová nos dá em sentido espiritual. — Mat. 11:28.

11. E niha Aleksey timro me ma tô höiꞌré dzahuré Jeová te te ĩꞌumnhatsi dzahuré na, duré e niha õ norĩ ne hã wa dza ꞌmanharĩ dzaꞌra ni.

11 Veja o exemplo de Aleksey, um dos nossos irmãos na Rússia que está enfrentando intensa perseguição. O que o ajuda a continuar forte, mesmo ao enfrentar situações difíceis? Ele e sua esposa criaram uma boa rotina espiritual. Ele conta: “Tento manter minha programação de estudo pessoal e leitura diária da Bíblia. Toda manhã, eu e minha esposa conversamos sobre o texto diário e oramos a Jeová juntos.” O que podemos aprender com o exemplo de Aleksey? Em vez de confiar em nossa própria força, devemos confiar em Jeová. Como? Tendo uma boa rotina de estudo pessoal e atividades espirituais que vão fortalecer nossa fé. Se fizermos isso, Jeová vai abençoar nossos esforços para servi-lo. Ele fortaleceu Sansão e com certeza vai nos fortalecer.

SANSÃO TE TE TSADZÖRĨ Õ DI

12. (a) E marĩ ĩwatsédé Sansão ma tô tsima pitsutu. (b) E marĩ wa Sansão Dalila me höimanadzé aiwab õ di piꞌõ ĩhöiba amo norĩ dzô ĩwatobrodzé.

12 Sansão era imperfeito, assim como nós. Por isso, ele tomou algumas decisões ruins. Depois de Sansão servir como juiz por um tempo, ele “se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila”. (Juí. 16:4) Isso foi diferente de outras decisões que ele tinha tomado antes. Por exemplo, algum tempo antes, Sansão tinha ficado noivo de uma mulher filisteia. Mas isso era “da parte de Jeová”, e foi uma oportunidade para Sansão lutar contra os filisteus. Em outra ocasião, Sansão ficou na casa de uma prostituta, na cidade filisteia de Gaza. Foi aí que, com a ajuda de Jeová, Sansão arrancou os portões daquela cidade, e ela ficou sem defesa. (Juí. 14:1-4; 16:1-3) Já no caso de Dalila, Sansão estava agindo por conta própria. Provavelmente Dalila era israelita, e o relacionamento entre eles não daria a Sansão uma oportunidade de lutar contra os filisteus. Essa decisão trouxe muitos problemas para ele.

13. E marĩ Dalila ma tô ꞌmanha Sansão ma.

13 Os filisteus pagaram uma grande quantidade de dinheiro para Dalila enganar Sansão, e ele estava tão apaixonado por ela que nem conseguiu perceber o que ela queria fazer. Dalila ficou insistindo para que Sansão contasse o segredo de ele ser tão forte. Por fim, ele acabou contando tudo para ela. Infelizmente, foi o próprio Sansão que se colocou nessa situação difícil. O erro dele fez com que ele perdesse temporariamente sua força e a aprovação de Jeová. — Juí. 16:16-20.

14. E marĩ ma watobro Sansão dzô te te umnhatsi wa Dalila.

14 Sansão pagou um preço muito alto por ter confiado em Dalila, e não em Jeová. Os filisteus capturaram e cegaram Sansão e depois o prenderam em Gaza. Um tempo antes, ele tinha humilhado os habitantes dessa cidade. Mas agora, era ele que estava sendo humilhado como um escravo moedor de grãos. E Sansão foi humilhado ainda mais quando os filisteus o levaram para uma festividade que realizaram para o deus Dagom. Eles achavam que, graças a esse deus falso, tinham capturado Sansão. Os filisteus quiseram fazer piada com aquela situação e chamaram Sansão da prisão “para diverti-los”. — Juí. 16:21-25.

Jeová fortaleceu Sansão para executar Seu julgamento contra os filisteus (Veja o parágrafo 15.)

15. E niha Sansão ma tô umnhatsi apö Jeová. (Juízes 16:28-30) (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)

15 Sansão cometeu um erro muito sério, mas ele não desistiu de continuar servindo a Jeová. Ele procurou uma oportunidade para fazer o que Jeová queria, ou seja, lutar contra os filisteus. (Leia Juízes 16:28-30.) Sansão implorou a Jeová: “Deixa que eu me vingue dos filisteus.” Jeová respondeu ao pedido de Sansão e, mais uma vez, deu a ele uma força fora do comum. Com isso, Sansão conseguiu matar mais filisteus nessa ocasião do que em toda a sua vida.

16. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni Sansão höimanadzém na te te ãma upa parimhã.

16 É verdade que Sansão teve que enfrentar as consequências dos seus erros, mas ele continuou fazendo a vontade de Jeová. O mesmo acontece com a gente. Se cometermos um erro e precisarmos de certa disciplina ou perdermos um privilégio, não devemos desistir de servir a Jeová. Lembre-se: Jeová nunca desiste de nós. (Sal. 103:8-10) Apesar dos nossos erros, podemos continuar sendo úteis para Jeová, assim como Sansão foi.

Sansão deve ter se sentido triste depois de errar, mas ele não desistiu de servir a Jeová — e nós também não devemos desistir (Veja os parágrafos 17 e 18.)

17-18. E marĩ ma tô ĩwaihu Michael tsitsanhodzém na. (ꞌMadöꞌö dapodo duré.)

17 Veja o que aconteceu com um jovem irmão chamado Michael. Ele estava ocupado com as coisas na congregação, servindo como servo ministerial e pioneiro regular. Mas, infelizmente, ele cometeu um erro e acabou perdendo seus privilégios. Ele conta: “As coisas estavam indo muito bem e eu tinha muito para fazer no serviço a Jeová, mas de repente parecia que eu não podia fazer mais nada. Eu sabia que Jeová nunca me abandonaria. Mas eu ficava pensando se ainda conseguiria ter a mesma amizade com Jeová ou se ainda conseguiria servi-lo na congregação e fazer tantas coisas quanto eu fazia antes.”

18 Felizmente, Michael não desistiu. Com o tempo, ele recuperou seus privilégios na congregação e hoje serve como ancião e pioneiro regular. Ele explica: “Eu me concentrei em recuperar minha amizade com Jeová; eu sempre abria meu coração em oração, estudava e meditava. O apoio e encorajamento que eu recebi, principalmente dos anciãos, me ajudou a perceber que Jeová ainda me amava. Agora eu posso servir novamente na congregação com uma consciência limpa. Isso me ensinou que Jeová sempre vai perdoar qualquer um que estiver realmente arrependido.” Que lição aprendemos? Nós também podemos ter certeza de que Jeová pode nos usar e vai nos abençoar sempre que nos esforçarmos em consertar nossos erros e continuarmos a confiar nele. — Sal. 86:5; Pro. 28:13.

19. E niha Sansão tsitsanhodzé ma tô atsiptete.

19 Neste estudo, relembramos alguns acontecimentos emocionantes na vida de Sansão. Ele não era perfeito, mesmo assim ele não desistiu. Sansão continuou se esforçando em servir a Jeová, mesmo depois de ter cometido um erro envolvendo Dalila. E Jeová não desistiu dele. Ele voltou a usar Sansão de uma maneira impressionante. Para Jeová, Sansão foi um homem de muita fé, por isso ele está na lista de pessoas fiéis que encontramos em Hebreus capítulo 11. É muito animador saber que servimos a um Pai tão amoroso que quer nos fortalecer, principalmente quando nos sentimos fracos! Então, assim como Sansão, vamos implorar a Jeová: “Por favor, lembra-te de mim e fortalece-me.” — Juí. 16:28.

DANHOꞌRE 7

a Sansão é um personagem conhecido por muitas pessoas, mesmo as que não sabem muito sobre a Bíblia. A história dele já foi contada em peças de teatro, músicas e filmes. Mas a vida dele não é apenas uma história interessante. Nós podemos aprender muito com esse homem de grande fé.